Workshop de bijuteria em impressão 3D em dezembro no Centro Juvenil

No mês de dezembro, ainda sem que as datas tivessem sido divulgadas, vai decorrer um workshop de Bijuteria em Impressão 3D (em três dimensões), no Fab Lab do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo. De acordo com divulgação já adiantada, este workshop vai desenrolar-se entre as 10 e as 18 horas.

Assim, sugere-se que os interessados possam “aprende como criar as melhores prendas de Natal, como anéis, brincos e outras bijuterias”, com recurso à impressão 3D de objetos.

Os interessados, se tiveram mais de 14 anos, podem inscrever-se em  juventude@cm-montemornovo.pt, até ao limite de dez jovens.

 

Mor Natal com sábado cheio de atividades na cidade

Foto arquivo

A iniciativa Mor Natal, que decorre em Montemor-o-Novo conta este sábado, 3 de dezembro, com um vasto leque de atividades.

Entre as 9 e as 12.30 horas há Feira 46, com Make Noise, no mercado municipal, já entre as  e as 12.30 horas e as 14.30 e as 16.30 horas o Pai Natal estará em vários locais e no jardim municipal.

Também uma feirinha de Natal decorre no jardim público, entre as 10 e as 12.30 horas e as 14 e as 18 horas.

Também a Feira do Livro usado decorre na biblioteca Municipal Almeida Faria e entre as 10 e as 11.30 horas há uma arruada com “Puxa Fole”, no mercado municipal, na Rua de Aviz e Jardim Público.

Entre as 10.30 e as 12.30 horas a AFABE promove pinturas faciais e haverá oficina de biscoitinhos de cerâmica, promovido pelas Oficinas do Convento, no Jardim Público, que decorre também entre as 14.30 e as 18 horas.

A animação prossegue com Animatheias e Mascotes de Natal, no mercado municipal, entre as 10.30 e as 12.30 horas. Pelas 12 horas há um mini concerto de Natal, promovido pela AFABE, no Jardim Público e também entre as 14.30 e as 15.30 horas e as 17 e 18 horas, na Rua de Aviz.

Carlos Marques promove uma sessão de contos, no Jardim público às 15.30 horas e Às 17 horas a Trimagisto promove um Sunset Music, no mesmo local.

UÉ dá conhecer Tecnologias desenvolvidas nos Laboratórios e Unidades de Investigação

O Programa para a Valorização, Inovação e Transferência de Tecnologia no Alentejo (PROVITA), promovido pela Universidade de Évora, organiza o seminário “Da investigação à produção – a ação da Universidade de Évora”, a realizar na terça-feira, 6 de dezembro, pelas 9.30 horas, na sala 124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, que dará a conhecer tecnologias desenvolvidas nos seus Laboratórios e Unidades de Investigação e promover a reflexão sobre a relação entre a investigação e a produção/indústria.

O evento vai contar com a participação da Reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, estando a apresentação do projeto e projeção de vídeo promocional a cargo de Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, da UÉ.

Durante a sessão vão ser apresentadas tecnologias em 3 painéis, com o primeiro a iniciar pela 10h dando a conhecer-se o BioProTomate pela Prof.ª Isabel de Brito; MonAqua, pelo Prof. Miguel Potes; SensePredict, pela Investigadora Elsa Lamy; Fitodiagnosis, pela Prof.ª Rosário Félix. O segundo painel apresentará o MIAPe através do Prof. César Fonseca; Produção in vitro de plantas, pelo Prof. Augusto Peixe; Vacina para plantas, pela Prof.ª Rosário Félix; REMINETOOL, pelo Prof.ª Rita Fonseca; GA-APAA, pelo Prof. Bento Caldeira. Por último, decorrerá o terceiro painel dando a conhecer o NemaLab, pelas Investigadoras Cláudia Vicente e Margarida Espada; PISTA, pelo Prof. Jaime Serra; LITHOS, pela Investigadora Vera Pires Ribeiro e o ELETERA, através do Investigador Luís Fialho.

