“Visita aos bastidores” no Fluviário de Mora

“Visita aos bastidores” é uma das aventuras ambientais disponíveis no Fluviário de Mora, em são abertas as portas mais secretas do Fluviário, as que vão dar ao coração e cérebro deste Aquário.

Os bastidores do Fluviário de Mora, são uma oportunidade para conhecer e aprender um pouco mais sobre os sistemas necessários à manutenção deste espaço.

“Visita aos bastidores” está disponível todo ano, tem uma duração de uma hora e requer marcação prévia.

Atendimento da Deco esta quarta-feira na UF da Vila, Bispo e Silveiras

A Deco realiza esta quarta-feira, 7 de setembro atendimento, de forma gratuita, presencial na junta de freguesia da União de Freguesias da Vila Bispo e Silveiras.

O atendimento é realizado à primeira quarta-feira de cada mês na sede, situada no Largo Dr. Banha de Andrade e feito por ordem de chegada, entre as 10 e as 13 horas.

“Esta feira voltou com mais força”, segundo diretor regional de agricultura

José Godinho Calado, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, marcou presença, nos últimos dias, na Feira da Luz / Expomor 2022 e aos microfones da Rádio ELVAS garantiu que “esta feira tem bastante tradição e, este ano, após dois anos de paragem, ainda voltou mais em força”.

“Este é um evento que não tem concelho melhor para acontecer que o de Montemor-o-Novo, uma vez que tem uma superfície agrícola muito bem equilibrada para pastorícia, devido ao montado que possui. Toda esta área da produção pecuária assenta aqui muito bem, quer seja nos grande ou pequenos ruminantes”, sublinhou.

De acordo com o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, “toda a envolvente da produção animal, permite ao concelho de Montemor-o-Novo ter uma produção e criação de animais tão grande e com tanta qualidade como os que têm estado expostos na feira”.

“Expomor é a maior feira pecuária do país”, segundo Joaquim Capoulas

O regresso da Expomor ficou marcado, este ano, pelo elevado número de animais expostos no certame, mais de 1050, bem como pela sua qualidade.

Esta forte adesão tornou a Expomor na “maior mostra de animais do país”, de acordo com Joaquim Capoulas (na foto), presidente da APORMOR.

“Montemor é, hoje em dia, o local onde todos querem marcar presença. Nunca houve em Portugal, nestas espécies da pecuária extensiva, uma mostra e um evento com importância. Aqueles que eram os grandes eventos da agricultura, estão hoje em dia a perder importância porque se viram para a maquinaria agrícola. Com os animais é preciso amor e paixão. Com as máquinas desligamos a chave e está parada”, garantiu o responsável.

Joaquim Capoulas assume que foi muito complicado, durante a pandemia, “manter os leilões de animas. No entanto, há setores onde foi impossível fazer confinamentos. Cheguei a estar à meia-noite ao telefone com os gabinetes dos ministros e com a direção veterinária para que nos deixassem fazer os leilões. Os animais não podem estar parados e tem que haver esta circulação de produtos”.

Concurso e leilão da raça Aberdeen-Angus na EXPOMOR

Foto: Associação de criadores Aberdeen-Angus Portugal

O último dia da EXPOMOR, esta segunda-feira, 5 de setembro conta com o VI Concurso ibérico da raça Aberdeen-Angus, às 10 horas, na APORMOR Arena.

Já à tarde, pelas 16.30 horas decorre o leilão de Machos e fêmeas da raça Aberdeen-Angus, subvencionado para sócios da APORMOR.

Já o RCM Spot abre às 23.30 horas com música e animação, sendo que pela meia-noite os DJs Slowminded e Junior K, animam o resto da noite.