Viana do Alentejo presente em fórum ibérico sobre turismo

O Município de Viana do Alentejo marcou presença no I Foro Ibérico de Sostenibilidad y Digitalización de Empresas Turísticas y Destinos de Interior que decorreu no passado dia 1 de dezembro, no Palacio de Congressos y Exposiciones de Plasencia, em Espanha.

A iniciativa contou com a presença do chefe de gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Luciano, um dos oradores do primeiro painel, subordinado ao tema “Destinos Turísticos Digitales Inteligentes Ibéricos”.

O fórum teve como finalidade promover a modernização e profissionalização do setor do turismo e das suas infraestruturas, para além de estimular e melhorar a competitividade da oferta turística.

A iniciativa, organizada pela Dirección General de Turismo de la Junta de Extremadura, revelou-se uma oportunidade para todos os agentes envolvidos refletirem sobre os desafios digitais e a sustentabilidade, bem como definir estratégias para modernizar a oferta turística.

Misericórdia de Campo Maior lança livro através do projeto “Vidas Ligadas”

O livro de “Receitas da Avó Beatriz” surge no âmbito do projeto “Vidas Ligadas”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, financiado pelo BPI e a Fundação La Caixa.

Trata-se de um pequeno caderno, com muitas das receitas que deliciaram, durante largos anos, as gentes de Campo Maior.

Segundo Rosália Guerra, uma das responsáveis por este projeto, “Vidas Ligadas”, que decorreu durante um ano, tinha como objetivo “recuperar sonhos perdidos” de pessoas em final de vida ou com doenças avançadas, como o foi caso de Beatriz. “Nós conseguimos concretizar o sonho da dona Beatriz, que tinha sido cozinheira e pasteleira, durante a sua vida, e que sempre se orgulhou muito da sua profissão, mas, no entanto, nunca tinha partilhado as suas receitas. Este sonho estava guardado no seu coração”, conta Rosália Guerra.

Beatriz faleceu entretanto, não tendo conseguido “acompanhar o processo de divulgação do seu livro de receitas”, junto da comunidade, dos seus amigos e da sua família. Ainda assim, a Santa Casa da Misericórdia questionou a família de Beatriz se seria um desejo fazê-lo, em sua homenagem. “Apesar da dona Beatriz não estar fisicamente entre nós, foi uma vontade expressa pela família que este livro fosse partilhado com a comunidade”, garante a responsável.

Para além de receitas de muitos doces e bolos, que fizeram parte das mesas de muitos casamentos, neste livro há ainda várias de receitas da chamada comida de conforto. Todos os interessados, revela Rosália Guerra, poderão adquirir este livro.

A intenção da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, diz ainda Rosália Guerra, é que o projeto “Vidas Ligadas” possa ter continuidade. “Este projeto foi muito importante, particularmente para as vidas das pessoas que estão a viver processos de doença avançada ou em situações fim de vida e sem dúvida que este projeto foi marcante”, assegura. “Conseguimos que, na fase final de algumas vidas, se recuperassem sonhos, relações e encontros. No fundo, conseguimos voltar a preencher agendas que estavam vazias e conseguimos repreencher agendas de vida, que todos temos de concretizar, para sermos felizes”, acrescenta. “Vidas Ligadas” encontra-se, neste momento, em fase de avaliação, pelas entidades financiadoras.

Jardim Público de Montemor já está com espírito natalício

Nos últimos dias, o Jardim Público de Montemor-o-Novo entrou no espírito natalício. Para além de acolher algumas iniciativas do Mor Natal, o Jardim Público encontra-se totalmente imerso pela magia da época, e não há quem discorde que assim tem outro encanto.

Neste ano de 2022, parte do espaço está transformado numa Aldeia Iluminada, com uma árvore de luzes a brilhar por cima da mesma. Ao centro do coreto encontra-se um magnífico presépio. Neste lindíssimo presépio, as esculturas de verga foram feitas por Allena Svoboda e as figuras pela equipa de decoração Mor Natal do Município de Montemor-o-Novo, num trabalho colaborativo entre serviços.

Camião perde carga de garrafas de cerveja entre Pavia e Mora

Um veículo pesado de mercadorias perdeu a carga que transportava, neste caso, uma grande quantidade de garrafas de cerveja, junto à antiga passagem de nível, na EN 251, entre Pavia e Mora.

