Representantes de Cabo Verde e Tarrafal visitam Montemor

Vem de longe a relação de cooperação e amizade entre Montemor-o-Novo e o Tarrafal, município situado a norte da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, estando ambos os municípios geminados desde 27 de setembro de 2008.

Na tarde de 20 de setembro, o vice-presidente, Henrique Lopes, e a sua Assessora Joana Sacristão, do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação, tiveram a felicidade de receber na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, numa visita de estima e cortesia, José Silva, diplomata Embaixada de Cabo Verde em Portugal, José dos Reis, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Adilson Costa, presidente da Assembleia Municipal do Tarrafal, e Celestino Silva, diretor do Gabinete Técnico do Município do Tarrafal.

Esta comitiva foi acompanhada pelo casal Jacira da Conceição, ceramista, escultora, residente em Montemor-o-Novo desde 2017, e natural de Chão Bom, em Tarrafal, na ilha de Santiago, e Pedro da Conceição, um montemorense artista, escultor e realizador, que tem dinamizado o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, embora informal, foi bem reveladora de que as boas relações entre os Municípios estão para continuar, perspetivando-se para breve uma visita ao Tarrafal. Ficou igualmente bem vincado o apreço que é dado a Jacira e Pedro, que têm efetuado um trabalho artístico ligado à olaria tradicional, projeto que iniciaram no Tarrafal, onde o casal de artistas regressará para mais uma temporada de trabalho e descoberta.

A visita a Montemor-o-Novo desta comitiva, surge igualmente no âmbito da inauguração da exposição coletiva “O Estado do Mundo: Museu do Atlântico Sul”, que tem lugar dia 22 de setembro, no Pavilhão Branco, nas Galerias Municipais de Lisboa, onde Jacira da Conceição participa.

Em Portugal, a Fraternidade Arca de Maria localiza-se em Cabeção (Mora)

A Fraternidade Arca de Maria “escravos por amor”, localiza-se na freguesia de Cabeção, no concelho de Mora, na Casa Nossa Senhora Rainha dos Mártires, contando  atualmente com cinco irmãs.

A irmã Natália, da fraternidade Arca de Maria, explica como é o dia-a-dia e qual é a missão das irmãs “nós divulgamos a consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luís. Nós somos missionárias, estamos espalhadas pelo mundo. Temos como carisma a divulgação de Nossa Senhora pelo mundo”.

Esta comunidade foi fundada no Brasil, onde existem duas casas, mas, atualmente, estende-se a outros países, como Espanha e Portugal.

CineClube de Montemor exibe documentário sobre o lince ibérico

As sessões regulares de cinema estão de regresso ao cineclube de Montemor.

O documentário Montando o Bosque do Lince Ibérico de Juaquin Gutíerrez Acha, é exibido hoje, terça-feira, dia 21 de setembro, no Convento de São Domingos, às 21 horas.

Trata-se de um documentário que  que foca atenção no ecossistema do nosso concelho, um trabalho imperdível sobre questões essenciais para todos, nesta atualidade incerta.

Pedro da Conceição, do Cineclube de Montemor, explica que este é um espaço que se dedica, essencialmente, “a promover o cinema português, embora programemos todo o tipo de cinema, tendo também uma parte de investigação, que se dedica à recolha de memórias e tudo o que é património, quer imagens em movimento, quer de fotografias e fazemos releituras através desse espólio recolhido”.

Também às quintas-feiras tem lugar as sessões regulares do cineclube, no Cineteatro Curvo Semedo, sendo que, “por vezes, decorrem em outros locais, bem como cinema nas freguesias, com um ótica mais popular”, adianta.  Pedro da Conceição explica que estas sessões têm um custo simbólico de um euro, para “facilitar o acesso de todos ao cinema”.

Cineclube de Montemor que já retomou as sessõpes regulares de cinema, sendo que hoje o Convento de São Domingos recebe a exibição do documentário Montando o Bosque do Lince Ibérico, às 21 horas