Município de Alandroal com parceria solidária para reabilitar habitações

O município de Alandroal, a Fundação Manuel António da Mota e a Associação “Just a Change” iniciaram, no terreno, a reabilitação de habitações das famílias mais necessitadas do concelho, pelo terceiro ano consecutivo. Estão em causa intervenções de melhoria da habitabilidade geral, renovação de coberturas, criação de instalações sanitárias ou cozinhas levadas a cabo por voluntários com o apoio de mestres locais.

Neste verão, serão realizadas quatro intervenções, que correspondem a outros tantos agregados familiares sinalizados em todo o concelho, num total de dez pessoas beneficiadas.

O investimento total, repartido em partes iguais entre o município e a fundação, ronda os 40 mil euros. A Associação “Just a Change” mobiliza apoio técnico e 25 voluntários para ajudarem na concretização das obras.

Nos dois anos anteriores, foram investidos 40 e 47 mil euros em moldes semelhantes, respetivamente, o que correspondeu a nove habitações intervencionadas e 15 pessoas beneficiadas, com 50 voluntários envolvidos.

Estas intervenções são efetuadas em complemento ao Programa de Melhoramentos Habitacionais para Estratos Sociais Desfavorecidos do município e a sua realização presente e futura está integrada na Estratégia Local de Habitação desenvolvida pelo município.

Graças a estas intervenções e à política de contínuo investimento em melhorias habitacionais para as famílias mais desfavorecidas, são já extremamente raras as situações limite no concelho e a autarquia estima que, excetuando situações muito particulares em que não é possível intervir por condicionalismos legais ou vontade dos proprietários, nos próximos dois anos serão eliminadas todas as situações de pobreza habitacional extrema no concelho.

Fase Concelhia de Tiro ao Alvo este domingo no Ciborro

A fase de concelhia do Tiro ao Alvo, tem lugar este domingo, 28 de agosto, na Casa de Cultura e Recreio do Ciborro.

Aos apurados no passado dia 21 de agosto, juntam-se os apurados das restantes freguesias do concelho, para numa tarde que se espera divertida, verificar a mestria dos praticantes desta modalidade.

Deco lança campanha “Água com Conta e Medida”

A Deco lançou a campanha “Água com Conta e Medida” que pretende sensibilizar para o tema da falta de água, uma situação que vive na região do Alentejo, devido às altas temperaturas e período de seca extrema que se vive atualmente.

Desta forma, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da delegação do Alentejo da Deco explica que esta é uma forma de promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis nos consumidores.

Helena Guerra adianta que pequenos gestos podem ajudar e alerta os consumidores que pode ter acesso a toda a informação através do site da DECO.

Em casa o consumidor pode mudar alguns hábitos e por isso, Helena Guerra realça que é na casa de banho que há um maior consumo de água, podendo ser adotadas medidas como “fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água”, ou até “caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água” podendo diminuir a descarga para 8 litros.

Já na divisão da cozinha também se pode poupar água reaproveitando de várias formas ou utilizar redutores de caudal.

Helena Guerra relembra ainda que nos quintais, ou jardins e até mesmo a lavar o carro é possível utilizar menos água, “regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação até porque usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto”.

Se adotar comportamentos eficientes de uso de água, pode chegar a uma poupança de 120 litros de água por dia e para ajudar os consumidores a poupar água, a DECO lançou a campanha informativa Água com Conta e Medida.

Francisco Salgueiro com exposição nos Claustros do Convento de São Domingos

A exposição de fotografia do montemorense Francisco Salgueiro “Botes Baleeiros no Oceano Atlântico” é inaugurada hoje, sábado, 27 de agosto, nos Claustros do Convento de São Domingos, às 18 horas.

A mostra, organizada pelo Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, tem entradas gratuitas e pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas.

Prémios Mais Alentejo: Tapetes de Arraiolos nomeados na categoria Mais Tradição

Os Prémios Mais Alentejo, da revista Mais Alentejo, vão ser atribuídos este ano na 20ª edição.

No setor Mais Tradição, há cinco nomeados: Agostinho Oficina de Olaria, o Café Águias D’Ouro de Estremoz, o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o Museu do Trabalho Rural de Abela e a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo.

Trata-se de cinco projetos que têm sabido preservar as tradições em que a terra alentejana é fértil, escolha que certamente não será fácil para os(as) leitores(as) e público em geral.

Conheça todos os(as) nomeados(as) lendo a revista Mais Alentejo, atualmente nos habituais pontos de venda do país e vote em www.revistamaisalentejo.com a votação a prolongar-se até às 24 horas de 4 de setembro.

Festival de tradição e cultura popular catalã prossegue este sábado em Elvas

O segundo de três dias da manifestação cultural APLEC, no sábado, 27 de agosto, em Elvas, tem a programação seguinte:

  • das 10 às 13 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, amostra de jogos tradicionais catalães;
  • às 10.30 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, espaço de debate; conferência “Do fona à morra, tour pelos jogos tradicionais catalães”, pela Federação Catalã de Jogos Tradicionais;
  • às 11 horas, nas ruas centrais da cidade e na Praça da República, grande desfile popular do APLEC; à chegada à Praça da República, grande Tirabol, baile final com todos os grupos;
  • ao meio-dia e meia hora, na Praça da República, baile de Sardanas, com exibição de grupos sardanistas;
  • das 12 às 14 horas, na Praça da República, L’Aplec del Caragol de Lleida, degustação da cozinha tradicional catalã: caracóis e caçarolas;
  • às 17.30 horas, na Sé, concerto das bandas de música e corais;
  •  às 19.30 horas, na Praça da República, amostra de danças catalãs: Esbarts, Baile de Bastões e Gitanes;
  • às 21.30 horas, na Praça da República, espetáculo “La Festa Major a Catalunya”;
  • às 22.30 horas, na Praça da República, noite do fogo;
  • e às 23 horas, na Praça da República, dança folclórica catalã.