O V Raid Internacional Equimor já tem data marcada e vai decorrer nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023.
A iniciativa vai decorrer na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo.
A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, volta a acolher, de 25 a 27 deeste mês, a 21ª Mostra de Doçaria, um dos principais eventos do calendário de inverno da região.
O certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana doce onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita, a par dos diversos licores.
Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 9º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa preservar a doçaria tradicional portuguesa.
Os projetos musicais Raia e Cardo Roxo apresentam na noite deste sábado, 12 de novembro, pelas 21 horas, em concerto, o disco “Loendro”, no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal.
O disco, que resulta de uma produção da Câmara de Alandroal no âmbito do projeto Raízes da Oralidade da Música, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, explica o músico António Bexiga (na imagem), do projeto Raia, é inspirado “na geografia poética” de Alandroal.
Para além do trabalho de António Bexiga, este disco resulta de uma pesquisa, sobre a música e tradição oral do concelho de Alandroal, de Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, do projeto Cardo Roxo, e de Carla Magro Dias, materializada em cinco músicas. Os outros cinco temas que compõem o álbum vão de encontro, entre outros, aos cânticos da Santa Cruz, à música dos bonecos de Santo Aleixo e às tradicionais saias.
Antes do concerto, pelas 16 horas, realiza-se também no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal, um magusto e uma conversa com os autores do disco, altura em que é feito o seu lançamento.
A 5ª jornada da liga AFE joga-se amanhã, domingo, 13 de novembro, com as partidas marcadas para as 15 horas.
O Foros Vale Figueira recebe o Santana do Campo. Pedro Pereira, treinador dos Foros, conta que a sua equipa tem tido melhores exibições fora de casa e quer alcançar os 3 pontos, esperando um “jogo tático e equilibrado”.
Dar esta nota que o líder do grupo B da Liga AFE, a equipa B do Grupo União Sport, irá descansar na presente jornada, parando 2 semanas, porque na próxima semana há Taça Distrito de Évora, competição onde o GUS B não participa.
Já o Estrela Escouralense viaja até Cortiçadas de Lavre. João Rolo, treinador do Escouralense, antevê mais um” jogo complicado”, referindo que este talvez “seja o único campo do distrital onde nunca esteve”.
Já Mário Carrasco, treinador do Cortiçadense afirma que este vai ser “um jogo complicado, até porque esta equipa”, diz, “já merece pelo que tem trabalhado”.
O Valenças recebe o Fazendas do Cortiço. Fábio Neves, treinador do Valenças, antevê um bom e difícil jogo, diante da equipa “mais experiente” do campeonato, e que ainda não perdeu.
Fábio Regouga, treinador do Cortiço, diz que este é o derby “mais apetecido e desejado pelas gentes do Cortiço”, perante um Valenças que vem de uma “fase extraordinária”.
Recordamos o calendário completo de jogos na Liga AFE, este fim-de-semana:
Liga AFE Grupo A
Bencatelense – Borbense
O Calipolense – Estremoz
Tourega – Aguiar
Vera Cruz – Oriolenses
Liga AFE Grupo B
Foros Vale Figueira – Santana do Campo
Valenças – Fazendas do Cortiço
Pedrense – CHE Morense
Cortiçadense – Escouralense
A Bancada Desportiva amanhã, domingo, 13 de novembro, tem emissão com Paulo Canas das 14h às 19h.
Às 15h, em direto do Campo de Jogos João Branco Núncio, não perca o relato do Alcaçovense-Grupo União Sport, por Nuno Gamito
Acompanhe na Nova Antena todos os golos e resultados de mais uma jornada da Liga Elite e Liga AFE.
A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, conta este ano, com cerca de 80 expositores, entre artesanato, produtores de vinho, produtos regionais, doçaria, serviços vitivinícolas, havendo ainda espaço para uma mostra empresarial e institucional.
A NelDoces, de Rio de Moinho, promove no certame, os doces “conventuais e regionais, bem como alguns fritos, como filhoses com mel, azevias”, entre outros.
O responsável pelo negócio acrescenta que este tipo de evento é sempre positivo, para o negócio, sendo que nesta altura, o mais solicitado “são os doces conventuais”.
Já de Torres Novas, vem Ana, que há 15 anos, promove doçaria dessa região, na Festa da Vinha e do Vinho. Ana adianta que “são sempre bem recebidos no Alentejo”, e, para este certame tem disponível “pastéis de feijão de Torres Novas, uma receita antiga que conseguimos recuperar e evitar que se perdesse de vez, assim como broas dos Santos”.
A Festa da Vinha e do Vinho, conta hoje, para além dos diversos expositores presentes, com concurso regional do Rafeiro Alentejano, colóquios e provas desportivas.
A nível musical, pelas 18 horas decorre o concerto a duas vozes com a Banda do Centro Cultural de Borba e o Grupo Musical Paviense.
Às 22 horas Aurea sobe ao palco do certame, seguindo-se à meia-noite o fogo de artifício e a animação segue noite dentro com os DJ Brat e S-Silva.
O 9º Encontro de Outono decorre amanhã, domingo, 13 de novembro, na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, com diversas atividades.
Esta iniciativa tem início às 10 horas, seguindo-se a colheita popular de Cogumelos.
Entre o meio-dia e as 15 horas há um passeio não guiado para a observação e colheita de cogumelos no Montado, seguido de exposição das espécies encontradas.
A organização solicita que os interessados levem a sua navalha e cesto. Para participar a inscrição, com um custo de 2.50 euros é obrigatória, assim como para as restantes atividades.
Pelas 12 horas tem lugar a cerimónia de inauguração da nova toponímia do Monte do Freixo do Meio e depois é servido o tradicional cozido de Bolota. Esta é uma refeição não vegetariana com produtos do Freixo do Meio.
Entre as 15 e as 17 horas tem lugar a Rota Arqueológica “Freixo do Meio – as Origens” com Manuel Calado e à mesma hora a Rota da Área Protegida Montado com Alfredo Sendim.
Pode consultar aqui, mais informações e fazer também a sua inscrição, para as diversas atividades.
O 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo é organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realiza-se de 11 a 13 de novembro, no Pavilhão de Exposições da cidade e vai funcionar como espaço gastronómico, de entrada livre, aberto ao público.
Neste segundo dia de evento, às 10 horas, realiza-se a visita guiada ao lagar de produção de Azeite Simbio intitulada “Azeite abundante, bom ano pradiante”; pelas 12 horas decorre a abertura do Festival de Sopas; 14.30 horas, animação musical com Rancho Folclórico do Ciborro; 16 horas, Atelier de artes em cortiça; 17 horas, Concurso Gastronómico “Borrego à Mesa”; 21 horas, animação musical com MONDA e 24 horas, encerramento.
Dois terceiros prémios, relativos ao sorteio de ontem, 11 de novembro, do Euromilhões, no valor de 20 mil euros, saíram a apostadores que registaram os boletins em Portugal.
O segundo prémio, de 230 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro, enquanto o quarto, de 1.400 euros contemplou quatro jogadores, um deles em território nacional.
O jackpot, que não saiu a nenhum apostador, “engorda” para 40 milhões a sortear na próxima terça-feira.
A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 19, 24, 25 e 44 e as estrelas 2 e 10.
A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.