De sexta a domingo, de 23 a 25 de setembro, Montemor-o-Novo viveu de forma intensa as três apresentações de “Lúmen”, de Rui Horta, um projeto que surgiu no ano de saída do coreógrafo da função de diretor artístico d’O Espaço do Tempo, após 22 anos em Montemor.
Em palco, o Rui Horta decidiu celebrar a sua estreita relação com a comunidade através de uma criação multidisciplinar, que integrou várias dezenas de montemorenses, bem como outros habitantes da cidade e da região.
Lúmen prova que “leve é a tarefa, quando muitos dividem o trabalho” e esta grande produção foi construída por muitos, num trabalho intenso que uniu profissionais e amadores, pela paixão de fazer algo que marca um momento de fim de ciclo. Rui Horta foi ao detalhe e puxou pelo melhor de todos. “O resultado foi um espetáculo inesquecível, com uma mensagem forte, que combina dança, música e palavra. No final, ficamos com a certeza que “mais cedo ou mais tarde o vento voltará a soprar”. Todos os participantes estão de parabéns”, diz o Município de Montemor-o-Novo.
Após o espetáculo de sábado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão e o vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, subiram ao palco para também o Município homenagear Rui Horta, “um Homem e Artista que pisou e habitou no nosso chão e que, quer pela sua notável carreira enquanto coreógrafo quer pelo seu papel enquanto diretor artístico do Espaço do Tempo contribuiu local, regional, nacional e internacionalmente, de forma notória, para o engrandecimento e a dignificação do nome do Município, enquanto território de cultura e arte”.
A homenagem passou pela entrega a Rui Horta, após aprovação por unanimidade em Reunião de Câmara Municipal de 21 de setembro de 2022, da “Medalha de Mérito Municipal”. “É deste modo que Montemor-o-Novo agradece e reconhece o valioso trabalho de Rui Horta, em mais de duas décadas, para e com a nossa comunidade! Obrigado Rui Horta!”, diz ainda a autarquia, em nota de imprensa.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo