GNR associa-se ao Dia Mundial de Combate ao bullying

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, hoje, dia 20 de outubro, associa-se ao Dia Mundial de Combate ao bullying, pela relevância que representa na vida das crianças e jovens.

A Guarda pretende alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas. A violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas esconde ou evita a denúncia da agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, no contexto escolar e em ambiente familiar.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O bullying é um conjunto de atos que servem para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e reiterados, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). Atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.

Por norma, os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, professores e todos os cuidadores a estarem atentos a sinais, tais como alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dores de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento.

Pese embora o bullying não se encontrar tipificado na legislação penal como crime, o mesmo está associado a vários crimes tais como crimes de ofensas à integridade física, injúrias, ameaça e coação, correspondendo os dois primeiros aos comportamentos mais frequentes.

A GNR desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, nomeadamente em ações de sensibilização e campanhas, com temas associados à violência, à cidadania e não-discriminação, aos direitos humanos e direitos da Criança ou regras quanto à utilização da internet.

No âmbito das suas competências em matéria de prevenção criminal, a Guarda tem desenvolvido uma série de ações de sensibilização relacionadas com o bullying, num total de 1264 no ano de 2022, para mais de 39340 mil participantes (entre crianças, jovens e adultos), maioritariamente em contexto escolar, num total de 720 estabelecimentos de ensino público e privado (dados provisórios).

Além destas ações, importa acrescentar que os Postos Territoriais da GNR dispõem de uma sala de apoio à vítima, destinadas a receber este tipo de situações que contam ainda com militares com formação especializada (Apoio a Vítimas Específicas e militares da estrutura de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário), que desempenham um papel essencial no acompanhamento personalizado às vítimas de bullying, encarregando-se de encaminhar as vítimas para outras instituições com competência neste âmbito.

[/shc_shortcode]

Festa do Teatro de Montemor: espetáculo “Laços” apresentado esta quinta-feira

“Laços” é o nome do espetáculo que tem lugar hoje, quinta-feira, 20 de outubro, na Sociedade Carlista, a partir das 21.30 horas, no âmbito da Festa do Teatro de Montemor.

Trata-se de uma criação da companhia de Serpa, Baal 17, com o acolhimento da Alma D’Arame.

Amândio Anastácio, cofundador e diretor artístico da Alma d’Arame, explica que este espetáculo “fala-nos da relação entre histórias da vida, esperança, felicidade e o amor”.

“Laços” que encerra a programação, por parte da Alma D’Arame, na Festa do Teatro em Montemor, que decorre até novembro.

Incêndio no Lar de Idosos de São Geraldo

Um incêndio deflagrou no Lar de Idosos “O Girassol” de São Geraldo, em Montemor-o-Novo, com a alerta a ser dado às 11.15 horas, de acordo com o CDOS de Évora. Não há a registar feridos nos idosos e funcionários do Lar.

Ardeu o quadro eléctrico e parte da instalação eléctrica das instalações que estão neste momento a ser avaliados quanto às condições de operacionalidade do Lar

Estiveram presentes 33 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Montemor, Arraiolos e Mora. A VMER, Proteção Civil distrital e municipal, os presidentes da Câmara Municipal de Montemor e da União de freguesias da Vila Bispo e Silveiras, bem como a  GNR. No total estiveram presentes 13 veículos.

Despiste de ligeiro na A6

Um veiculo ligeiro de passageiros despistou-se esta manhã na autoestrada A6, na zona de Cabrela, tendo provocado um ferido leve.

De acordo com o CDOS o alerta foi às 10.26 horas.

Depois da dobradinha em Footgolf, Pedro Brito quer ser um dos 15 melhores do Mundo

Pedro Brito fez a dobradinha, no passado fim de semana, ao conquistar a Taça de Portugal, na modalidade de Footgolf, depois de já ter conquistado o Campeonato nacional.