A importância da inovação no desenvolvimento económico vai ser alvo de análise pelo Eng. Nuno Marques (Portalimpex) e pelo Dr. Pedro Pereira (Byar), num fórum de discussão moderado pelo Dr. Tiago Santos (Sines Tecnopolo).

Espetáculo “As árvores não têm pernas para andar” este sábado na Oficina Magina

O espetáculo infantil “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama, é apresentado amanhã, sábado, 3 de dezembro, na Oficina Magina, do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo.

Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo revela que “Joana Gama é uma referência no piano, em Portugal, e é também música, compositora, intérprete e com muita vontade de comunicar, que neste espetáculo, dedicado a toda a família, toca num pequeno piano, diversas sonoridades”.

A ideia é “demonstrar a diferença entre várias árvores em vários locais do planeta, mas que nunca saem do mesmo sítio, onde Joana Gama coloca diversas questões especulativas, com metáforas e que levam para outro tipo de histórias, muito interessantes, principalmente para as crianças onde são levantadas também questões ecológicas”.

A entrada no espetáculo é gratuita e os bilhetes podem ser adquiridos na BOL do município. Rui Horta apela às pessoas que caso não possam ir, que entreguem os bilhetes no Espaço do Tempo ou liguem a informar que não vão, uma vez que os lugares são limitados.

O espetáculo, para maiores de três anos têm início marcado para as 16 horas.

Os interessados podem fazer reserva via SMS, para o número de telefone 913 699 891.

DECO: que destino a dar aos eletrodomésticos antigos?

Assinalou-se, recentemente, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (entre 19 e 27 de novembro), sendo que a DECO tem vindo a debruçar-se sobre o tema, chamando a atenção dos consumidores, para serem mais responsáveis, fazendo um tratamento adequado dos seus resíduos.

Muitos consumidores não sabem o que fazer aos equipamentos elétricos ou eletrónicos, já sem utilidade, acabando por depositá-los no lixo comum, começa por explicar a jurista na delegação do Alentejo da DECO, Ana Sofia Rosa. Uma vez que estes equipamentos contêm substâncias tóxicas e nocivas para o ambiente, “como por exemplo mercúrio, chumbo e arsénio, devem ser depositados ou entregues em lugares seguros para um processo correto de reciclagem”.

Se o consumidor pretender substituir esse equipamento por outro com as mesmas funções, “a loja onde irá efetuar a compra é obrigada por lei a recolher o equipamento antigo, sem qualquer custo adicional”, garante a jurista. Contudo, o consumidor deve informar da sua intenção à loja. “Caso este direito seja negado, faça reclamação no livro de reclamações”, recomenda Ana Sofia Rosa.

Se, por outro lado, o consumidor não quiser proceder à aquisição de um novo equipamento, “pode recorrer aos Pontos Eletrão, se se tratar de pequenos artigos, como o caso de um telemóvel”. Já se em causa estiver a reciclagem de grandes eletrodomésticos, deve-se contactar a Câmara Municipal ou a entidade responsável pela recolha de resíduos, e verificar qual será a melhor forma para proceder à entrega desses equipamentos eletrónicos.

A rubrica da DECO desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

 

Viana do Alentejo distinguido “Município Amigo do Desporto pelo sétimo ano

O Município de Viana do Alentejo recebeu mais um galardão “Município Amigo do Desporto 2022”, numa cerimónia que decorreu no passado dia 19 de novembro, na Central das Artes, em Porto de Mós, e que contou com a presença do técnico superior de Desporto, Pedro Amaro.

Esta distinção, que o Município recebe desde 2016, da responsabilidade da Cidade Social e da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), tem como objetivo o reconhecimento público de boas práticas na gestão desportiva no concelho ao longo do ano.

De salientar que o Município de Viana integra a lista dos primeiros 27 municípios que, em 2016, receberam este galardão.

