U. Montemor regressa às vitórias diante Sp. Viana

Este domingo, 16 de outubro, realizou-se a 3.ª jornada dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Évora. Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) ganhou por 3-0 à equipa do Sporting de Viana, enquanto que o Cabrela foi empatar a zero a Arraiolos.

Já na Liga AFE, na série B, esta jornada teve mais 2 derbys do concelho de Montemor-o-Novo, com a equipa B do Grupo União Sport a ir às Cortiçadas de Lavre vencer por 3-0, e o Valenças a bater o Escouralense por 1-0, com a equipa do Ciborro a obter a sua primeira vitória. O Fazendas do Cortiço, por sua vez, jogou em casa com o CHE Morense, alcançando um empate a uma bola, enquanto que o Foros de Vale de Figueira descansou nesta jornada.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS teve receção ao Sp. Viana, entrou melhor o União com duas chances para marcar, mas com o Viana a responder, numa partida a iniciar com as equipas a jogarem olhos nos olhos. Aos 23 minutos, Gonçalo Catalão esteve à beira de marcar, com a bola a passar ligeiramente ao lado da baliza de Guilherme Henriques. Aos 26 minutos, foi o Viana quase a marcar, com duas enormes oportunidades para se colocar em vantagem, mas Bragança desperdiçour! À meia-hora de jogo, o Viana estava a dominar e muito perto de marcar, contudo, a equipa forasteira, aos 32 minutos, fica reduzida a 10 unidades, com Swelihle Mthiyane a receber o 2.º amarelo, após entrada duríssima sobre João Bugio, e é expulso do encontro. O União aproveitou e tomou conta do jogo. Aos 40 minutos, o guardião do Viana erra ao tentar cortar a bola, com o esférico a sobrar para Capela que mete para Thalison encostar para o golo inaugural. Ao intervalo, o União vencia por 1-0, sendo a expulsão do jogador do Sp. Viana o momento que fez a diferença na partida.
A 2.ª parte arrancou, com o treinador Nuno Canelas a fazer a primeira alteração no Sp. Viana, com Luís Nuno a ser rendido por Serginho. O União entrou forte nos segundos 45 minutos, beneficiando logo de dois pontapés de canto. Catalão aproveitava as facilidades, mas falhava as oportunidades. O União jogava com mais uma unidade, mas o Viana mantinha-se vivo na partida. Aos 66 minutos, o guarda-redes Guilherme comete grande penalidade, derrubando Rodrigo Vicente. Foi o próprio Rodrigo Vicente a assumir a marcação da grande penalidade, sendo eficaz, apontando o segundo da tarde para a formação alvinegra. Por parte do União, aos 68 minutos, João Nobre e João Semedo, entraram para os lugares de António Vicente e Fábio Capela. Aos 70 minutos, no Sp. Viana, Brazão sai para a entrada de Noé. Aos 80 minutos, o União marca o terceiro da tarde, na sequência de um pontapé de canto curto, com Rodrigo Vicente a rematar/cruzar, com a bola ainda a tocar em Bragança e a anichar-se na baliza adversária. Aos 84 minutos, João Guerra faz entrar os jovens Tiago Minhoca e Pedro Reis, para os lugares de Gonçalo Catalão e Luís Madeira. Também Gonçalo Ambrósio se estreou na equipa do União, rendendo Leonardo Pereira, ao minuto 90. Nos últimos minutos, o União esteve à beira do 4.º golo, com oportunidades para Rodrigo Vicente e também Tiago Minhoca, este último que atirou forte ao poste. A partida iria terminar com a vitória justa para o GUS, que assim regressa às vitórias depois de empate diante dos Canaviais, num resultado duro para o Viana, numa partida marcada pela expulsão de um jogador do Viana.

Resultados:
Liga Elite 3.ª jornada:
Alcaçovense 5-1 Monte Trigo
Arcoense 1-3 Portel
U. Montemor 3-0 Sp. Viana
At. Reguengos 1-2 Canaviais
Estrela Vendas Novas 1-0 Redondense
Arraiolense 0-0 Cabrela

Liga AFE Série A JORNADA 3
Vera Cruz 0-6 Lusit. Évora B
Tourega 1-4 Borbense
Estremoz 1-2 Aguiar
O Calipolense 2-1 Oriolenses

Liga AFE Série B JORNADA 3
S Pedrense 0-0 Santana do Campo
Cortiçadense 0-3 U. Montemor B
Fazendas do Cortiço 1-1 CHE Morense
Valenças 1-0 Escouralense
Descansa Foros Vale Figueira

Planos Regionais de Saúde para demências ainda não saíram no papel

Seguindo sempre “a sua linha de intervenção”, o gabinete Alzheimer.m@ior, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, e após um período mais conturbado e de dificuldades, devido à pandemia, tem procurado orientar, sobretudo, numa primeira fase, os cuidadores das pessoas com demência, para as respostas clínicas e sociais existentes.

