Arraiolos assinala Dia da Biblioteca Escolar na segunda-feira

O Dia da Biblioteca Escolar assinala-se, anualmente, em Portugal na quarta segunda-feira do mês de outubro, sendo que este ano é já nesta  segunda-feira.

O mote para este ano já está lançado: “ler para a paz e harmonia globais”.

Este ano, a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares para consiste em proporcionar uma (ou mais) roda de alunos e parar para ler, refletir e dialogar.

Concelhia do PS de Reguengos apresenta propostas para Orçamento Municipal

Em reunião nos Paços do Concelho, foram entregues ontem, 21 de outubro, ao executivo municipal de Reguengos de Monsaraz, pelo presidente da concelhia do PS, Jorge Nunes, e pela vereadora Esmeralda Lucena, as propostas do Partido Socialista para o Orçamento e Plano de Atividades de 2023 da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que abrangem vários domínios da gestão do território.

Ao nível da promoção e dinamização da economia local, o PS pretende ver criado um Pólo Municipal para o Desenvolvimento e Competitividade, com vista à captação de projetos empresariais, startups e empresas. “Este Pólo deverá assumir a forma de incubadora de empresas, dotada de espaços individuais de incubação, cowork e salas de formação/workshop”, revela a concelhia do PS em nota de imprensa.

No que diz respeito à requalificação urbana, o partido aponta a requalificação do Largo da Fonte da Liberdade e do Largo do Poço do Príncipe, a continuidade da requalificação das ruas de calçada em Outeiro e a criação de um espaço verde junto ao Bairro Padre Américo, Bairro de São José e Bairro de São Pedro.

A concelhia do PS, em Reguengos de Monsaraz, pretende ver criado um prémio para empresas e entidades promotoras da igualdade de género nas suas organizações, bem como uma estratégia local para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

A construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia e a criação do Núcleo Interpretativo da Arqueologia e Megalitismo do concelho são outras das propostas do partido

No que toca às áreas de investimento prioritário, na sequência da crise global, o PS propõe o seguinte: investimento na criação de medidas de apoio às famílias; investimento na criação de medidas de apoio ao comércio e empresas locais; atualização do Contrato Inter-Administrativo com as freguesias, com base na atualização do salário mínimo nacional e na subida do valor da inflação; e investimento na limpeza e higiene urbana.

“A nossa equipa considera fundamental, nesta fase, antecipar com previsão em Orçamento a concretização de projetos estruturantes, num momento em que o Município se deve posicionar para um eficaz aproveitamento das oportunidades do PRR e do próximo quadro comunitário de apoio”, refere o presidente do PS local, Jorge Nunes.

Grupo de Teatro regressa em Novembro ao Centro Juvenil de Montemor

O Grupo de Teatro está de regresso ao Centro Juvenil de Montemor-o-Novo. A partir de novembro, todas as quartas-feiras se encher de criatividade e descoberta, das 14.30 às 16.30 horas, com a orientação de Catarina Caetano

O Encontro de apresentação para saber todos os detalhes, acontece no dia 26 de outubro às 14.30 horas, na Sala do Aluno da Escola Secundária.

Esta iniciativa tem a parceria do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Sessão de leitura online com “O Principezinho” em Reguengos de Monsaraz

A oitava sessão de leitura em formato online com “O Principezinho” irá decorrer no próximo dia 26 de outubro, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

A sessão será no âmbito da Comunidade de Leitores Online do Alentejo Central, CL@C, integrada no Plano de Atividades da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, onde dinamiza várias sessões de leitura, em formato online, abertas à participação dos leitores, independentemente de serem ou não detentores de cartão de leitor.

As vagas são limitadas e pode garantir a inscrição através do email clacalentejo@gmail.com ou na sua Biblioteca.

Reguengos de Monsaraz: Kola e Monda no encerramento do EUbyLakes

Kola, cantora ucraniana

O projeto EUbyLakes vai realizar uma residência criativa, de 24 a 28 de outubro, em Reguengos de Monsaraz. Este evento será aberto a toda a comunidade em formato presencial e online, com transmissão nos canais do projeto e nas redes sociais, e terá debates, sessões de trabalho e visitas temáticas a projetos e ao património cultural e natural da região.

