Tiro ao alvo no domingo à tarde em Montemor

Tiro ao alvo é a modalidade que vai ser praticada no próximo domingo, dia 28, numa atividade integrada nos Jogos do Município de Montemor-o-Novo.

Os jogos encontram-se na fase de freguesias, para apuramento dos que vão disputar a fase concelhia.

A prova de tiro ao alvo está marcada para as 18 horas, no Campo D. Manuel I, em Montemor.

A organização destes Jogos do Município é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

 

 

Inscrições para a Caminhada em Mora a 10 de setembro

Caminha ExpoMora 2022, organizada pelo Município de Mora, com o apoio do Grupo Desportivo e Recreativo da Câmara Municipal de Mora vai decorrer no sábado, dia 10 de setembro, no âmbito da ExpoMora 2022.

A caminhada tem um itinerário de certa de 5 quilómetros, inicia-se na Praça Conselheiro Fernando de Sousa e termina junto ao Museu do Megalitismo, no recinto da ExpoMora 2022.

A inscrição é gratuita e inclui, t-shirt e uma paragem para abastecimento. As inscrições podem ser feitas aqui, até dia 4 de setembro.

Torneio Cidade de Montemor-o-Novo este domingo

O Torneio Cidade de Montemor-o-Novo vai decorrer este domingo, 28 de agosto, no Estádio 1º de Maio.

Disputam este torneio, que início marcado para as 16 horas, o Grupo União Sport, GD Rebocho, Sport Arronches e Benfica e Eléctrico FC.

Candidaturas para Estágios na Comissão Europeia

Estão abertas as candidaturas, até dia 31 deste mês, para os Estágios na Comissão Europeia.

Estes estágios, com duração de cinco meses, são dirigidos a quem tem uma licenciatura nas mais variadas áreas, havendo também dois tipos de estágio específico para tradução e também estágios científicos no Centro Comum de Investigação, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Outro dos requisitos passa por ter um bom conhecimento de duas línguas oficiais da União Europeia, uma pode ser a língua materna, e outra inglês, francês ou alemão.

Para consultar mais informações sobre estes estágios e apresentar a candidatura pode consultar a página europedirect.ipportalegre.pt.

A poupança da água é o tema em destaque na Deco

O país atravessa um período de seca extrema e por isso, a Deco lançou uma campanha informativa para incentiva os consumidores a poupar água.

“Água com Conta e Medida” é a nova campanha lançada pela Deco que pretende desafiar os consumidores a terem uma gestão mais eficiente do consumo deste bem essencial.

Desta forma, Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor alerta para a situação de seca e tempo quente que se vive no planeta e explica em que consiste esta nova campanha da Deco.

De forma a poupar água para que não falta, os consumidores devem alterar as suas rotinas e tornar o seu consumo de água o mais sustentável e eficiente possível.

A poupança da água é o tema em destaque esta semana na Deco com a jurista Neide Brás da delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir hoje, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

GNR regista dois acidentes com uma vítima mortal na quinta-feira

Dois acidentes de viação, sendo um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram uma vítima mortal e um ferido leve, foram registados ontem, quinta-feira, 25 de agosto, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora.

Ao nível da criminalidade foram registadas seis ocorrências, das quais duas contra as pessoas, uma contra o património, uma contra a vida em sociedade e dois previstos em legislação avulsa

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 64 infrações à legislação rodoviária, 11 relativas à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

 

Elvas acolhe este fim de semana APLEC Internacional

O centro histórico de Elvas, no fim de semana de 26 a 28 de agosto, de sexta-feira a domingo, apresenta uma vasta programação cultural, proporcionada pelo APLEC, que traz à cidade a tradição da cultura da Catalunha.

Para o primeiro dia, 26 de agosto, sexta-feira, a programação é a seguinte: das 18 às 21 horas, na Praça da república, chegada dos grupos e amostra do imaginário festivo; às 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, receção institucional à Catalunha e aos grupos participantes; às 20 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, espaço de debate, conferência “Pubillatge: a “rara avis” da cultura popular catalã”, pela Pubillatge Nacional de Catalunya; às 21 horas, na Praça da república, sons de festa com as bandas de música; às 22 horas, na Praça da República, sessão de boas-vindas do 34º APLEC Internacional Elvas 2022, com a saudação inaugural; e às 23 horas, na Praça da República, canto de Havaneras e rum queimado.

Festa das Silveiras anima a freguesia este sábado

A Festa das Silveiras decorre amanhã, sábado, dia 27 de agosto, nesta freguesia do concelho de Montemor-o-Novo, com um programa cultural e desportivo.

António Danado, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, revela que esta Festa nasce da vontade do “movimento associativo da freguesia, que está criar dinâmicas para que eles próprios desenvolverem as Festas nas Silveiras, porque era uma das poucas zonas rurais que não tinha ainda uma festas e, poderá ficar fixada no final de agosto, criando novas dinâmicas nas Silveiras”.

O programa começa com uma caminhada logo pelas 9 horas, seguindo-se um convívio de minibasquete, a aberturas dos bares e zona de restauração, pelas 12 horas. Nesta festa, não faltam também os bailes e atuações musicais de Mafalda e Nuno, Rui Alves e Thy Subry”.

O presidente explica que esta será “uma noite de festa, de encontro e que queremos que se mantenha para o futuro, nas Silveiras”, acrescentando que o objetivo é que esta “seja uma festa para, todos juntos, poderem confraternizar, ajudando o movimento associativo das Silveiras, no âmbito das suas atividades durante o ano”.

O presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, apela a todos para irem à Festa das Silveiras, e aqueles que conduzam, para não beberem, garantindo que esta festa “é um preâmbulo da Feira da Luz”, na próxima semana.

h

Máscaras deixam de ser obrigatórias em farmácias e transportes públicos

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou ontem, quinta-feira, 25 de agosto, em conferência de imprensa, que foi aprovado o decreto-lei que procede à eliminação da obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira em transportes coletivos de passageiros, incluindo transportes aéreos e táxis ou TVDE.

A máscara deixa também de ser obrigatória nas farmácias de venda ao público e noutros locais que sejam determinados em norma específica da Direção-Geral da Saúde.

No entanto, mantém-se a obrigatoriedade da utilização das máscaras em situações de frequência de estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde e nas estruturas residenciais para idosos e serviços semelhantes.

O diploma foi aprovado ontem em Conselho de Ministros e aguarda promulgação do Presidente da República, para que estas medidas entrem em vigor.