Tapetes de Arraiolos em exposição em museu de Mira de Aire

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, realiza de 15 de setembro a 15 de dezembro a exposição “Tapetes de Arraiolos: Séculos de História Bordados”.

A exposição tem a colaboração da Câmara Municipal de Arraiolos, sendo que a mostra vai integrar Tapetes de Arraiolos da coleção do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 as 18 horas e é promovida através de uma parceria entre as Juntas de Freguesia de Mira de Aire e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores polos da Industria têxtil de Portugal durante o Século XX, sendo que o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial, sem que a instituição museológica de tutela municipal, se assume como um centro de divulgação e estudo das áreas da História, Artes Decorativas e Etnografia que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades.

CRI Alt reúne conselheiros para a inovação na CCDR Alentejo

No processo de preparação do Programa Regional e no sentido de preparar um modelo de governação adequado, para acompanhar a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), “justificava-se uma reflexão conjunta por parte dos membros do Conselho Regional de Inovação – CRI Alt”, revela a CCDR Alentejo, em nota de imprensa.

Esta reflexão aconteceu ontem, dia 31 de agosto, no auditório da CCDR Alentejo, a qual contou com a presença de mais de 30 conselheiros representantes dos municípios e comunidades intermunicipais, instituições de ensino superior (Universidades e Politécnicos), instituições de investigação cientifica, PACT, ADRAL, Fundação Eugénio de Almeida, Comissão Diretiva do PO Regional Alentejo 2020, Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais (OADR), Direção de Serviços do Desenvolvimento Regional, entre outros.

Nesta sessão foi aprovado, por unanimidade, a designação de membro-embaixador: Carlos Zorrinho, que com a sua experiência nos processos de inovação regional e pela ligação às instituições europeias será um contributo decisivo para a afirmação deste Conselho.

Foram abordados aspetos relativos à governação, monitorização e avaliação da EREI – Estratégia Regional de Especialização Inteligente e identificada a necessidade de articular dimensões institucionais (de resposta a desafios de coordenação de iniciativas, de instrumentos de política e de dinamização dos atores regionais e setoriais) e dimensões técnicas (de acompanhamento e monitorização e também de apoio ao Conselho Regional de inovação).

Após a abertura da sessão pelo Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, o Vogal Executivo do PO Alentejo 2020, Tiago Teotónio Pereira apresentou principais linhas da versão-projeto do Programa Alentejo 2030, que se encontra em consulta pública.

O Modelo de Governação da EREI 2030, e os elementos de operacionalização na vertente Monitorização fizeram parte dos temas abordados pela DSDR e OADR.

No final dos trabalhos houve uma partilha de preocupações relacionadas questões demográficas de perdas de população e com a dificuldade de atração e retenção de talentos para a Região, tendo sido estabelecido o calendário para um Roteiro de Inovação no Alentejo.

Torneio de Xadrez este sábado na Feira da Luz

Um torneio de Xadrez tem lugar este sábado, 3 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A iniciativa está marcada para as 14.30 horas e insere-se na programação da edição deste ano da Feira da Luz.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte email: geral@axat.pt

Espaço artesanato com diversos expositores na Feira da Luz

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda na Feira da Luz, vai promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais.

Hoje, pelas 16.30 horas, A Ciranda promove uma oficina de construção de talegos com Ermelinda Abelha e pelas 18 horas uma oficina de iniciação ao crochet com Cristina Parreira.

A Feira da Luz conta, este ano, com 210 expositores e decorre até segunda-feira, dia 5 de setembro.

“Temos tudo para ser felizes estes seis dias”, garante Olímpio Galvão

A Feira da Luz abriu portas ontem à noite no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, onde decorre até segunda-feira, dia 5.

Gastronomia, música e artesanato fazem parte deste certame que conta com 210 expositores e que, segundo o presidente da câmara. Olímpio Galvão, é “possivelmente a Melhor Feira da Luz de sempre. Para além desta união entre montemorenses e quem nos visita, a Feira da Luz eleva-se este ano a um patamar de excelência. Este é um evento local, mas de dimensão regional e nacional”.

“Temos muito para celebrar e a Feira da Luz é precisamente isso. Há uma expetativa gigantesca e houve uma aposta muito grande da câmara municipal porque toda a gente merece diversão. Estamos todos a trabalhar no mesmo sentido, há uma grande união e todos estamos a trabalhar para que sejam seis dias muito bons. Passados dois anos de pandemia, temos tudo para sermos felizes nestes seis dias”, sublinhou o autarca.

Expomor tem “no mínimo 1050 animais em exposição”, diz Joaquim Capoulas

A Expomor, certame dedicado à pecuária, conta, este ano, com mais de 1050 animais em exposição no decorrer do evento, que acontece em simultâneo com a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa, da responsabilidade da APORMOR, “é um evento único do país, com um a dimensão que nunca aconteceu antes o que revela a disposição de todos em marcar aqui presença. Pela primeira vez temos animais provenientes dos Açores, algo bastante dispendioso para os proprietários que, mesmo assim, não quiseram faltar”, como nos referiu Joaquim Capoulas, presidente da associação.