Durante as sessões, haverá conteúdos audiovisuais sobre o Futuro da Europa, com destaque para os atuais desafios geoestratégicos, mas também a apresentação dos projetos de comunicação iniciados durante o EUbyLakes e que vão ser promovidos, apoiados e divulgados em canais próprios e de parceiros. Este evento é o último do projeto EUbyLakes, financiado pelo Programa Europe for Citizens.

O programa abre no dia 24 de outubro, pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, com um debate intitulado “Presente, na Europa do futuro”, sobre o papel das regiões europeias no quadro governativo e institucional, considerando as disparidades de desenvolvimento e as diferenças de inovação entre regiões. Na abertura do debate, haverá intervenções de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Markku Markkula, anterior Vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, e Sofia Moreira de Sousa, Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Segue-se, às 17h20, uma palestra sobre a “Europa para os Cidadãos”, por Marcos Nogueira, Representante Permanente da Região do Alentejo em Bruxelas. A fechar, realiza-se o debate moderado por Marcos Nogueira e com as participações de Marta Prates, João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Fermelinda Carvalho (a confirmar), Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, João Fortes, Presidente da Câmara Municipal de Mourão, e Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora.

No dia 25 de outubro, os participantes vão ter, às 13 horas, um passeio de barco no Lago Alqueva, durante o qual vão falar sobre neutralidade climática, coesão e biodiversidade. Pelas 15 horas, haverá uma sessão de trabalho na Partner Hotel e, a partir das 22 horas, realiza-se um passeio na cidade com conversas sobre a Europa.

No dia seguinte, haverá uma visita a Évora com um debate às 10h55 sobre Democracia e Património na Fundação Eugénio de Almeida e às 17h30 realiza-se uma sessão de trabalho sobre os vídeos, sketches e posters a produzir pelos participantes. No dia 27 de outubro, pelas 11 horas, na Escola Secundária Conde de Monsaraz realiza-se uma sessão de trabalho com os alunos do 12.º ano, às 14h30 decorre uma visita ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval e a partir das 23 horas haverá observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.

No último dia, 28 de outubro, às 11h20, realiza-se uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz, estando o resto do dia reservado à conclusão e entrega dos trabalhos que serão exibidos posteriormente no Auditório Municipal. A partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, vão ser visionados os trabalhos finais dos participantes e depois haverá um concerto com a cantora ucraniana Kola, em apoio e solidariedade para a comunidade ucraniana em Portugal. A fechar o espetáculo, atua o grupo Monda, composto por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, numa abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons da World Music.

O projeto EUbyLakes visa promover discussões prospetivas sobre a Europa do futuro, estabelecer uma universidade ao ar livre junto a lagos europeus e contribuir para a sensibilização dos cidadãos e para o aumento do conhecimento e compreensão dos participantes sobre a União Europeia.

“O Tempero” é a nova criação da Algures em Montemor-o-Novo

“O Tempero” é a recente criação da Algures no âmbito da Festa do Teatro que está a decorrer em Montemor-o-Novo. Estreia este sábado, dia 22 outubro às 19:30 horas, na Blackbox do Espaço do Tempo.

Este espetáculo baseia-se num jogo de objetos, num desfiar de histórias fragmentadas e num emaranhado subterrâneo que tece o dia-a-dia do ser humano.

A Algures é uma estrutura financiada pela República Portuguesa, Direção-Geral das Artes e apoiada pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Pode adquirir o seu bilhete aqui.

Évora entrega dossiê final de candidatura a Capital Europeia da Cultura

Sob o mote e em torno da expressão tipicamente alentejana “Vagar”, foi entregue ontem, 21 de outubro, na sede do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), em Lisboa, o dossiê final de candidatura que contém a proposta da cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Enquanto modo de ser e de viver enraizado no Alentejo, e aperfeiçoado, como uma arte, ao longo de milénios, o “Vagar” afirma-se, de forma ainda mais convicta, como “uma outra arte de existência” para a Humanidade. A candidatura Évora 27 e o seu programa cultural e artístico partem deste conceito, levando-o mais longe, numa leitura contemporânea que convida a Europa a abraçar o “Vagar” – a consciência plena de que enquanto humanidade, estamos sempre em relação com o universo – lançando questões e procurando respostas para os desafios que enfrentamos coletivamente, contribuindo para um futuro mais pacífico.

