Oficina “Mãos na Terra” na Oficina da Criança esta terça-feira

Até  setembro, na Oficina da Criança, as crianças estão a colocar as mãos na terra. Tudo se passa às terças e quintas-feiras, de das 9.30 às 11 horas, através da Oficina Mãos na Terra, com João Armas, do Município de Montemor-o-Novo, no Serviço de Jardinagem.

Destinada a crianças dos 5 aos 14 anos, esta atividade tem lugar no Parque Urbano e no Pátio da Oficina da Criança e é um projeto de aprendizagem para a importância de cuidar e criar espaços verdes proporcionando uma maior consciencialização através da prática e preservação do meio ambiente.

Nesta Oficina as crianças podem aprender como se planta e cuida de um canteiro, conhecer as espécies de ervas que impedem o crescimento de outras espécies; saber como semear e cuidar da relva, como e quando regar e como cuidar das árvores, sob a orientação cuidada de quem faz da jardinagem o seu modo de vida.

Pôr as mãos na terra, sentindo-a ao cuidar dela, pode constituir uma motivação para que as gerações mais jovens encarem esta área como fundamental para a obtenção de uma maior qualidade de vida nos locais onde se vive.

14 acidentes e quatro incêndios no fim de semana no distrito

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora registou, entre sexta-feira, 26 de agosto, e ontem, domingo, dia 28, na sua área de responsabilidade, 14 acidentes de viação, sendo nove colisões, quatro atropelamentos de animais e um despiste, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

Foi também registado um acidente de trabalho em Alandroal, do qual resultou um ferido grave, bem como quatro incêndios, dois deles em resíduos. Um incêndio urbano, em Redondo, consumiu uma arrecadação, enquanto um incêndio agrícola, em Évora, queimou cerca de dois hectares de pasto.

Ao nível da criminalidade foram registadas 26 ocorrências: nove crimes contra o património, sete contra as pessoas, seis contra a vida em sociedade e quatro crimes previstos em legislação avulsa.

Foram ainda detidas sete pessoas em flagrante delito: três pelo crime de condução em estado de embriaguez, três por condução sem habilitação legal e uma pelo crime de posse ou tráfico de armas proibidas.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 155 infrações à legislação rodoviária, sete à legislação ambiental e duas à legislação policial.

Erva Brava instala-se na StartUP Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo e a empresa Erva Brava assinaram já o contrato de utilização de instalações da incubadora startUP Montemor-o-Novo e prestação de serviços.

A empresa Erva Brava, vencedora do 1.º prémio do Concurso de Ideias de Negócios, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, irá usufruir de um ano de incubação gratuita em espaço cowork e de serviços de apoio prestados pela incubadora para desenvolver o seu projeto. Esta empresa, liderada por Ricardo Silva e Liliana Vinagre, dedica a sua atividade ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais regenerativos com vertente de prestação de serviços e produção sustentável de alimentos.