“Montemor-o-Novo é o sétimo concelho do país em área, sendo que em área útil para pastoreio é o maior, o que é a grande fonte de criação de riqueza e bem-estar das populações, sobretudo das rurais”, garantiu o responsável.

A APORMOR, associação de Montemor-o-Novo, representa uma estrutura essencial na fileira dos bovinos, ovinos e caprinos em termos nacionais, uma vez que se tornou num pólo importante de encontro de vendedores e compradores de gado vivo abrangendo uma vasta área de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade.

Colóquio sobre o futuro da agricultura decorre em Montemor-o-Novo

“Agricultura – o futuro aqui tão perto” é o nome do colóquio que decorre esta quinta-feira, dia 1, no âmbito da programação da APORMOR para a Feira da Luz.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Rugby Clube de Montemor, tem início marcado para as 17 horas e vai abordar temas como “A vaca leiteira”, “A vide de um veterinário” ou “O futuro da Agricultura”, entre outros relacionados com o assunto.

Feira da Luz / Expomor 2022: veja as imagens da inauguração

A Feira da Luz / Expomor 2022 já abriu portas no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo.

Este é um evento que alia a cultura, à música, ao artesanato e à gastronomia e que dá também grande destaque ao mundo rural, contando este ano com mais de 1000 cabeças de gado em exposição.

A Feira da Luz decorre até segunda-feira, dia 5. Veja na foto reportagem as imagens da inauguração.

Festas de Alandroal estão de regresso esta quinta-feira

Começam esta quinta-feira, 1 de setembro, as Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude no Alandroal.

João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal revela que este ano é retomado o modelo tradicional das Festas, “já com a parte religiosa a cargo da Paróquia, mas depois com toda a componente de animação, em que o município assume no papel principal, na organização, mas que conta com a colaboração da Junta de Freguesia, da Associação Jovem e de outras associações”.

O presidente espera que este seja “um momento de convívio e aproximação, porque é um momento em que as pessoas que estão fora regressam à terra para conviver com os seus familiares”.

O presidente adianta os espetáculos musicais “vão garantir a animação”, garantindo que há também “as tasquinhas, a cargo das associações, bem como garraiadas e uma componente desportiva, pelo que é mais um momento para visitar o concelho, conhecer um pouco mais e aproveitar esta época festiva, para descontrair um pouco”.

O programa desta noite começa às 21 horas na Igreja Matriz do Alandroal com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição e pelas 23 horas no castelo do Alandroal há música com os artistas Zé Pedro Sousa e Dj Brat.

As festas decorrem até segunda-feira, 5 de setembro, e têm entrada é gratuita.

Incêndio agrícola consume pasto em Montemor

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, dia 31 de Agosto, três acidentes de viação, sendo dois atropelamentos e uma colisão, dos quais resultaram danos materiais. Ocorreram ainda dois acidentes de trabalho, nas localidades de Redondo e Vendas Novas, dos quais resultaram dois feridos leves.

Deflagraram dois incêndios, sendo um em quadriciclo, na localidade de Vendas Novas, tendo provocado danos no mesmo, e um incêndio agrícola em Montemor-o-Novo, tendo ardido 400 m² de pasto.

No que diz respeito à criminalidade, foram registadas duas ocorrências, sendo um crime contra o património e um contra a vida em sociedade.

Em termos contraordenacionais, foram registadas 48 infrações relativas à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Desconfinar mais, Verão Seguro 2022, Hermes – Viajar em Segurança, Campo Seguro 2022 e operação Poluição Aquática e captação de água.

Concurso Ibérico da Raça Merina Precoce na EXPOMOR esta quinta-feira

Depois da inauguração, ontem quer da Feira da Luz, quer da EXPOMOR, hoje este espaço da responsabilidade da APORMOR conta, às 17 horas com um colóquio subordinado ao tema “Os jovens juntos pelo mundo rural no âmbito do protocolo APORMOR Jovem/Rugby Clube Montemor (RCM), no auditório da APORMOR.

Pelas 18.30 horas há um concurso Ibérico da raça Merina Precoce, na Tenda dos Ovinos, organizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos de Raça Merina Precoce.

Já às 23.30 horas abre o espaço RCM Spot, que será animado pelO DJ Slowminded, Novinha e Dj Santos, madrugada fora.

Clã atuam esta noite na Feira da Luz

Os Clã, uma referência da música nacional portuguesa, atuam na noite desta quinta-feira, dia 1 de setembro, pelas 22 horas na Feira da Luz em Montemor-o-Novo.

No palco tasquinhas atua o grupo do concelho, To The Best, um tributo a Tina Turner, que decorre a partir da meia-noite.

O presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, revela que os Clã “irão dar um espetáculo enorme, do agrado de muitas pessoas”, e “será também uma noite bem divertida a partir da meia-noite junto às tasquinhas com o grupo Tho the Best”, num tributo a Tina Turner.

A feira da Luz Expomor que se estende até à próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, teve início ontem com a atuação de Carolina Deslandes e hoje com a atuação do grupo Clã. Os artistas Diogo Piçarra, Sara Correia, Luís Represas e Calema ainda vão pisar o palco desta edição da feira da Luz, em Montemor-o-Novo.