Homem constituído arguido por suspeita de furto

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo e do Posto Territorial de Viana do Alentejo, constituiu ontem arguido um homem de 43 anos e recuperou três motosserras furtadas, no concelho de Viana do Alentejo.

No âmbito de uma investigação por furto de material agrícola numa herdade, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências de investigação que permitiram localizar e identificar o suspeito, bem como recuperar o material furtado, avaliado em 850 euros.

O homem foi constituído arguido por suspeita de furto e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Transformação da paisagem no Alentejo debatida dia 28 em Avis

“A transformação da paisagem no Alentejo” será tema de uma sessão, na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.

Esta mesa redonda vai contar com a participação de Teresa Pinto Correia, investigadora do MED, Paula Serra, geógrafa, Samuel Melro, arqueólogo, e Noel Moreira, geólogo.

A sessão é organizada pelo Município de Avis e pela Direção-Regional de Cultura do Alentejo, na sequência da exposição de fotografia de José M. Rodrigues “Natureza Morta”, patente na Biblioteca Municipal José Saramago até ao final de outubro.

Programa “Eu Sou Digital” esta quarta-feira em São Cristóvão

O Programa “Eu Sou Digital” decorre esta quarta-feira, dia 26 de outubro, às 14 horas, na sala da Junta de Freguesia de São Cristóvão.

Este programa, destinado a adultos, pretende dotar as pessoas de ferramentas na área do digital.

As inscrições devem ser feitas através do contacto do CLDS 4G Ativar Montemor ou do Sobreiro 265 102 084.

Vila Viçosa aborda medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção

Sessões Temáticas sobre as Medidas Ativas de Emprego e Oportunidades de Inserção irão ser realizadas pelo Motor Social nas freguesias rurais do Concelho de Vila Viçosa.

Estas sessões são destinadas a pessoas em idade ativa e em situação de desemprego, residentes nas freguesias rurais do Concelho. Visam o aprofundamento de conhecimentos e competências dos desempregados, informando-os das medidas de apoio a desempregados e empresas em vigor, por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional, de forma a facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.

As sessões irão realizar-se em parceria com o Instituto de Emprego Formação Profissional e as Juntas de Freguesia, nos seguintes dias e locais:

Dia 25 de Outubro – 14:30h – 15:30h – Junta de Freguesia de Pardais;

Dia 26 de Outubro – 14:30h – 15:30h – Centro Multiusos de São Romão;

Dia 27 de Outubro – 14:30h – 15:30h – Casa da Cultura de Bencatel;

As inscrições e informações podem ser feitas através do número: 913 572 842 ou na Junta de Freguesia da sua área de residência.

EB1 de Cabrela reabre portas às crianças e ao ensino

A Escola Básica de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, reabriu esta segunda-feira, dia 24, depois de oito anos encerrada e recentemente ter sofrido obras de requalificação e manutenção, que permitem a utilização de uma sala para ATL e outra para aulas. São nove alunos a frequentar este estabelecimento de ensino e, a partir de segunda-feira, a iniciar ou continuar o percurso escolar na sua terra.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o vice-presidente Henrique Lopes, e a vereadora Sílvia Santos, estiveram presentes neste momento tão especial para a Vila de Cabrela e para o Concelho.

Esta reabertura, conseguida com os esforços conjuntos da Câmara Municipal com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela, e com o apoio da Casa do Povo de Cabrela e da Associação dos Pequenos Alentejanitos de Cabrela, permite a rentabilização de um espaço, e, essencialmente, a inter-relação família/escola/comunidade em ordem a uma valorização, aproveitamento e valorização dos recursos do meio.

Estiveram ainda presentes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a chefe de Divisão de Educação, Saúde e Ação Social da Câmara Municipal e a presidente e o secretário da Junta de Freguesia de Cabrela.

Município de Mora disponibiliza serviço de recolha de monos e verdes

O Município de Mora e a Juntas de Freguesia do Concelho têm ao dispor da população o serviço gratuito de recolha de monos e resíduos verdes, três vezes por semana – segundas, quartas e sextas.

