Feirinha de Natal e Concurso de Doçaria Natalícia em Pavia

Nos dois fins de semana que antecedem o Natal, Pavia vai ter atividades ligadas a esta quadra festiva do ano.

Assim, nos próximos dias 10 e 11 (sábado e domingo) e de novo em 17 e 18 de dezembro (igualmente sábado e domingo) esta localidade do concelho de Mora apresenta uma Feirinha de Natal e um Concurso de Doçaria Natalícia.

A organização é do Grupo Musical Paviense e estes dois eventos realizam-se no salão da coletividade.

Mercado Municipal de Montemor festeja o Natal

O Natal, em 2022, tem muitas propostas no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, onde pode encontrar ideias para um presente ideal. Ao longo deste mês, o Mercado Municipal está aberto entre as 7 e as 13 horas.

Chegámos à fantástica época natalícia e todos os motivos são bons para ir ao Mercado. Ali pode encontrar produtos locais, como as mais frescas verduras e frutas, ervas aromáticas, queijos, enchidos, doces e bebidas; mas também há lojas, bancas de artesanato e gastronomia.

Se for ao Mercado Municipal de Montemor, pode comprar presentes originais e artesanais e, a partir de dia 10, pode visitar a exposição “Centros de Mesa com Bolota”, que certamente todos irão adorar.

Banda Sinfónica da GNR esta noite no Curvo Semedo

O concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR), dirigida pelo maestro tenente-coronel João Afonso Cerqueira, realiza-se hoje, sexta-feira, 9 de dezembro, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Numa organização da Guarda Nacional Republicana, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, este concerto está inserido nas comemorações do Dia do Comando Territorial de Évora.

Este será o último concerto do maestro João Afonso Cerqueira à frente da prestigiada Banda Sinfónica da GNR.

O elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica da GNR, assim como o seu amplo e valioso arquivo, são alguns dos ingredientes que nos permitem esperar um concerto memorável.

Sessão de Taças Tibetanas na Biblioteca de Montemor

“Boas Vibrações na Biblioteca – Sessões de Taças Tibetanas em Grupo”, por Ana Rita Palmiro, é a proposta marcada para as 18 horas desta sexta-feira, 9 de dezembro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Os interessados podem fazer as suas inscrições na Biblioteca Municipal Almeida Faria, pelo telefone 266 898 105, ou e-mail biblioteca@cm-montemornovo.pt .

A organização é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

 

Oficina de Produção apresenta e divulga trabalho em Montemor

A apresentação e divulgação da Oficina de Produção vão ser feitas na próxima sexta-feira, 9 de dezembro.

Este trabalho é feito em conjunto pela Escola Básica 2,3 de São João de Deus e Escola Secundária de Montemor-o-Novo, tendo o seu início marcado para as 10 horas.

A organização conjunta é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Centro da Juventude e Agrupamento das Escolas de Montemor-o-Novo.

Programa Bilha Solidária: apoio de dez euros na botija de gás

Os preços da energia têm vindo a ser uma grande dor de cabeça para grande parte das famílias portuguesas, sendo que desde o mês passado que os revendedores de gás engarrafado passaram a poder fixar livremente os preços de venda ao público.

Para mitigar este aumento da fatura energética, o Governo lançou novamente, em outubro, o Programa Bilha Solidária, que prevê um apoio de dez euros por garrafa, por mês, às famílias mais carenciadas.

Na edição desta semana da rubrica da DECO, a jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa, explica quem são os beneficiários deste programa e de que forma podem solicitar este apoio.

O apoio do Programa Bilha Solidária destina-se aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou de uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.

Os consumidores têm direito a um apoio de dez euros por garrafa de GPL, por mês e por beneficiário. Para obter este apoio, os beneficiários devem questionar as Juntas ou União de Juntas de Freguesias para saber todas as condições.

O apoio do Programa Bilha Solidária não é automático, sendo que o valor de dez euros, por garrafa, é pago em dinheiro perante a apresentação de alguns documentos.

Os beneficiários da tarifa social de energia devem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência e apresentar os seguintes documentos: fatura da eletricidade que comprove ser beneficiário da tarifa social; recibo onde conste o NIF do titular do contrato de eletricidade, beneficiário da tarifa social, com data de setembro, outubro, novembro ou dezembro de 2022, e que comprove a aquisição da garrafa de GPL; cartão do cidadão ou passaporte do titular do contrato de eletricidade.

No caso de ser beneficiário das prestações sociais referidas terá de apresentar um documento comprovativo do recebimento da prestação social em causa com referência ao mês anterior ou ao mês do apoio; o recibo da compra da garrafa de gás e os documentos de identificação do titular da prestação social mínima.

A rubrica da DECO desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Concerto de Natal da Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela este sábado

Foto arquivo

O Concerto de Natal da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela tem lugar amanhã, sábado, 10 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, revela que este “é um concerto já tradicional, por parte de Banda, de forma a assinalar o Natal e desejar as boas festas a todos, através da música”.

O concerto de Natal, promovido pela Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, tem início marcado, amanhã, para as 18 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Quatro detenções da GNR em dois dias, uma em Montemor

Onze acidentes de viação, dos quais quatro colisões, seis despistes e o atropelamento de javali foram registados nos últimos dois dias, 7 e 8 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR). Destes acidentes, resultaram danos materiais.

Em Vila Viçosa, registou-se um incêndio num contentor de recolha de lixo urbano.

A GNR efetuou quatro detenções em flagrante delito, sendo duas por condução de veículo sob o efeito do álcool, nos concelhos de Évora e Vila Viçosa e, outras duas pelo crime de resistência e coação contra funcionário nos concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 16 ocorrências, sendo oito crimes contra o património, dois contra as pessoas, três crimes contra a vida a sociedade, dois contra o Estado e um contra animal de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 62 infrações à legislação rodoviária e três à legislação ambiental.

Árvore de Natal em Foros de Vale Figueira ganha vida este fim de semana

Foto ilustrativa

A árvore de Natal em Foros de Vale Figueira ganha vida este fim de semana, junto ao Campo de Futebol da freguesia.

O presidente da junta, Hélder Linguiça, revela que esta “é uma iniciativa com vários anos, que começou com a Comissão de Festas, e conta também com o envolvimento da população, para pôr de pé a nossa árvore de Natal, e haverá um lanche, a meio da manhã, para as pessoas que marquem presença”.

Hélder Linguiça explica que, em anos anteriores “esta árvore era feita de material reciclado, mas devido à falta deste, este ano não será assim”, no entanto acrescenta que este “é um momento no qual a população tem um grande envolvimento e do qual as pessoas muito gostam”.

Árvore de Natal em Foros de Vale de Figueira que ganha vida este fim de semana, junto ao Campo de Futebol da Freguesia.

Concelho de Évora é mais afetado do distrito com inundações

O concelho de Évora é o mais afetado do distrito, nesta sexta-feira, 9 de dezembro, no que a ocorrências, devido às chuvas fortes que se fizeram sentir, diz respeito.

Segundo o CDOS de Évora, as ocorrências dizem sobretudo respeito a inundações, em habitações e comércio. No concelho de Montemor-o-Novo, foram registadas duas ocorrências.