Está aberto o período de candidaturas para a organização de projetos de voluntariado, em ações de longa duração, do Programa “Agora Nós”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Trata-se de um programa, como revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, no Alentejo, “muito abrangente, uma vez que engloba três áreas, e as candidaturas destinam-se a entidades privadas sem fins lucrativos”.
“Namorar com fair play”, “70 já – direitos da juventude” e “Geração Z” são as três ações integradas neste programa. Miguel Rasquinho explica em que, no caso do “Namorar com fair play” é direcionado para “os problemas no namoro, que ainda existem muito na juventude”; o “70 já”, é uma campanha de divulgação que “consagra os direitos da juventude”; e o “Geração Z” é um programa de voluntariado “com uma maior abrangência, aos quais se podem candidatar associações de pais e de estudantes, bem como estabelecimentos escolares”.
O diretor regional do IPDJ no Alentejo acrescenta que estas áreas “permitem apoiar o voluntariado junto dos jovens e não só, porque pode ser aplicado a outro tipo de populações”.
As candidaturas às diversas ações do programa de voluntariado “Agora Nós”, do IPDJ encontram-se abertas até dia 25 de novembro, e podem ser feitas aqui.


A Câmara Municipal de Arraiolos volta, este verão, a proporcionar aos jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, a frequentar o ensino superior, ou já com uma licenciatura concluída, a possibilidade de participar no programa “Jovens +”, recebendo, pelo trabalho desenvolvido, uma bolsa.
“Costura entre Livros” é o título do workshop que vai decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.
A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 16 a 23 de agosto e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.
O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem a decorrer nas suas instalações um Atelier Digital de Automatismo que pretende ensinar aos jovens a utilizar máquinas e programas específicos, criando assim peças e objetos únicos.
A APORMOR tem vindo a aproveitar diversas ideias para promover os produtos locais, e tem como objetivo implementar um projeto para divulgar o borrego, como produto endógeno de Montemor-o-Novo.