A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada é um evento que está a decorrer no multiusos de Arraiolos até domingo, dia 6, e que dá destaque a alguns dos aspetos que mais interesse despertam na vila: o tapete de Arraiolos e a empada.
No decorrer deste certame, os visitantes podem degustar e aprender a confecionar as tradicionais empadas ou saber mais sobre a arte de fazer tapetes.
Inácia Paulo é funcionária do município de Arraiolos e trabalha no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. No certame, tem estado a tratar de fazer uma almofada com a mesma arte que se faz os tapetes: “temos que contar os pontos todos que temos no desenho e agora estou a fazer io ponto, que é o início, para depois se começar na fase da armação, depois é o matis e depois o fundo. Independentemente da peça que façamos tem sempre estas três fases”.
Inácia aprendeu a fazer tapetes de Arraiolos há cerca de 40 anos e reconhece que os jovens já não têm este interesse, até porque “não é muito rentável. Uma boa bordadeira consegue fazer, em média, doos metros quadrados por mês. As casas pagam às bordadeiras a cerca de 100 euros o metro quadrado. Quem é que vive com 200 e poucos euros por mês? É complicado. Mas ainda há quem faça tapetes”.
A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada decorre até dia 6, no pavilhão multiusos de Arraiolos.


As visitas ao Património prosseguem este sábado, 5 de novembro, pelo roteiro dos Conventos de Vila Nova.
As candidaturas, para esta 26ª edição, destinadas a jovens com a idade máxima de 29 anos, encontram-se abertas até 17 de novembro. Estes estágios, que contam com o financiamento do Portugal 2030, garante Ana Pereira, do Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, são “muito interessantes”.
O cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo apresentam esta quinta-feira, 3 de novembro, o documentário “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, às 21 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.
O Mês do Empreendedorismo, terminou esta segunda-feira, 31 de outubro, na StartUp Montemor-o-Novo, com a sessão “O que me falta para ter sucesso no meu negócio?”, dinamizada por Francisco Banha e com a presença do presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão.
O Município de Montemor-o-Novo convidou os autores Mia Couto e José Eduardo Agualusa e a atriz Helena Caldeira a percorrerem alguns locais do Roteiro Literário Levantado do Chão, no passado dia 22 de outubro.
Três acidentes de viação, dos quais duas colisões e um atropelamento, foram registados ontem, quarta-feira, 2 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultou um ferido leve e danos materiais.
O almoço com os idosos decorre no próximo dia 26 de novembro, de forma a encerrar o Mês do cidadão idoso que está a decorrer, em Montemor-o-Novo.