Obra “Rustica Ebora” disponível em ebook

No âmbito do projeto “HeritageTranslation” foi publicado, por intermédio do projeto EcoBook’s do Instituto Cultural de Évora, o ebook “Rustica Ebora – AnOverviewof Eborense Rural Heritage”, sendo este trabalho uma versão traduzida para inglês da obra original “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria de Nuno Trindade.

A tradução foi realizada e coordenada por Pedro Trindade, que frequenta a licenciatura em Línguas e Literaturas na Universidade de Évora e é irmão de Nuno Trindade.

Os irmãos, Nuno Pardal Trindade e Pedro Pardal Trindade, ambos residentes em Évora, iniciaram o processo no ano de 2021 com a publicação em português do ebook “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria do irmão mais velho Nuno Pardal Trindade com a colaboração de Ana Rosado na revisão ortográfica e textual.

A versão original e a versão traduzida são sobre a descrição e a história de cinco monumentos em meio rural do concelho de Évora, nomeadamente Anta Grande do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres, Castelo do Giraldo, Villa Romana da Tourega e Aqueduto da Água da Prata. Pode aceder à obra aqui.

O autor do ebook original publicou também outros textos como “Chaparro Metálico”, um artigo de opinião, juntamente com Duarte Fernandes, sobre a música Heavy Metal portuguesa.

A iniciativa “HeritageTranslation” é promovida pelo Instituto Cultural de Évora, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude através do OTL – Longa duração e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Associações promovem-se na ExpoMora (c/fotos)

A edição deste ano, da ExpoMora, termina este domingo, 11 de setembro, depois de três dias a promover as tradições do concelho.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que “depois de dois anos sem ExpoMora, estava na expectativa de ter algo diferente e, se esta está bem, as próximas ainda vão estar melhor”.

Já o vice presidente da Câmara de Mora, Hugo Carreiras, garante que esta “é uma Expomora como nunca houve, esperamos um mar de pessoas e estamos a lançar o repto, porque não podemos olhar para Mora só como Mora, mas sim fazer algo mais, em prol das nossas gentes”.

Na ExpoMora está representada a Fraternidade Arca de Maria, localizada na freguesia de Cabeção. A irmã Natália afirma que marcam presença no certame para “vender alguns artigos e divulgar a sua missão e evangelização, recebendo pedidos de oração da população”.

Óleo das grainhas da uva da Adega Mayor dá lugar a cremes corporais

Tendo por base o óleo de grainha das uvas da Adega Mayor, em Campo Maior, e numa parceria com a startup Âmbar, a empresa do Grupo Nabeiro lançou-se, recentemente, no mundo da biocosmética.

Encarado como um complemento à produção do vinho e como um acrescento de valor à marca, garante a CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, o projeto OR, procura, por um lado, dar nova vida aos desperdícios da produção vitivinícola, assim como aproveitá-los em prol de vários benefícios para a saúde. “(O projeto) surge de uma forma natural, em utilizar as grainhas e a pele da uva, que têm benefícios para a saúde, e mais que irmos sozinhos, decidimos fazer uma parceria, com uma pequena startup, de duas empreendedoras, que é a Âmbar”, começa por explicar Rita Nabeiro.

Com o óleo da grainha da uva, adianta a CEO da Adega Mayor, foram feitas algumas experiências, que resultaram nos dois primeiros produtos: um creme de mãos e um de corpo. Agora, começam-se a pensar produzir outros produtos, “que a seu tempo também serão revelados”.

“Tem sido uma aventura interessante, mas para já é um complemento, um caminho alternativo”, assegura a responsável, lembrando que este projeto acaba por fazer pensar “formas diferentes de reaproveitar”, no caso, os subprodutos da uva.

Rita Nabeiro garante ainda que esta tem sido “uma boa aposta”, estando muito satisfeita com o resultado, lembrando a sua componente de economia circular, bem como de sustentabilidade.

Estes cremes, tendo em conta as propriedades regeneradoras das grainhas da uva, hidratam e renovam a pele, preservando a sua firmeza e luminosidade. Para já, o projeto OR conta com um creme de mãos e outro de corpo. Ambos podem ser adquiridos através da loja online da Adega Mayor.

Totens com excertos da “Levantado do Chão” vão ser colocados no concelho de Montemor

O concelho de Montemor-o-Novo recebeu uma nova sinalética, para instalar em Totens à entrada da cidade e das freguesias.

Estes totens, revela Nuno Cacilhas responsável pela Biblioteca Municipal Almeida Faria, “contêm pequenos excertos a obra literária “Levantado do Chão”, de José Saramago, que foram escolhidos propositadamente para aquele local”.

No total, são cerca de 40 totens que estão a ser instalados e têm a linha gráfica do Roteiro Literário “Levantado do Chão” e é objetivo “convidar as pessoas a conhecer o território de Montemor, através das palavras de José Saramago”.

Esta instalação de totens com excertos da obra de José Saramago resulta de um projeto cofinanciado pela Turismo de Portugal, em parceria com o município de Montemor.

Feira das Cebolas em Portalegre termina este domingo

Termina este domingo, dia 11 de setembro a Feira das Cebolas que decorre no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre.

O programa deste domingo começa às nove da manhã, com o passeio de Bicicletas Clássicas e pelas 15 horas, no palco 2,  há uma demonstração de Sevilhanas para todas as idades e para todos os públicos, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista.

Na Praça de Touros José Elias Martins, pelas 17 horas, há uma corrida de touros, com concurso de ganadarias.

Pelas 19 horas, há mais um concerto a não perder, com um dos mais promissores artistas da nova geração de músicos portugueses, Eduardo Branco.

A Feira das Cebolas encerra no Palco Principal com o som eterno das guitarras, violas e vozes da canção de Coimbra, pelas 21 horas, com os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Dia do Bombeiro Profissional celebra-se este domingo

O Dia Nacional do Bombeiro Profissional é celebrado, anualmente, a 11 de setembro. A escolha deste dia prende-se com os atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001.

Este dia tem como objetivo homenagear todos os bombeiros profissionais e respetivas corporações e destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio.

Neste dia várias corporações de bombeiros de todo o país juntam-se numa parada que conta com mais de 300 profissionais, entre bombeiros municipais, sapadores, privativos, força especial de bombeiros e profissionais das associações humanitárias de bombeiros.

É também feita uma homenagem especial a todos os bombeiros falecidos em serviço.

Fogo de artifício e concerto de Virgul encerram este domingo a ExpoMora

A edição de 2022 da Feira ExpoMora termina este domingo, dia 11 de setembro. O programa começa às oito da manhã com o torneio da malha e às nove da manhã há o passeio BTT.

À tarde pelas 15.30 horas decorre no Auditório do Parque de Feiras o Colóquio “A importância de proteger o rio”, as “Principais ameaças aos Ecossistemas Aquáticos” e os “Efeitos das alterações climáticas nos sistemas aquáticos”.

No palco cultural o grupo de Cantares Alentejanos de Brotas atua pelas 18 horas e às 18.30 horas segue-se uma atuação do Grupo de Cantares da ARPI Mora onde o artista João Carlos Pereira e os seus “dançarinos” estão acompanhados pelo acordeonista Manuel.

No palco museu, Ana Arrebentinha atua pelas 21.30 horas e às 23 horas Virgul sobe ao palco para animar todos os presentes com o seu espetáculo musical.

Para fechar mais uma edição da ExpoMora, há fogo-de-artifício à meia-noite.