“A Terra Treme” na quarta-feira às 11.09 horas

A Terra “vai tremer” em Portugal, no próximo dia 9 (quarta-feira), às 11. 09 horas. Trata-se de um exercício macional para a preparação e sensibilização de atuação perante um Sismo.

Tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

A informação pode ser consultada em aqui.

Reguengos participa em campanha de internacionalização das Estações Náuticas do Alentejo

O Município de Reguengos de Monsaraz está a participar na campanha de internacionalização das Estações Náuticas do Alentejo. A campanha está integrada no projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo”, cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional do programa ALENTEJO 2020, que tem como parceiros os municípios de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Avis, Moura, Odemira e Sines e o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e do Fórum Oceano.

Esta ação de internacionalização visou a participação das Estações Náuticas do Alentejo durante este ano em três feiras e certames internacionais na área das atividades náuticas, nomeadamente na Danish Travel Show (25 a 27 de fevereiro) na Dinamarca, no Southampton International Boat Show (16 a 25 de setembro) no Reino Unido e no Valência Boat Show (28 de outubro a 1 de novembro) em Espanha. A campanha integrou ainda três ações exploratórias igualmente em 2022, que decorreram na Embaixada de Portugal na Suécia (22 de março), no Consulado Geral de Portugal em Sevilha (8 de junho) e na Embaixada de Portugal no Reino Unido (3 de novembro).

No âmbito destas ações, o concelho de Reguengos de Monsaraz foi visitado no dia 19 de outubro por duas agentes de viagem representantes da LM Travel, da Suécia, que ficaram a conhecer a Estação Náutica de Monsaraz, produtores de vinho e de gin, as atividades dos operadores turísticos no Lago Alqueva e o Centro Oleiro de São Pedro do Corval. A rede de parceiros das seis estações náuticas integradas neste projeto envolve mais de 165 entidades, entre as quais empresas de animação turística, operadores marítimo-turísticos, agências de viagens, alojamentos locais, empreendimentos turísticos e restauração.

Constipações em destaque no “De Boa Saúde”

Com a chegada das temperaturas mais frias, começam também a surgir as constipações. No entanto, há pessoas mais propícias a este tipo de situação.

No programa “De Boa Saúde”, desta semana o médico Pintão Antunes explica que as constipações “são vulgares e se caracterizam por uma infeção viral, que atinge, principalmente, a garganta e nariz, mas não quer dizer que não possa chegar aos pulmões”.

No entanto, Pintão Antunes alerta para os fatores de risco das constipações, ou seja, “um jovem ou criança que se constipe é normal e não é mau e ajuda a criar defesas no sistema imunitário, já as pessoas com problemas pulmonares, asma, bronquites ou doenças cardíacas é perigoso, porque pode complicar a doença”.

As causas e fatores de risco associados às constipações é o tema em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir, no podcast abaixo:

 

Município de Montemor assina Contratos Programa com sete associações desportivas

O Município de Montemor-o-Novo considera que o acesso e a prática desportiva é um direito fundamental de todos os cidadãos. Deste modo, assume um papel determinante na criação de condições ao exercício das atividades desportivas.

Nesse âmbito, e reconhecendo que a atividade desenvolvida pelos diversos clubes e associações desportivas são um importante contributo para a dinâmica do concelho de Montemor-o-Novo, participação essa considerada essencial para o bem-estar da comunidade montemorense, evidenciando um elevado interesse municipal e público, a Câmara Municipal tenta estar ao lado e apoiar todas as associações.

Recentemente, foram assinados contratos programa, entre o Município e mais sete associações desportivas do concelho. Considerando que a atividade desportiva, desenvolvida pela AXAT – Associação de Xadrez A Torre, Valenças Sport Clube, Foros de Vale de Figueira Futebol Clube, Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço, Grupo Estrela Escouralense, ACM – Atlético Clube de Montemor e o Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Cortiçadas de Lavre, se configura como um importante contributo para a dinâmica desportiva do concelho, uma participação considerada essencial para um saudável desenvolvimento da comunidade montemorense e, em particular, das suas camadas mais jovens.

Desta forma, o Município de Montemor-o-Novo, através da assinatura dos Contratos-Programa para a época 2022/2023, onde se sistematiza os apoios num documento único, definindo-se os direitos e obrigações entre as partes interessadas, perspetiva conceder um apoio financeiro que poderá atingir um valor máximo de 8.500 euros para a AXAT, 6.500 euros para o Valenças, 7.500 euros para o Foros de Vale de Figueira F.C., 5.500 euros para o Fazendas do Cortiço, 7.500 euros para o Escouralense, 16.500 euros para o ACM e 4.500 euros para o Cortiçadas de Lavre.

Convívio era algo muito aguardado no Mês do Idoso que decorreu em Mora

O passado mês de outubro foi, em Mora, dedicado aos seniores do concelho, tendo contado com diversas iniciativas.

A presidente da Câmara, Paula Chuço, faz um balanço “muito positivo” da edição deste ano, uma vez que “é um evento que os idosos ansiavam há muito tempo, principalmente pelo almoço convívio, que decorreu no início do mês de outubro, onde conseguimos que o salão estivesse cheio, notava-se a necessidade deste convívio, portante foi muito positivo para os nossos idosos”.