De acordo com uma das responsáveis pelo gabinete, Rosália Guerra, os cuidadores, quando procuram o apoio da Alzheimer.m@ior, fazem-no quando são “surpreendidos com um diagnóstico de demência” e não sabem o que fazer e como agir. “Aquilo que nós fazemos é orientar as pessoas para as respostas do ponto de vista clínico, que há ao dispor, que não são muitas, e para as respostas sociais, porque uma pessoa com demência e um cuidador podem precisar de um apoio de um centro de dia, de resposta de lar, do apoio de uma unidade de cuidados continuados”, explica Rosália Guerra, não escondendo que, “infelizmente”, ainda se está “muito longe de ter aquilo que é a resposta mais sensível à problemática”.

Rosália Guerra adianta que os planos regionais para a demência foram aprovados em dezembro do ano passado, mas que ainda não foram colocados em prática. “Queremos, com a maior brevidade possível, que venham a ser uma realidade, porque houve muito trabalho feito: os planos estão escritos, constituídos, mas não estão a acontecer”, revela, assegurando que esta é uma “lacuna muito grande” que precisa de ser corrigida urgentemente.

Por outro lado, Rosália Guerra defende que há também um “caminho urgente” a ser feito, com as respostas às pessoas com demência a precisarem de um “enquadramento maior” por parte dos agentes políticos, para que sejam alinhadas “com aquilo que é a política social” para os doentes.

UF da Vila Bispo e Silveiras e a Câmara Municipal em visita conjunta território da Freguesia

O executivo da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, representado pelo presidente, António Danado, e pelo vogal André Banha, a convite do município de Montemor-o-Novo, efetuou uma visita conjunta com a vereadora da Câmara Municipal, responsável pela relação com as Juntas e Assembleias de Freguesia, Sílvia Santos, que se fez acompanhar por técnicas do município, pela área da freguesia.

Esta visita pretendeu demonstrar, não só o extenso território da freguesia, mas também as muitas preocupações, sugestões e novos projetos que a Junta de Freguesia pretende desenvolver.

Segundo o executivo, “o objetivo é que, possamos, em conjunto, trabalhar em prol dos fregueses, melhorando a sua qualidade de vida”.

Inscrições no concurso para jovens tradutores abertas até quinta-feira

O Concurso Jovens Tradutores, da Comissão Europeia, decorre desde 2007 e é dirigido às escolas secundárias, com o objetivo de estimular o gosto pelas línguas e a tradução e promover a diversidade linguística.

As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 20 de outubro, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que depois “há uma seleção aleatória de escolas, sendo que em Portugal podem ser selecionadas 21 escolas”. Depois, adianta, “as escolas devem indicar entre dois a cinco alunos, que tenham nascido em 2005, para fazerem uma prova de tradução”.

Os alunos devem traduzir um texto, que é igual para todos, alusivo à temática da juventude, sendo que o aluno pode escolher em que língua pretende fazer a tradução. No dia 24 de novembro, os alunos fazem esta prova online, em todos os países da União Europeia.

Ana Pereira adianta ainda quais os critérios para a escolha do vencedor: em que um júri “analisa a fidelidade da tradução, bem como estilo, gramática do tradutor e originalidade para encontrar as melhores palavras”.

Mais informações sobre este concurso disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt.

A.XAT Montemor-o-Novo conquista Supertaça de Portugal

Foto: Federação Portuguesa de Xadrez

A A.XAT Montemor-o-Novo, campeã nacional da 1.ª Divisão e detentora da Taça de Portugal, conquistou, este domingo, a Supertaça, numa final em que bateu o Vitória Sport Club, de Guimarães, por 3-1.

A Super Taça, primeira prova da época 2022/2023, regressou aos tabuleiros após um interregno de dois anos, motivado pela pandemia, e realizou-se em Figueiró dos Vinhos, nas instalações da Casa da Cultura.

As duas equipas, que já se tinham defrontado na final da Taça de Portugal, realizada em julho, em Ovar, apresentaram caras novas, que conferiram a qualidade ao duelo.

O triunfo da A.XAT foi conseguido através das vitórias parciais de Fernando Peralta sobre David Silva, no primeiro tabuleiro, e de Paulo Dias sobre Paulo Pinho no quarto tabuleiro, enquanto se verificaram empates nos duelos entre Paolo Ladron de Guevara e Bernardo Cesar Maestro e entre Pedro Gil Silva e José Guilherme Santos.