Recorde-se que o Programa “Município Amigo do Desporto” instituído pela APOGESD e pela plataforma Cidade Social com vista a distinguir os municípios que desenvolvem uma política efetiva de apoio ao desporto. Para a análise desta distinção estão alguns parâmetros, nomeadamente organização desportiva, eventos, equipamentos/instalações, desporto solidário e parcerias, entre outros.

Na cerimónia, o Município de Viana recebeu, também, o galardão de Autarquia Solidária 2021/2022, no âmbito do trabalho desenvolvido na área social.

Trânsito condicionado na Rua de Aviz devido a obras no pavimento

Devido a trabalhos de reparação e substituição de lajetas danificadas no pavimento, é necessário o corte a alteração na circulação de trânsito, na Rua de Aviz, informa o município de Montemor.

Os trabalhos vão decorrer nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, entre segunda e quarta-feira, na Rua do Calvário, Rua das Escadinhas e Rua de Aviz.

GNR de Évora regista dez acidentes de viação em dois dias

Dez acidentes de viação, dos quais seis colisões e três despistes e um atropelamento foram registados entre quarta e quinta-feira, dias 30 de novembro e 1 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram dois feridos leves e danos materiais.

A GNR efetuou ainda uma detenção fora de flagrante delito, através de mandado de detenção e condução para assegurar presença em ato processual, no âmbito de violência doméstica.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 12 ocorrências, sendo três crimes contra as pessoas e nove contra o património.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 106 infrações à legislação rodoviária e duas à legislação policial.

Marco Santos atua esta sexta-feira no Cineteatro Curvo Semedo

O ciclo de Outono, depois dos espetáculos do mês passado regressa este mês de dezembro ao Cineteatro Curvo Semedo. Hoje, sexta-feira, 2 de novembro, tem lugar a atuação de Marco Santos, onde irá apresentar o seu álbum “Evocations”.

Para o vice presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, Marco Santos “é um músico de excelência, um percussionista extraordinário e pianista, por isso vale a pena olhar para o universo musical deste artista, que irá, seguramente, proporcionar uma noite surpreendente”

O espetáculo demarco Santos está marcado para as 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Montemor acolheu o encontro “Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível”

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC), com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da CIMAC, realizou no passado dia 24 de novembro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, o Encontro “Cooperação Territorial: Tornar Visível o Invisível”, que reuniu cerca de 70 participantes.

Olímpio Galvão, presidente do Município de Montemor-o-Novo, Sandra Dias, Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, e Luís Dias, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, fizeram a abertura do encontro deixando aos presentes o desafio de pensarem em ideias que promovam a dinamização das bibliotecas tornando-as mais atrativas para os munícipes.

Durante a manhã, o Painel 1 – Cooperação Territorial e Bibliotecas, o caso RIBAC, contou com a moderação de Sandra Dias, Diretora de Serviços de Bibliotecas da DGLAB, e a intervenção de Elsa Janeiro e Patrícia Tira-Picos, ambas integrantes do Núcleo Coordenador da RIBAC e teve como grande objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho desde 2017. Este painel culminou com a apresentação do agregador de catálogos das Bibliotecas da RIBAC (https://ribac.cimac.pt/) e com a certeza que, os 5 anos de trabalho árduo em Rede, plantou sementes em todas as bibliotecas que a integram, alimentando a perspetiva de criação de novas parcerias com serviços municipais e entidades locais.

O Painel 2 – Bibliotecas: Parceiros Estratégicos para o Desenvolvimento, foi moderado pelo Secretário Intermunicipal da CIMAC, Pedro Barbas, e contou com a apresentação dos seguintes projetos:

“Histórias que se Cruzam nas Freguesias” – Parceria entre a Biblioteca Municipal de Estremoz e o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Estremoz), dirigido a maiores de 65 anos, não institucionalizados.

“Histórias Contadas, Vidas Partilhadas” – Integrado no Projeto Viver Sénior do Município de Arraiolos, visa promover o Livro e a Leitura junto do público sénior, através de sessões na Biblioteca Municipal e nas diferentes freguesias do concelho. Tem como grandes objetivos promover o envelhecimento ativo e a partilha de saberes.