O atleta eborense representa o Grupo desportivo Estoril Praia e, em entrevista à RNA revela que estas conquistas são o resultado do trabalho que tem vindo a desenvolver, pelo que é um sonho realizado. “É o seguimento de muito trabalho, andava há procura deste troféu há dois ou três anos e nunca tinha conseguido, e este ano foi perfeito, porque além de ter ganho o campeonato, consegui ganhar a Taça, que é prova rainha de todas as modalidade e todos têm o sonho de a conquistar”.

Pedro Brito revela que esta “é uma modalidade fantástica porque alia o golf com o futebol, mas nem é golf nem futebol, é Footgolf, ou seja, precisamos de uma bola de futebol para praticar e um campo de golf para jogar”. O atleta revela que as regras “são idênticas às de golf, mas adaptadas à modalidade e depois é ganhar o gosto e começar a treinar, parece fácil, mas dá muito trabalho e é preciso muito esforço e sacrifício, onde 80% da modalidade é mental e 20% de outras capacidades”.

Desde 2018, que Pedro Brito joga na modalidade, antes de representar o Grupo Desportivo Estoril Praia, começou a jogar em clubes do distrito, como Sport Clube Alcaçovense e Lusitano Ginásio Clube de Évora, mas lamenta que não existam “campos complexos que possamos adaptar para a prática da modalidade”, na região, para trazer atletas para a mesma, bem como “os patrocínios que não aprecem e as condições não são muitas” revelando. Pedro Brito acrescenta que esta é uma modalidade que “requer algum esforço financeiro”.

Questionado sobre quais os seus objetivos futuros, Pedro Brito garante que, depois desta dobradinha pretende “ficar no Top 15, a nível mundial, falamos de mais de 15 mil jogadores, espalhados pelo mundo e, neste momento estou na 13ª posição, e vamos ver se será suficiente para ficar nos 15 primeiros e acredito que seja possível, mas mesmo que não fique nos 15 primeiros fico, com certeza, nos 20 primeiros”.

O atleta considera ainda que este será “um marco muito importante, para o Footgolf, a nível nacional, para um atleta português, porque nenhum atleta português conseguiu ficar no TOP 20, a nível internacional”.

Para além disso o atleta acrescenta que está apurado já para o Campeonato do Mundo de Footgolf, em maio de 2023, que decorre nos Estados Unidos da América, mas garante que ainda não sabe como será a sua ida, “uma vez que é muito dispendioso, e a ver se consigo algum patrocinador, que me possa ajudar, porque o trabalho que tem sido feito é lutar pelos primeiros lugares do mundo e ser uma referência a nível mundial, nesta modalidade”.

Neste momento, Pedro Brito foi já convidado para realizar um pequeno torneio numa Escola de Évora, para “divulgar a modalidade junto dos mais jovens”.

Aviso amarelo para o Distrito de Évora com chuvas fortes e persistentes

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Meteorológico amarelo para precipitação no Distrito de Évora, que irá manter-se em vigor entre as 9 horas e 18 horas de hoje, 20 de outubro de 2022, com precipitação por vezes forte e persistente. O aviso amarelo para precipitação prevê valores de 10 a 20 mm/1 hora ou 30 a 40mm/6 horas de chuva ou aguaceiros.

Notícias da manhã de quinta-feira dia 20

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 20 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– Encontros literários de Montemor arrancam amanhã com o cinema e literatura em destaque;

– Festa do Teatro de Montemor conta hoje com espetáculo “Laços”, da Alma D’Arame;

– Pedro Brito depois de fazer a dobradinha em Footgolf quer liderar o Top 15 a nível mundial;

– e prémios Europeus “Europa Nostra” com candidaturas abertas até 23 de novembro.

Piloto alentejano morre no Africa Eco Race

O piloto alentejano Armindo Neves, de 51 anos, faleceu ontem, quarta-feira, dia 19, no Africa Eco Race.

O veterano piloto da SWM participava pela primeira nesta competição, tendo sofrido um acidente já perto do final da etapa.

Armindo Neves era natural de Benavila, no concelho de Avis.