Diogo Cardinhos e Vítor Carapetudo vencem jogo de matraquilhos em Montemor

Diogo Cardinhos e Vítor Carapetudo foram os vencedores do jogo de matraquilhos que decorreu ontem, sábado, 15 de outubro, no âmbito dos jogos do município.

Em segundo lugar ficaram José Almodôvar e Francisco Neto e, em terceiro lugar José Ramalho e António Cacilhas.

O palco da competição foi o Núcleo Sporting Clube de Portugal Montemor-o-Novo, que organizou este torneio, com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Com boa participação, a iniciativa foi bem condimentada pela emoção e desportivismo, não faltando momentos de grande incerteza. No final, o balanço é muito positivo e todos estavam satisfeitos.

“Pregões do século passado” voltaram ao Mercado Municipal de Montemor

A Festa do Teatro esteve mais uma vez no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Ontem, sábado, 15 de outubro, o Grupo de Artes de Palco da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo apresentou no Mercado Municipal alguns “Pregões do Século Passado”.

Vestidos a rigor, e encarnando, verdadeiramente, cada personagem, foram recriados os pregões que até meados do séc. XX, se ouviam pelas ruas das cidades.

Viveram-se momentos bem divertidos, numa iniciativa com conceção e direção de Sofia Romão e direção musical de Válter Loureiro, contando como pregoeiros: Alice Vieira, Bernardo Xavier, Clara Bastos, Glória Seatra, José Rubira, Leonor Pinto, Luís Inocentes, Manuela Pinto, Maria José Melgueira, Maria Natividade Rito Pereira, Maria Perpétua Paixão Marques, Maria Rosa Correia, Ricardina Camelo, Simão Cardoso, Sofia Rosa Romão

A concluir esta manhã, já no exterior do Mercado, decorreu uma agradável atuação da Tuna da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor.

Sumos coloridos de “Fruta e Legumes” no Mercado Municipal de Montemor

O mês das Alimentação Saudável está a ser assinalado pelo município de Montemor-o-Novo, até dia 21 deste mês.

Para tal, na manhã de ontem, sábado, 15 de outubro, para além de assinalar o Dia do Agricultor, convidando todos a fazer compras no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, colocando à sua mesa, na época certa, os produtos mais frescos e saborosos, realizou-se uma Oficina Gastronómica denominada “Fruta e Legumes”.

Nesta Oficina, o Grupo de Trabalho SMEA, ensinava a fazer sumos coloridos, que permitem a todos iniciar o dia de forma saudável.

Miúdos e graúdos, uns mais desejosos de provar e outros um pouco mais renitentes, aproximaram-se desta banca e, com a Anabela Ferreira e a Vanda Teixeira, descobriram sabores talvez inesperados.

Liga Portuguesa Contra o Cancro precisa de voluntários para peditório

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre entre 28 de outubro e 1 de Novembro.

Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus 4 eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia.

Mais uma vez, este peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que apela ao voluntariado pontual no Peditório, convidando-o a juntar-se a esta causa, com o objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

A participação pode ser feita à medida da disponibilidade de cada um, podendo ocorrer durante os cinco dias ou apenas num período de algumas horas.

Após a submissão do formulário, a candidatura será remetida para o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro do local onde pretende desenvolver o peditório, o qual entrará em contacto oportunamente a fim de prestar as informações necessárias.

UF da Vila, Bispo e Silveiras reativa projeto “A junta resolve”

“A Junta Resolve” é uma iniciativa desenvolvida pelo antigo executivo da União de freguesias da Nossa Senhora da Vila, que regressa novamente a Montemor-o-Novo.

Este projeto ajuda as pessoas da vila, que não tem possibilidades, em pequenas reparações, feitas ao domicílio. O vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, André Banha, refere que “a maior parte dos nossos pedidos são feitos em zonas rurais” e que esta “não é uma concorrência ao comércio local, é um complemento, até porque a pessoa quando precisa de uma peça, ela é comprada no comércio local. O trabalhador de junta que vai fazer este tipo de arranjos não é um técnico especializado, é alguém com alguma formação. É uma pessoa que está para ajudar e é mais uma resposta da Junta de Freguesia.”

Quem pode usufruir destes apoios são pessoas portadoras do Cartão Social – Mor Solidário ou maiores de 65 anos.

Notícias da manhã de domingo dia 16

Notícias da manhã de domingo, dia 16 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– projeto “A Junta Resolve” regressa a Montemor-o-Novo;

– GUS recebe, hoje, o Sporting de Viana na terceira jornada da Liga Elite;

– planos regionais de saúde para as demências, aprovados há quase um ano, ainda não foram aplicados;

– e concurso para jovens tradutores, da Comissão Europeia, tem inscrições abertas até quinta-feira.