As técnicas dos Municípios parceiros da Rota Memorial do Convento (Lisboa, Mafra e Loures) e outros investigadores visitaram, no passado dia 11 deste mês, o Roteiro Literário Levantado do Chão, para a realização do percurso “A Resistência”.
A visita teve início na Biblioteca Pública de Évora, onde foram acompanhados por um técnico que lhes disponibilizou os jornais consultados por José Saramago durante a pesquisa para a redação da obra Levantado do Chão.
Na Arena de Évora, o grupo foi acompanhado por uma técnica do Município de Évora e puderam ouvir o testemunho de Eulália Miranda, filha de um ex-preso político, que relatou algumas das dificuldades sentidas pela população local na época antes do 25 de Abril.
O grupo seguiu para Santiago do Escoural e São Cristóvão, onde, depois do almoço, tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar algumas das roupas utilizadas pelas “personagens” da família “Mau-Tempo”. Contámos com o apoio da D. Rosinda Marcelino, que compôs os viajantes com os trajes da época.
Da parte da tarde, o grupo visitou o Castelo e o Museu Local- Centro de Etnologia. Foi um momento de troca de experiências que contribuiu para a valorização dos percursos literários em torno das obras de José Saramago.