Procissão solene, baile e fogo de artifício nas Festas de Borba

Borba vive este domingo, dia 21, o penúltimo dia de Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, com a solene procissão, pelas ruas da cidade marcada para as 18.30 horas.

A acompanhar esta, e todas as cerimónias religiosas da cidade, está a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, o que para António Anselmo, presidente da câmara, “é motivo de orgulho”.

O programa de hoje conta com atividades para todos os gostos, que vão desde um convívio piscatório a uma corrida de carrinhos de rolamentos. Para terminar este dia, há fogo de artifício, marcado para a uma da manhã.

As festas de Borba terminam amanhã.

Passeio pedestre em Borba

Borba nas invasões francesas é o mote para o passeio pedestre que vai decorrer no dia 4 de setembro, domingo.

“A ideia deste passeio é mostrar, associado ao simbolismo das invasões francesas, o património histórico que temos. É sobretudo um passeio sobre Borba e em Borba para que, mais uma vez, as pessoas percebam que a cidade tem história e tem património”, referiu-nos o presidente da câmara, António Anselmo.

O passeio pedestre tem início marcado para as 9 da manhã.

Tapetes de Arraiolos em exposição no Centro Interpretativo

A exposição “A decoração dos tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria de José Mendonça” está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Datados dos séculos XVII e XVIII, estes tapetes “apresentam as cores originais deste período. É hoje sabido, através de um estudo feito pelo laboratório Hércules, da Universidade de Évora, que muitos destes tapetes chegaram aos nossos dias com cores mortiças, os beges, os brancos e os cor de grão, precisamente por serem expostos à luz e se perder a sua cor. Nesta exposição tentámos ter tapetes, o mais aproximados possível dos originais”, de acordo com Rui Lobo, responsável pelo centro.

Nesta mostra estão destacados três autores: José Pessanha, Dom Sebastião Pessanha, seu filho, e Maria de José Mendonça. A exposição está patente até dia 12 de Fevereiro de 2023.

Cabaz “BebéMor” permite aos pais preparar a chegada de filhos

BebéMor é uma iniciativa que pretende criar condições para dar as boas vindas a recém-nascidos, bem como aos seus pais. Desta forma, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras criou um cabaz que vai contribuir para a qualidade destas famílias.

António Danado presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras revela que “entendemos que houve uma necessidade de alargamento desse protocolo, não só alargamos a nível de valor investido, por parte da Junta de Freguesia, tínhamos um valor muito inferior e duplicámos o valor”, como também, este ano todas as farmácias desta união de freguesia estão envolvidas.

Esta é uma forma de ajudar os pais na chegada de um novo filho que, segundo António Danado foi um valor duplicado contando agora esse cabaz com o valor de 100 euros para serem utilizados nos locais aderentes.

Os pais podem levantar as rifas, que serão sorteadas, em todos os polos da União de Freguesias, podendo mais tarde levantá-las na farmácia sorteada, “Farmácia Freitas, Farmácia da Misericórdia, Farmácia Novalentejo, Farmácia Montemor e a Farmácia Central”.

Para ter direito a este cabaz o bebé tem de estar registado na freguesia, sendo necessário apresentar “a certidão de nascimento, dirigem-se à Junta de Freguesia, recolhem o cabaz, dirigem-se à farmácia que lhe sair na rifa”, levantando assim os produtos.