“Literacia Emocional” – Parceria entre a Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo e o Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, visa promover projetos de literacia Emocional junto das crianças do ensino Pré-escolar e do 1.º Ciclo, com o objetivo de disseminar o desenvolvimento emocional, a aquisição de valores morais, o respeito pelo próximo e o gosto pelo livro e pela leitura.

“Montemor-o-Novo, Concelho Amigo das Abelhas” – Projeto educativo que surgiu da parceria entre os diferentes serviços municipais, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a MontemorMel – Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo, e teve como principal objetivo conhecer a importância das abelhas e porque precisamos delas. Para concretização dos objetivos, foram selecionadas várias atividades, estruturadas e adequadas ao público-alvo, pensadas para serem dinâmicas, atrativas e enriquecedoras, numa lógica de aprender a brincar.

No período da tarde, decorreram 3 Focus Group sobre temas desafiantes para o Alentejo Central, mas que podem traduzir-se em excelentes oportunidades de trabalho para as Bibliotecas:

Tema 1: o futuro papel das Bibliotecas na Promoção do Envelhecimento Ativo, dinamizado por Carmen Garcia, Enfermeira, Blogger e Escritora;

Tema 2: o futuro papel das Bibliotecas no Combate ao Isolamento Social, dinamizado por Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo;

Tema 3: o futuro papel das Bibliotecas na Promoção do Sucesso Escolar, dinamizado por Alexandra de Jesus, Professora.

No final do Encontro, todos os presentes foram desafiados por Henrique Lopes, vice-presidente do Município de Montemor-o-Novo a pensar nas ideias e conclusões que surgiram no encontro e, juntos, procurarem trabalhar mais e melhor em prol das comunidades que servem.

Clientes da Comunidade João Cidade integram mostra fotográfica a inaugurar sábado

Foto: Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se amanhã, 3 de dezembro. Para não deixar a data passar em claro, a Comunidade Sócio Terapêutica Casa João Cidade inaugura, amanhã, uma mostra fotográfica, no edifício do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta exposição, como revela João Aleixo, diretor técnico do Centro de Atividades da Casa João Cidade, “apresenta, à comunidade, um dos trabalhos realizados, ao longo ano com os nossos clientes da resposta de Centro de Atividades e é para nós muito importante porque é o assinalar deste Dia e é muita mostra do nosso trabalho”.

Este projeto, de fotografia, contou com fotógrafos voluntários da comunidade, assim como o apoio de uma maquilhadora voluntária, de cabeleireiros que se voluntariaram, lojas que cederam roupas e adereços e locais em Montemor, que cederam os seus espaços.

São 12 as fotografias que constam desta exposição e que integram também “o segundo projeto associado a este primeiro que é o calendário de 2023 que começa a ser vendido amanhã”.

João Aleixo adianta ainda que estas fotografias partem, “por um lado, das escolhas feitas junto dos nossos clientes, baseadas nas propostas dos fotógrafos profissionais, que encontraram temas, personagens e locais, que cada cliente vestiu”.

O facto de, este projeto contemplar, para além da exposição, também um calendário para 2023 implicou que, acrescenta João Aleixo, “muitas das fotografias estivessem relacionadas com a temática de cada mês do ano e com as atividades que, no Centro de Atividades, desenvolvemos em cada período do ano”.

João Aleixo convida a população a visitar esta exposição que, “é um trabalho final fantástico, tem um grande valor artístico e é muito motivador para os nossos clientes ter este espaço de visita sempre com pessoas”.

Comunidade Sócio Terapêutica Casa João Cidade que inaugura amanhã, às 15 horas, uma mostra fotográfica no edifício do Arquivo Municipal de Montemor, onde estará patente até dia 30 de dezembro, e pode ser visitada das 10 às 12.30 horas e das 14.30 às 17 horas.