Segundo fonte da GNR, desde o início da manhã desta terça-feira, 6 de dezembro, que o trânsito circula, nessa zona, de forma de alternada, para que se possa proceder à limpeza da via.

Desta ocorrência, para a qual foram mobilizados oito militares da GNR de Mora e de Arraiolos, não há feridos a registar.

Flora intestinal no programa De Boa Saúde desta semana

O revestimento interno do intestino humano contém milhões de microrganismos que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Tal como a impressão digital, também o conjunto de micróbios que habitam no intestino, a que se dá o nome de microbiota intestinal ou flora intestinal, é único em pessoa e desempenha funções tão importantes no organismo que há até especialistas que o consideram um “órgão”.

O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, que “a flora intestinal faz com que o intestino esteja protegido contra elementos infecciosos”.

A flora intestinal é um conjunto de bactérias que vive e se desenvolve no intestino, assumindo-se como microrganismos bons para o corpo, pois evoluíram ao longo de milhares de anos para criar uma relação benéfica com o intestino.

A flora intestinal é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Eucaristia esta quinta-feira na Igreja da Senhora da Conceição em Montemor

A solenidade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal e da Arquidiocese de Évora celebra-se amanhã, quinta-feira, 8 de dezembro.

Em Montemor-o-Novo na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi restaurada e reaberta ao culto há 20 anos, a data é celebrada com Eucaristia amanhã, às 15 horas.

A novena preparatória decorre até amanhã, dia 7 de dezembro, na Igreja Matriz, com recitação do terço às 18 horas e Eucaristia às 18.30 horas.

GNR de Évora detém duas pessoas em Estremoz por caça ilegal

Seis acidentes de viação, dos quais três colisões e três despistes foram registados ontem, segunda-feira, 5 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram danos materiais.

Ainda ontem foram efetuadas três detenções, sendo duas em Estremoz por caça ilegal e outra no concelho de Vila Viçosa, pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo dois crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois crimes contra a vida a sociedade e uma contra animais de companhia e três previstos em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 35 infrações à legislação rodoviária, duas à legislação policial e uma à legislação ambiental.

UF da Vila, Bispo e Silveiras adere ao programa “Bilha Solidária”

A União de Freguesias (UF) de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras aderiu ao programa Bilha Solidária, que tem como objetivo atribuir uma comparticipação de dez euros por botija de gás, por mês, aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica e de prestações sociais mínimas.

António Danado, presidente desta união de freguesias, revela que “todos os fregueses, portadores de pensões sociais ou tarifa social de energia, ou que cumpram os restantes requisitos, podem candidatar-se, nas juntas de freguesia, fazer a sua candidatura que será remetida para a Associação nacional de freguesias, para recebermos o dinheiro e, posteriormente pagar às pessoas”.

A União de freguesias é apenas “mediadora do dinheiro para que os fregueses o recebam, atempadamente este dinheiro, sendo esta uma oportunidade para que as pessoas tenham este apoio”.

António Danado explica que este apoio é apenas válido até dia 31 deste mês e revela que as pessoas devem entregar as faturas que estão em nome do titular da pensão social ou tarifa social de energia, para que possamos remeter às entidades competentes”.

União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras que aderiu ao programa “bilha solidária”, pelo que os fregueses, que cumprem os requisitos, podem solicitar o apoio nas juntas de freguesia.

GNR de Évora detém três condutores com álcool em 7 dias

Três pessoas foram detidas, em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), entre 28 de novembro e 4 de dezembro, por condução sob o efeito do álcool.

Ao nível de fiscalização de trânsito, a GNR, no mesmo período detetou 322 infrações, das quais 28 por excesso de velocidade; 18 por falta de inspeção periódica obrigatória; 14 relacionadas com pneumáticos; 13 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 13 relacionadas com tacógrafos; seis por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; quatro por falta de seguro de responsabilidade civil; quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; e outras quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Foram registados 31 acidentes de viação dos quais resultaram seis feridos leves.

A GNR de Évora levantou ainda 22 autos de contraordenação, dos quais 14 no âmbito da legislação ambiental e  oito no âmbito da legislação policial.