Mediante a sua localização, o munícipe pode solicitar o respetivo serviço de recolha através dos contatos presentes na imagem abaixo.

Estes são resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados. A recolha gratuita dos mesmos pretende contribuir para manter as ruas do Concelho limpas.

 

Município de Vendas Novas adota medidas para poupar energia

O Município de Vendas Novas decidiu adotar um conjunto de medidas que permitem uma diminuição do consumo de eletricidade, seguindo as indicações emanadas pelo Governo aquando do Plano de Poupança de Energia 2022/23.

 

 

Com efeito imediatos, foi decidido:

1 – Desligar as luzes exteriores de todos os edifícios municipais;

2- Aos trabalhadores foram transmitidas práticas de contenção durante o horário de trabalho, como desligar a iluminação sempre que o espaço não esteja em uso; evitar, sempre que possível, a utilização de equipamentos de aquecimento; quando isto não for possível, adequar a temperatura dos mesmos; ter as portas e janelas fechadas quando a climatização estiver ligada e utilizar luz e ventilação natural preferencialmente;

3 – Em relação à época natalícia, os locais com iluminação festiva serão este ano menos, figurando apenas na Av. da República (centro tradicional), no edifício da Câmara Municipal, Capela Real e a Parada D. Pedro V terá a tradicional Árvore de Natal. Em Landeira, a Capela irá estar iluminada e o Largo terá também a sua Árvore de Natal. Para além disso, as luzes serão desligadas a partir da meia-noite.

O Município reforça que estas soluções são necessárias para fazer face ao contexto energético europeu, contribuindo para evitar eventuais interrupções do abastecimento de energia. No entanto, as mesmas têm de ser equilibradas com a garantia de que esta quadra continua a ser especial para os Vendasnovenses. Por isso, continuará a haver a Chegada do Pai Natal, Mercadinho de Natal e o acender do Madeiro. A campanha “Compre cá, Compre o que é nosso” está de volta para dinamizar o comércio e a festa de Fim de Ano também está assegurada, estando todos os Vendasnovenses convidados a juntarem-se no Largo da Câmara para brindarem ao novo ano.

Nas palavras do Presidente da Câmara, Luís Dias «cada pensamento, cada ação e medida que tomamos é sempre a pensar no melhor para a nossa população, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A diminuição do consumo de eletricidade e da nossa pegada energética é uma preocupação cada vez maior, principalmente face à conjuntura internacional e, por isso, foi necessário a adoção destas medidas extraordinárias. A magia do Natal vai continuar a florescer em cada um, este ano menos iluminada, mas repleta de bons sentimentos.»

 

“El Arte y Musica de Angie Del Riego” exposta em Monsaraz

“El Arte Y Musica de Angie Del Riego” é o título da exposição de pintura e desenho que a artista dominicana Maria Angelines (Angie) Del Riego Abreu vai apresentar até dia 11 de dezembro na vila medieval de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta mostra foi inaugurada no sábado, dia 22 de outubro e pode ser visitada diariamente das 9.30 às 13 horas e das 14 e as 17 horas, na Igreja de Santiago. O embaixador da República Dominicana em Portugal, Miguel Angel Prestol irá, no final de novembro, fazer uma visita e contemplar a arte presente nestes quadros.

A exposição integra quadros a óleo sobre tela e desenho misto a carvão e lápis de cor. Uma das obras que vai estar exposta, “La Marchanta en el mercado”, foi selecionada entre duas mil obras representando 200 países para a exposição mundial da Organização das Nações Unidas na Expo 2015 em Itália.

Angie Del Riego também é a cantora e compositora, tendo composto a música “Nombre Secreto: Mariposas”, para o documentário sobre as Irmãs Mirabal. Os trabalhos desta artista dominicana integram importantes coleções privadas e têm sido apresentados em exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos da América e na Europa.