A presidente recorda as atividades que foram desenvolvidas ao longo do passado mês, que envolveram entre outros “palestras sobre segurança, que é um tema muito propício para lhes dar algumas informações, uma vez que há muitos que vivem sozinhos ou isolados, assim como sobre saúde, tivemos um encontro de poetas do concelho, um evento muito apreciado e terminamos com um festival de acordeão”. A atividade física também não ficou de fora desta iniciativa.

Paula Chuço acrescenta que, apesar de este mês ter sido dedicado aos idosos, durante o ano inteiro o município “continua a promover atividades que posam dinamizar os nossos idosos”.

Mês de outubro que foi dedicado ao cidadão idoso, em Mora, tendo contado com diversas atividades destinadas exclusivamente a esta faixa etária.

Desafios do Montado em Dia de Campo promovido pela APORMOR

A APORMOR, em Montemor-o-Novo, promove amanhã, 9 de novembro, um Dia de Campo, subordinado ao tema “Os Desafios do Montado”.

Este dia de campo, que tem por base o projeto H2020 MIXED, com “enfoque nos desafios do Montado e nas possíveis estratégias futuras”, tem início marcado para as 9 horas, com a receção aos participantes.

Pelas 9h30 será feita a introdução ao projeto H2020 MIXED, por Carolina Ramos (CONSULAI) e Cláudia Cordovil (ISA – UL Lisboa). Às 9h45, serão apresentadas as estratégias de mitigação do declínio do montado, por Mário Carvalho (Universidade de Évora) e às 10h15, Joana Marinheiro (ISA – UL Lisboa) dará a conhecer o estudo emergético do Montado.

Carolina Ramos, às 10h30, apresentará “Os desafios do Montado – Estratégias e soluções – como devem ser implementadas?”. Para as 11h15 está marcada a visita de campo à Herdade da Lage e o encerramento para as 13h15.

Festival de Sopas em Montemor é “um belo fim de semana gastronómico”, diz Olímpio Galvão

O Festival das Sopas está de regresso esta sexta-feira a Montemor-o-Novo, ao Pavilhão de Exposições da cidade, onde decorre até domingo.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor revela que se trata de “uma mostra gastronómica, com muita animação musical, com provas de vinho de Montemor, um concurso gastronómico relacionado com o borrego, onde se celebra a gastronomia alentejana, com produtos locais e com produtores do concelho, que é isso que privilegiamos, no âmbito da nossa estratégia alimentar e que vamos tentar dinamizar”.

Para além disso é também objetivo, revela o presidente, mostrar vários tipos de sopa, desde” antigas, novas, fusões e sopas internacionais para degustação” sendo este um evento que “traz muitas centenas de pessoas até Montemor, pelo que será um belo fim de semana gastronómico”.

No âmbito Festival de Sopas, decorre o concurso “Montemor-o-Novo, Borrego à Mesa”, um concurso gastronómico que tem como objetivo promover o património gastronómico, dinamizar a economia local e valorizar um produto de excelência produzido no concelho, nomeadamente o Borrego. Este concurso, divide-se em duas categorias – Tradição e Inovação – podendo cada participante apresentar um prato por categoria. Serão atribuídos três prémios por categoria.

O Dia Mundial do Enoturismo está integrado no Festival das Sopas de Montemor-o-Novo e decorre no próximi dia 13, domingo, no Parque de Exposições e Feiras Municipal. Trata-se de um evento de promoção enoturística do concelho de Montemor-o-Novo, com organização do Município montemorense.

O Festival das Sopas, na sexta-feira, dia 11, tem o programa seguinte: 18 horas, abertura do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, com Pregões do século passado e Tuna da Universidade Sénior de Montemor-o-Novo; 21 joras, animação musical com BBC TRIO; 24 horas, encerramento.

No sábado, dia 12, às 10 horas, “Azeite abundante, bom ano pradiante”, com visita ao lagar de produção de Azeite Simbio (visita ao lagar gratuita, com inscrição prévia no Posto de Turismo, até dia 10, pelo telefone 266 898 103 ou email: turismo@cm-montemornovo.pt ); 12 horas, abertura do Festival de Sopas; 14.30 horas, animação musical com Rancho Folclórico do Ciborro; 16 horas, Atelier de artes em cortiça; 17 horas, Concurso Gastronómico “Borrego à Mesa”; 21 horas, animação musical com MONDA; 24 horas, encerramento.

No dia 13, domingo, 12 horas, abertura do Festival de Sopas; 14.30 horas, Animação Musical com BORAZAPANÃO; 16 horas, Atelier de artes em cortiça; e às 17 horas, encerramento do 18º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo.

Balões de Ar Quente: mau tempo obriga a voo único em Vila Viçosa e Borba

Tendo em conta as condições atmosféricas previstas para esta terça-feira, 8 de novembro, a organização do Festival Internacional de Balões de Ar Quente decidiu adiar para quinta-feira, dia 10, o voo livre em Vila Viçosa e Borba.

O voo tem início pelas 7 horas, sendo que o meeting point será em Vila Viçosa. Segundo organização, serão sobrevoadas as duas localidades “num só voo com dezenas de balões”.