Mostra de Doçaria de Alcáçovas promete adoçar a boca aos visitantes

A 21ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas arranca sexta-feira, 25 de novembro, nesta vila do concelho de Viana do Alentejo, onde decorre até domingo, numa organização do município de Viana do Alentejo e da junta de freguesia de Alcáçovas.

Este será um fim de semana recheado de doçaria conventual e palaciana onde o Bolo Conde Alcáçovas e o Bolo Real são os reis do certame, e onde 20 doceiros e doceiras de vários pontos do país vão marcar presença.

O certame que já se afirmou como um dos principais eventos do calendário de inverno da região Alentejo, para além de proporcionar ao visitante a oportunidade de saborear um sem fim de doces de fazer crescer água na boca, apresenta ainda o 9º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, com o objetivo de sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, com prémios para os melhores doces a concurso.

Esta 21ª edição do certame vai ter também sessões de showcooking com a presença de uma doceira do concelho, Margarida Ilhéu, e do Chef Celestino Grave. Os mais novos também não foram esquecidos e vão poder confecionar no Espaço Criança, Brigadeiros Coloridos e decorar aventais.

Para além dos doces, as estrelas do certame, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo preparou um programa cultural recheado de atividades, com destaque para o humor de Jorge Serafim e o espetáculo com Os Vocalistas, na sexta-feira, a Noite de Fados e a homenagem ao Cante Alentejo, no sábado, numa altura em que celebra 8 anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade, e que sobem ao palco, sete grupos corais do concelho.

De salientar ainda a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense e do Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T, o After Hours, a dança oriental e fusão, o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria promovido pela Associação Tauromáquica Alcaçovense e a “Doce Caminhada” organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

A Mostra de Doçaria de Alcáçovas que decorre no Parque de Exposições, na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitada no dia 25, a partir das 19 horas, dia 26, a partir das 14 horas, e no dia 27, a partir das 10 horas, encerrando na sexta e no sábado, à meia-noite, e no domingo às 20 horas.

Razões não faltam para visitar a Mostra de Doçaria e o concelho de Viana do Alentejo que, para além da doçaria, tem ainda para oferecer a gastronomia, o património material e imaterial e o artesanato.

Crianças de Campo Maior já aprendem a fazer flores de papel

Com o objetivo de garantir, no futuro, a continuidade das Festas do Povo, a Câmara de Campo Maior está a desenvolver, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, uma Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta.

A responsabilidade com a elevação das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade é agora “imensa” para os campomaiorenses, lembra a vereadora São Silveirinha, assegurando que esta é uma iniciativa “bastante importante para se incutir o gosto e o conhecimento” nas crianças da arte de trabalhar o papel e de o transformar em flores, bem como de tocar e decorar pandeiretas.

“Arrancamos com a Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta no início deste mês, já está de vento em popa e os alunos estão a aderir e a gostar bastante, e os professores também”, diz ainda São Silveirinha.

A iniciativa, que é levada a cabo por técnicas do Município de Campo Maior e pelos professores do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, abrange os alunos do pré-escolar ao 6.º ano de escolaridade.

InnovPlantProtect testa inteligência artificial para lutar contra a doença da tinta

O InnovPlantProtect, em Elvas, tem vindo a desenvolver várias ferramentas digitais com o objetivo de apoiar os agricultores na sua luta contra pragas e doenças.

Uma dessas doenças, como explica a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, é a Phytophthora Cinnamomi, “vulgarmente conhecida como doença da tinta, que é um organismo, invisível aos nossos olhos, que vive no solo e que começa por atacar as raízes mais finas da árvore, as que estão mais afastadas do tronco, decompondo-as e depois avança para o centro da árvore até destruir as raízes maiores”.

Esta doença afeta árvores como os sobreiros, azinheiras e castanheiros, sendo que, na última década, se tem tornado cada vez mais evidente devido às alterações climáticas.

Neste momento, e para fazer face a esta doença, o InnovPlantProtect tem vindo a experimentar, no campo, uma tecnologia que se baseia “na análise de dados térmicos e multiespectrais recolhidos com drones”. Utilizando a inteligência artificial, os investigadores têm estado “a testar um modelo que identifica árvores saudáveis e árvores pouco saudáveis, e também aquelas árvores que são assintomáticas”. Isto é importante, garante Ilaria Marengo, “porque pode ajudar a mapear antecipadamente a presença da doença e informar o agricultor para implementar uma gestão preventiva no campo”.

A rubrica desta semana do InnovPlantProtect para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

 

Festival ARCA: dois filmes produzidos em Montemor exibidos esta quarta-feira

Dois filmes são exibidos, esta quarta-feira, 23 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, no âmbito do Festival ARCA.

Estes filmes foram produzidos em Montemor, revela o responsável do Festival, Pedro da Conceição, adiantando que “o primeiro filme “Nena” um documentário, em jeito de paródia, feito pelo Projeto Ruínas, pelo Francisco Campos, que envolve uma série de atores e atrizes e é muito engraçado, na mesma sessão há a apresentação final do documentário “Chapa”, sobre o famoso fotógrafo, arquivista e colecionador montemorense, Joaquim Chapa”.

Festival ARCA que conta hoje com a exibição de dois filmes produzidos em Montemor, que serão exibidos às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Aula aberta de hidroginástica na Piscina Municipal quarta-feira à noite

Uma aula de hidroginástica aberta a toda a população decorre esta noite de quarta-feira, 23 de novembro, na Piscina Municipal Coberta de Montemor-o-Novo.

Esta é uma iniciativa do município, mas que a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras apoia, na divulgação, e que “vem na linha da escola de natação do município, em parceria com as associações e clubes de Montemor e privilegia o bem-estar físico da população menos jovem, aumentando a sua qualidade de vida e de saúde”, revela António Danado.

O presidente da União de Freguesias revela que esta será “uma de convívio, envolvendo não só quem já pratica esta modalidade, mas para todos aqueles que se queiram inscrever, e o que propomos é que apareçam e aproveitam a hidroginástica, numa noite fria, mas quente, na piscina”.

Os interessados devem fazer a sua inscrição para o 266 070 756 com a indicação do nome completo e data de nascimento. A aula noturna de hidroginástica tem início marcado para as 20 horas.

Euromilhões com jackpot de 77 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 77 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 22 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 280 mil euros, saiu a dois apostadores, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 43 mil euros, contemplou três apostadores, com aposta registada fora de território nacional.

Já o quarto prémio, no valor de 2.038 euros, saiu a 20 apostadores, três com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 21 – 22 – 24 – 29 – 42 e pelas estrelas 03 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

GNR de Évora regista 107 infrações à legislação rodoviária na terça-feira

Quatro acidentes de viação, dos quais três colisões e um atropelamento foram registados ontem, terça-feira, 22 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram danos materiais.

Um incêndio urbano deflagrou, também ontem, em Reguengos de Monsaraz, tendo provocado alguns danos.

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo quatro crimes contra o património e dois contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 107 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Especial Internet Segura 2022.