No Multiusos de Arraiolos é possível conhecer a história do Tapete de Arraiolos

A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada é um evento que está a decorrer no multiusos de Arraiolos até domingo, dia 6, e que dá destaque a alguns dos aspetos que mais interesse despertam na vila: o tapete de Arraiolos e a empada.

No decorrer deste certame, os visitantes podem degustar e aprender a confecionar as tradicionais empadas ou saber mais sobre a arte de fazer tapetes.

Inácia Paulo é funcionária do município de Arraiolos e trabalha no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. No certame, tem estado a tratar de fazer uma almofada com a mesma arte que se faz os tapetes: “temos que contar os pontos todos que temos no desenho e agora estou a fazer io ponto, que é o início, para depois se começar na fase da armação, depois é o matis e depois o fundo. Independentemente da peça que façamos tem sempre estas três fases”.

Inácia aprendeu a fazer tapetes de Arraiolos há cerca de 40 anos e reconhece que os jovens já não têm este interesse, até porque “não é muito rentável. Uma boa bordadeira consegue fazer, em média, doos metros quadrados por mês. As casas pagam às bordadeiras a cerca de 100 euros o metro quadrado. Quem é que vive com 200 e poucos euros por mês? É complicado. Mas ainda há quem faça tapetes”.

A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada decorre até dia 6, no pavilhão multiusos de Arraiolos.

Visitas ao Património de Montemor este sábado pelo roteiro dos Conventos de Vila Nova

As visitas ao Património prosseguem este sábado, 5 de novembro, pelo roteiro dos Conventos de Vila Nova.

A visista tem início às 10 horas e baseia-se na obra “Ciclo Lunar, Duas Novelas Góticas e Uma História de Amor” de João Luís Nabo, com passagem nos Conventos da Saudação, S. Domingos e S. Francisco, com João Luís Nabo e Sira Camacho.

As inscrições para a visita, que é gartuita, devem ser feitas no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

 

Estágios INOV Contacto com candidaturas abertas até dia 17

As candidaturas, para esta 26ª edição, destinadas a jovens com a idade máxima de 29 anos, encontram-se abertas até 17 de novembro. Estes estágios, que contam com o financiamento do Portugal 2030, garante Ana Pereira, do Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, são “muito interessantes”.

Com a duração de seis a nove meses, estes estágios podem ser feitos em vários países do mundo. Desde a primeira edição deste programa, em 1997, adianta Ana Pereira, já foram realizados mais de seis mil estágios, em mais de 1300 empresas, num total de 85 países.

Os candidatos, para além de um máximo de 29 anos, para se poderem candidatar, devem ter uma licenciatura ou um mestrado concluído e permanência legal em Portugal. Devem ainda ter elevados conhecimentos de inglês.

Passada a fase de candidatura, cabe depois à equipa do INOV Contacto identificar o estágio que mais se adequa a perfil, competências e motivação de cada candidato. Os estagiários selecionados têm direito a uma bolsa, que inclui, entre outros, as viagens de ida e volta, e uma remuneração mensal que pode chegar aos 1.900 euros.

Tudo sobre este programa de estágios INOV Contacto para saber aqui. A edição desta semana do “Espaço Europa” para ouvir no podcast abaixo:

 

Documentário “Cesária Évora” exibido esta quinta-feira no Curvo Semedo

O cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo apresentam esta quinta-feira, 3 de novembro, o documentário “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, às 21 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Muita gente em Montemor-o-Novo deve ainda recordar, a presença da diva dos pés descalços, no Cineteatro Curvo Semedo, em meados dos anos 90. Cesária regressa agora, mas em filme.

Depois da exibição do documentário segue-se um momento musical, com o lendário guitarrista (solo) Armando Tito, a voz de uma das novas divas de Cabo Verde, Cremilda Medina, mais o guitarrista Dany Fonseca (acompanhamento).

A exibição conta ainda com a presença da realizadora da obra, Ana Sofia Fonseca, para contar e falar do seu trabalho e deste documentário, em particular.

“O que me falta para ter sucesso no meu negócio?” encerra Mês do Empreendedorismo em Montemor

O Mês do Empreendedorismo, terminou esta segunda-feira, 31 de outubro, na StartUp Montemor-o-Novo, com a sessão “O que me falta para ter sucesso no meu negócio?”, dinamizada por Francisco Banha e com a presença do presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão.

Nesta sessão, o orador teve oportunidade de partilhar o seu percurso inspirador enquanto empresário e investidor. Os participantes tiveram oportunidade de ouvir o testemunho de um orador de referência no mundo dos negócios e no mundo do empreendedorismo, tanto como empreendedor como defensor e impulsionador do ensino do empreendedorismo nas escolas. Os participantes na sessão puderam também expor os desafios que enfrentam nos seus negócios, obtendo conselhos e orientações a seguir.

Esta foi a sessão que encerrou a 1.ª edição do “Mês do Empreendedorismo: Empreender, Desenvolver e Inovar em Montemor-o-Novo”, uma iniciativa de organização conjunta da startUP Montemor-o-Novo e do Município de Montemor-o-Novo. Recordamos que a startUP Montemor-o-Novo encontra-se instalada na Zona Industrial da ADUA, em Montemor-o-Novo.

Mia Couto, Agualusa e Helena Caldeira no Roteiro Literário Levantado do Chão

O Município de Montemor-o-Novo convidou os autores Mia Couto e José Eduardo Agualusa e a atriz Helena Caldeira a percorrerem alguns locais do Roteiro Literário Levantado do Chão, no passado dia 22 de outubro.

Tendo em vista a criação de conteúdos promocionais do Roteiro, a visita, acompanhada por técnicos do Município, foi registada em vídeo e fotografia.

Em Montemor-o-Novo, Mia Couto e Agualusa visitaram o Castelo e o Museu Local- Centro de Etnologia, onde Mia Couto partilhou um episódio marcante na sua relação com José Saramago. Já na vila de Lavre, foi a vez de Helena Caldeira dar voz à obra Levantado do Chão no Coreto, no Miradouro, e na Casa de Leitura José Saramago. Não perca, brevemente, o vídeo promocional do Roteiro Literário Levantado do Chão.

GNR de Évora regista 54 infrações à legislação rodoviária na quarta-feira

Três acidentes de viação, dos quais duas colisões e um atropelamento, foram registados ontem, quarta-feira, 2 de novembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultou um ferido leve e danos materiais.

Também ontem ocorreu um acidente de trabalho, no concelho de Alandroal, do qual resultou um ferido leve.

A GNR efetuou uma detenção fora de flagrante delito,  em cumprimento de mandado de detenção para presença em ato processual.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências, sendo cinco crimes contra o património e três contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 54 infrações à legislação rodoviária, duas à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023 e Operação Especial Internet Segura 2022.

Almoço convívio das ARPI’s decorre a 26 deste mês em Montemor

O almoço com os idosos decorre no próximo dia 26 de novembro, de forma a encerrar o Mês do cidadão idoso que está a decorrer, em Montemor-o-Novo.

“Trata-se de um almoço convívio das ARPI’s, que nos últimos dois anos não aconteceu e que agora é retomado”, revela a vereadora no município de Montemor-o-Novo, Sílvia Santos.

São cerca de 400/500 os idosos que marcam presença neste almoço. A vereadora acrescenta que este almoço é organizado pelas ARPI’s e que tentaram “manter algum distanciamento e alguns cuidados, mas de facto as pessoas estão ávidas deste tipo de encontros, de convívio e de estar com os outros, por isso, avançámos com esta iniciativa, de que todos gostam muito e é muito importante para todos”.

A iniciativa vai decorrer no pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo.