Festas no Barro Branco têm início esta sexta-feira

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco, em Rio de Moinhos (Borba) têm início hoje, sexta-feira, dia 2 e decorrem até segunda-feira, 5 de setembro.

São quatro dias de festa que têm lugar na Ermida de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco.

O programa de hoje, sexta-feira, 2 de setembro tem início às 19 horas com a abertura do Bar, dando assim início às Festas.

Pelas 22.30 horas há baile abrilhantado pelo Grupo Musical REMIX (elementos OÁSIS TRIO), seguindo-se às duas da manhã discoteca ao ar livre com DJ Brat.

Haverá no recinto um esmerado serviço de BAR.

 

Busto de homenagem ao padre José Flausino inaugurado em Lavre

É inaugurado este sábado, 3 de setembro, em Lavre, no 37º aniversário da sua morte, um busto em memória do padre José Flausino.

Pelas 17 horas, haverá romagem ao cemitério. Às 18 horas, será celebrada uma eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho. A inauguração do busto está marcada para as 19 horas.

O padre José Flausino nasceu a 14 de novembro de 1913, no Couço, concelho de Coruche. Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 10 de agosto de 1937, por D. Manuel Mendes da Conceição Santo, em Borba.

No seu percurso, foi nomeado ecónomo e prefeito do Seminário de Vila Viçosa, e encarregado da paroquialidade da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde, foi nomeado ecónomo do Seminário de Évora. Em setembro de 1943, assumiu as Paróquias de São Cristóvão e S. Romão, no concelho de Montemor-o-Novo, e de Santa Suzana, em Alcácer do Sal.

Foi ainda pároco da Granja, no concelho de Mourão, pároco interino de Monforte, das Paróquias de Torrão e S. Romão do Sado, no concelho de Alcácer do Sal. Em agosto de 1953, foi nomeado diretor assistente da Casa do Gaiato, em Alcácer do Sal, e depois da Casa do Gaiato de Setúbal, aquando da sua abertura.

Em outubro de 1956, torna-se Capelão do Albergue Distrital de Évora.

A 9 de outubro de 1959, torna-se pároco de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, e de Santana do Mato, no concelho de Coruche.

A 31 de dezembro de 1966, além da Paróquia de Lavre, é encarregado da paroquialidade das novas Paróquias de Vale de Figueira e Cortiçadas, criadas por Decreto de 8 de dezembro de 1966. A 1 de Janeiro de 1984, é nomeado pároco de Lavre, de Vale de Figueira, Cortiçadas e Santana do Mato.

Faleceu a 3 de setembro de 1985, no Hospital de São João de Deus, em Montemor-o-Novo, tendo sido sepultado no cemitério de Lavre.

Montemor é Praça Cheia com corrida de touros no domingo

Montemor-o-Novo é Praça Cheia este sábado e domingo, dias 3 e 4 de setembro, com espetáculo de variedades taurinas, no sábado, e corrida de touros, no domingo, integradas na edição deste ano da Feira da Luz.

A corrida de touros “é já um momento habitual”, por esta altura em Montemor, recorda Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia” adiantando que tem todos o ingredientes para ser uma boa corrida e o cartel foi construído com os melhores cavaleiros do momento”.

Na corrida de touros de domingo entram em Praça os Cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Júnior e Francisco Palha. Para Paulo Vacas de Carvalho “estão reunidas as condições para que esta seja uma grande corrida de touros”.

O Grupo de Forcados de Montemor, pega os seis touros em solitário. O empresário destaca “o momento extraordinário” que os forcados montemorenses vivem, neste momento, e penso que será do agrado de todos nós ver o grupo de Montemor a triunfar na sua terra”.

Quanto aos seis touros da Ganadaria São Torcato, Paulo Vacas de Carvalho está convencido que “estão num tamanho ótimo e esta é uma ganadaria brava, por isso penso que serão de sucesso”.

Para além da corrida de domingo, amanhã, 3 de setembro, pelas 18 horas, há um espetáculo de variedades, com o objetivo de “promover a festa brava, sem esquecer dos mais novos e por isso, vêm três cavaleiros jovens, para tourear três novilhos da ganadaria São Torcato”. Os cavaleiros são Francisco Maldonado Cortes, João Dias e Vasco Veiga, e pegam os forcados jovens do Grupo de Forcados de Montemor”.

A abrilhantar a corrida de domingo está Banda da Sociedade Carlista. Paulo Vacas de Carvalho afirma que “Montemor é uma cidade de aficionados e temos que continuar com esta obra, da qual Simão Comenda fez parte”, acreditando que esta corrida “será um sucesso”.

A Corrida de Touros que decorre domingo na Praça de Touros de Montemor, está marcada para as 18 horas, e a reserva de bilhetes pode ser feita através do número 300 505 171.

LED.ON tocam Led Zeppelin esta sexta-feira na Feira da Luz

Na noite desta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Palco Tasquinhas, do Festival da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atuam os LED.ON, uma banda de culto de celebração do legado dos LED ZEPPELIN.

Este é um projeto coletivo dinamizado pelos músicos Paulo Ramos na voz, Mário Delgado na guitarra, Manuel Paulo nos teclados, Zé Nabo no baixo e Alexandre Frazão na bateria. Durante o espetáculo, com início marcado para a meia-noite, vão interpretar músicas como “Whole lotta love”, “Heartbreaker” e “Black Dog”, entre muitas outras.

Concurso de Mel decorre sábado na Feira da Luz

Presença habitual no programa da Feira da Luz é a do Concurso de Mel, que já vai na sua 22.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O concurso decorre amanhã, sábado, dia 3, pelas 10 horas, na sede da Montemormel.

Para as 15 horas está marcado o colóquio sobre apicultura e a entrega de prémios do concurso, no auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Taxas de câmbio em destaque na rubrica da DECO

Fazer as malas e ir de férias significa, para muitos portugueses, viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa.

Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Na edição desta semana da rubrica da DECO, Neide Brás, jurista na delegação regional do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que é necessário ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, uma vez que “os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar”.

No regresso, de acordo com a jurista, “se ainda tiver moeda estrangeira e pretender trocar por euros, fique ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra)”.

A troca de euros para outra moeda pode ser feita numa instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço eletrónico.

Nuno Melo na Feira da Luz: “Agricultura sempre foi um setor estratégico”

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo (na foto), visitou ontem, quinta-feira, dia 1, a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

O deputado no Parlamento Europeu garantiu aos microfones da Rádio Nova Antena que “a agricultura, para o CDS, nunca foi questão de moda mas sempre um setor estratégico. Não é à toa que presidentes e deputados do CDS deram sempre à agricultura um lugar de destaque. A dra. Assunção Cristas, enquanto ministra da agricultura, deu sempre conta do recado e eu, quando assumi funções no Parlamento Europeu, optei como comissão especializada para trabalhar a da agricultura”.

A acompanhar esta visita estiveram membros do CDS-PP, como António Pinto Xavier, vereador na câmara municipal de Montemor-o-Novo, entre outros.

Lucky Duckies esta sexta-feira nas Festas de Alandroal

Ontem, quinta-feira, dia 1 de setembro, teve início mais uma edição das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal, que decorrem até segunda-feira, dia 5 de setembro.

Esta sexta-feira, 2 de setembro, o programa das festas começa às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal, com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição. Pelas 21.30 horas há espetáculo musical com Trigueirão no Relheiro e às 22.30 horas atua a banda Lucky Duckies.

Os espetáculos musicais decorrem na Praça da República do Alandroal, seguindo-se pela meia-noite um baile tradicional com os ZeF.

Para fechar a noite, os 2Glazen e Club Banditz atuam no Castelo do Alandroal a partir da meia-noite.