[/shc_shortcode]

Sessão de esclarecimento “Saúde Mental Pós-Covid” com Helena Chouriço

O Município de Mora aproveita a oportunidade para sugerir a participação na sessão de esclarecimento “Saúde Mental Pós-Covid”, que conta com a participação de Helena Chouriço, no âmbito do mês do idoso e em colaboração com o Centro de Saúde de Mora.
A sessão decorre no dia 28 de outubro, pelas 15 horas, no Cineteatro da Casa da Cultura de Mora.

Festa do Teatro foi palco para “Pranto de Maria Parda”

A peça de teatro ‘Pranto de Maria Parda’ esteve presente no Cineteatro Curvo Semedo na passada sexta-feira, 21 de outubro, pelas 21h30. Uma homenagem ao texto homónimo de Gil Vicente, da autoria de Teatro Artimanha e com acolhimento Theatron – Associação Cultural.

A peça transportou todos aqueles que assistiram o espetáculo para o século XVI, mais propriamente para 1522 e para as ruas de Lisboa. O público foi posto em contacto, precisamente, com Maria Parda, senhora de idade em sofrimento pela falta de dinheiro e também de vinho. Esse sofrimento leva a que a personagem faça o seu testamento.

Festa do Teatro levou “Laços” até Montemor

“Laços” é o nome da peça da companhia Baal 17 que foi apresentada na noite de quinta-feira, 20 de outubro, na Sociedade Carlista, como parte do acolhimento Alma d’Arame.

A peça colocou os espectadores em contacto com pessoas desprovidas de privilégios, que não têm nenhum estatuto, que não têm nenhum poder.

Essas pessoas, retratadas ao longo das três divisões da peça (“O Que Resta”, “A Quem Possa Interessar” e “Nem Perdida Nem Achada’” buscaram laços. No fundo, pistas para melhor perceberem o que se passa consigo, à medida que criam  histórias onde possa caber uma promessa de felicidade, de vida, de esperança, de amor.

 

Notícias da manhã de segunda-feira dia 24

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 24 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Joana Candeias.

Temas em destaque:

– GUS vence por 6-1 o Borbense na segunda jornada da Taça Distrito de Évora;

– conferência das partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática é o tema da edição desta semana do programa “Ambiente em FM”;

– “Elvas Cidade Natal” dinamiza centro histórico da cidade durante um mês;

– e recolha de monos e verdes de forma gratuita pelo Município de Mora e respetivas Juntas de Freguesia.

Mês da Alimentação termina junto da comunidade escolar

O evento ‘Outubro: Mês da Alimentação’, realizado no âmbito do SMEA: Semear em Montemor – Estratégia Alimentar, terminou junto da comunidade escolar.

Na passada quinta-feira, 20 de outubro, a Escola Secundária de Montemor-o-Novo recebeu ‘Já Comeste Fruta Hoje?’, uma sessão que também foi dinamizada na Escola Básica São João de Deus, no dia 21 de outubro. Ainda a 21 de outubro, a EB São João de Deus foi palco para o Jogo do Loto da Dieta Mediterrânica.

No seu global, a iniciativa, que pretendeu promover a alimentação saudável e sustentável, realizou-se entre os dias 10 e 21 de outubro, contando com eventos, durante o fim de semana, no Mercado Municipal e na Horta do Poço, em Reguengo de São Mateus. Já na Biblioteca Municipal, foi dinamizado ‘Alimentação nos Livros’ ao longo de todos os dias abrangidos pela iniciativa.​

Livro de Luís Marques lançado em Montemor

‘O Chá de Asas de Borboleta’, novo livro do escritor Luís Natal Marques, foi lançado na passada quinta-feira, 20 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

O evento contou com a apresentação do Vereador da Cultura e Arte, Dr. Henrique Lopes, em representação do Município de Montemor-o-Novo.

Na obra, publicada pela Zaina Editores e distribuída pela Livraria Cosmos, Luís Natal Marques conta o percurso de vida de alguém que é, simultaneamente, músico e colecionador de borboletas.

A infância e as várias fases da relação entre um filho e os seus progenitores são temáticas abordadas pelo autor na obra que Montemor-o-Novo ficou a conhecer.