Ao lado dos representantes das diferentes entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027 que marcaram presença na entrega do dossiê de candidatura, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, destacou a “adesão da região” à candidatura de Évora, e do Alentejo, a Capital Europeia da Cultura em 2027, e acrescentou: “Julgo que temos aqui uma excelente candidatura, uma candidatura com os olhos postos no país, e na Europa, mas que sobretudo parte da nossa identidade, parte da cidade de Évora e parte do Alentejo. Entendemos que é uma excelente proposta para o desenvolvimento de toda a região centrado na cultura”.

Sobre a versão final do dossiê de candidatura, e o conceito que o inspira, o “Vagar”, Paula Mota Garcia, coordenadora da Equipa de Missão Évora 2027, salientou: “É uma leitura muito honesta da região. Ela parte da história de Évora, e do Alentejo, da sua essência, da sua identidade, e coloca questões à Europa, questões de presente e de futuro”.

A entrega deste dossiê, que aprofunda as diferentes dimensões do formulário de candidatura, e considera as recomendações do painel de especialistas feitas na fase de pré-seleção, constitui mais uma etapa num processo de candidatura que culminará a 7 de dezembro de 2022, com o anúncio da cidade portuguesa vencedora do título de Capital Europeia da Cultura em 2027. Até lá, Évora recebe, a 28 de novembro, a visita de membros do painel de especialistas internacionais que avalia as candidaturas, antes de defendermos a proposta de Évora 27 numa audiência com esse mesmo painel, marcada para 6 de dezembro em Lisboa.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.

Notícias da manhã de sábado, dia 22

Notícias da manhã de sábado, dia 22 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Cláudia Clérigo.

Temas em destaque:

– “Quem conta um conto acrescenta um ponto” é uma das atividades desenvolvida com os idosos das ARPI’s em Montemor;

– 2.ª jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” joga-se amanhã;

– “juntas de freguesia não têm condições para pagar os dez euros”, garante António Danado, membro da ANAFRE

– e jantar convívio decorre hoje, para assinalar os 13 anos da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Montemor-o-Novo.

“As freguesias não têm dinheiro disponível”, diz membro da ANAFRE sobre ajuda no gás

De acordo com o regulamento publicado na passada quarta-feira, dia 19, em Diário da República, “o apoio destina-se à aquisição de gás de petróleo liquefeito em garrafa (GPL), por beneficiários da tarifa social de eletricidade ou de prestações sociais mínimas ascende a 10 euros por garrafa, o qual é pago por um período de quatro meses, de setembro a dezembro de 2022”.

Na primeira fase em que este apoio foi pago, entre abril e junho, os beneficiários dirigiam-se aos balcões dos CTT. Desta vez será na sede das juntas e união de juntas de freguesias.

António Danado (na foto), membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias, refere que “o Governo lançou uma portaria sobre essa matéria, dando a entender que as freguesias assumiriam tal competência da distribuição do dinheiro mas ainda não está nada regulado, nem o protocolo com a ANAFRE foi aprovado. É bom que tenhamos consciência o que diz a portaria, uma vez que serão entregues dez euros por bilha, por mês, a quem se enquadrar no regulamento dos apoios sociais”.

António Danado lamenta que “esta matéria já esteja a ser divulgada sem se ter negociado nada com as freguesias. É no mínimo indiscritível e que lamentamos. As juntas de freguesia não são um braço armado do Governo. Temos autonomia técnica, política e financeira e não somos meros executores das obras do Governo. Querem fazer política com as freguesias têm, pelo menos, que esperar que esta questão seja aceite e negociada no âmbito da ANAFRE”.

Além de ser membro da ANAFRE, António Danado é também presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, no concelho de Montemor-o-Novo, e mostra-se preocupado com a situação financeira das juntas que, na sua maioria, “não tem verba suficiente, nesta altura de final de ano, para fazer o pagamento dos dez euros. Ainda por cima, as freguesias têm que adiantar o dinheiro ao consumidor e depois é que o Governo paga”.

O período de pagamento deste apoio decorre até Dezembro e é da responsabilidade direção do Fundo Ambiental, em articulação com as juntas e uniões de juntas de freguesias, através da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).