Cocktails com produtos da região servidos na Feira da Luz

A Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, além de um espaço de negócio, é também um certame onde se dá destaque aos produtos da região, importância de uma agricultura sustentável e alimentos feitos à base de produtos locais e da época.

Fernão Gonçalves esteve na Feira da Luz a criar “cocktails com produtos da região, no âmbito do projeto SMEA. Criámos um gin tónico com gin alentejano, alecrim e limão e criámos um cocktail especial para a feira que conta com licor de bolota da tia Dulce, infusão de bolota do Freixo do Meio e um gin alentejano da black pig, assumindo-se como um clássico com personalidade alentejana e que tem sido um sucesso. Como nos lembramos sempre das pessoas que não bebem álcool, temos uma infusão de pepino, limão e hortelã”.

O responsável por esta iniciativa afirma que costuma “marcar presença em Montemor-o-Novo, em atividades do SMEA, mas nunca tinha estado na Feira da Luz”.

GNR de Évora: cinco acidentes e quatro detenções esta quinta-feira

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora registou ontem, 1 de setembro, na sua área de responsabilidade, cinco acidentes de viação, sendo três atropelamentos, um despiste e uma colisão, dos quais resultaram apenas danos materiais.

Ao nível da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, quatro contra o património, quatro contra a vida em sociedade, dois crimes previstos em legislação avulsa e um crime de maus-tratos a animais de companhia.

Foram ainda efetuadas quatro detenções em flagrante delito, sendo três pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 36 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

Exposição SMEA patente na Feira da Luz

A exposição SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar está patente até segunda-feira, no pavilhão de exposições da Feira da Luz.

Nesta mostra “é partilhado o caminho percorrido desde o processo colaborativo, entre os agentes locais e o município, sensibilizando a comunidade para as temáticas debatidas e refletidas, com vista a um novo paradigma do setor agroalimentar”, de acordo com Anabela Ferreira, técnica do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.

Nesse sentido, “a exposição é, basicamente, um resumo da primeira série da revista SMEA, lançada em março deste ano e que tem aqui a sua expressão tridimensional, com acesso às suas rúbricas”, garantiu a técnica.

A SMEA é uma Estratégia Alimentar, que se consubstancia nomeadamente na promoção do desenvolvimento da economia local, na preservação dos recursos naturais e culturais, na sustentabilidade alimentar do concelho em que entidades, associações, empresas e cidadãos partilham conhecimentos, experiências, promovem e consolidam iniciativas/projetos, cumprindo assim com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2020-2030

No concelho de Montemor-o-Novo, a SMEA compreende a produção, a transformação, a comercialização, a segurança e saúde alimentares e os comportamentos de consumo, configurando desafios e objetivos estratégicos para o desenvolvimento futuro do concelho.

Diogo Piçarra atua esta sexta-feira na Feira da Luz

Diogo Piçarra, um dos grandes nomes da música portuguesa, vai estar presente esta sexta-feira, dia 2 de setembro, no palco principal da feira da Luz em Montemor-o-Novo.

No palco secundário vai atuar, à meia-noite, o grupo Lead On, constituído por grandes músicos portugueses, um tributo a Lead Zeppelin.

O presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão revela que “Diogo Piçarra é um nome que é do agrado de muitos portugueses, vai estar no palco principal da feira da Luz a dar um grande concerto.” e “No palco secundário iremos ter um grande grupo português de tributo a Lead Zappelin, que são os Lead On, um grupo constituído por grandes músicos portugueses, que irão dar um show enorme”.

Inauguração de exposição na Galeria 9ocre

Está patente a exposição na Galeria 9ocre, até 3 de setembro.
Na Galeria, pode ver  trabalhos dos artistas Júlio Jorge, Carlos Godinho, Francisco Rato, Joaquim Rosa, Pedro Pinheiro, Flávio Horta e Manuel Casa Branca.