Romaria Moita-Viana e Olaria Agostinho nomeados nos Prémios Alentejo

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e a oficina de olaria Feliciano Agostinho estão nomeados para a XX edição dos Prémios Alentejo, na categoria “Mais Tradição”, promovidos pela Revista Mais Alentejo.

O município refere que a votação para este prémio decorre até dia 4 de setembro, online, sendo que a  cerimónia de entrega dos Prémios Alentejo está agendada para dia 10 de setembro, em Vila Viçosa.

Segundo o município de Viana no Alentejo, “a Romaria a Cavalo é uma tradição secular religiosa, comum aos concelhos da Moita e de Viana do Alentejo, onde lavradores se deslocavam até ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, através da chamada canada real, para pedir boas colheitas e benzer os mesmos”, sendo este evento considerado “um dos maiores eventos equestres nacionais”, juntando “milhares de pessoas na sua receção”.

Quanto à olaria, assume-se “como uma arte tradicional do concelho de Viana, intimamente ligada à Escola de Olaria Médico de Sousa, uma das primeiras escolas industriais do país, fundada em 1893, onde se disponibilizava o conhecimento e a aprendizagem deste ofício a todos os que o pretendessem”.

O município de Vina do Alentejo lembra que a votação deve ser feita online e que é obrigatório votar em todas as categorias para que o mesmo seja considerado válido, sendo que não existe limite para o número de vezes que se pode votar.

Agrupamento de Montemor entrega manuais escolares em setembro

No âmbito da gratuitidade dos Manuais Escolares e da política de reutilização dos mesmos, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo informa que “os manuais escolares reutilizáveis constantes nos vouchers de cada aluno, para o ano letivo 2022/2023, serão disponibilizados e entregues pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo”.

A entrega decorre na sala B.1.17 do bloco B da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, respeitando a seguinte calendarização: do 5° ano ao 12º ano de escolaridade (todas ofertas formativas) entre os dias 1 e 9 de setembro, das 9.30 às 17 horas, em horário contínuo.

O atendimento para a entrega dos manuais é feito pela ordem de chegada dos encarregados de educação.

Caso não seja o encarregado de educação a levantar os manuais reutilizáveis, deverá autorizar por escrito outra pessoa, devendo a declaração mencionar obrigatoriamente: identificando o nome do aluno(a), ano de escolaridade, nome do encarregado de educação e NIF, nome da pessoa autorizada a levantar os manuais reutilizados e NIF.

 

Qualquer entrega de manuais fora da calendarização apresentada, deverá ser excecional e tem de ser solicitada, por escrito, através do email pauladias@aemn.pt , de modo a poder ser agendada numa data posterior, de acordo com a disponibilidade dos Serviços. Neste pedido por email deve ser identificado o encarregado de educação, o aluno e o ano de escolaridade.

Para mais informações pode consultar o Aviso, disponível aqui.

Atelier Digital de Automatismos está a decorrer no Centro juvenil

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem a decorrer nas suas instalações um Atelier Digital de Automatismo que pretende ensinar aos jovens a utilizar máquinas e programas específicos, criando assim peças e objetos únicos.

Esta é uma atividade, segundo a coordenadora do espaço do Centro Juvenil, Anabela Ferreira, é gratuita e não necessita de ser feita inscrição. Com esta atividade os jovens podem criar o seu objeto, processá-lo digitalmente e, mais tarde, realizar a sua impressão em 3D.

Este Atelier decorre todos os dias, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, sendo que não é necessário realizar inscrição, basta apenas visitar o Centro Juvenil, das 10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18 horas, tendo já um projeto em mente.

Festas de Borba prosseguem com noite de artistas do concelho

A Solene procissão de trasladação do Senhor Jesus dos Aflitos, da sua igreja, para a Igreja Matriz de Borba realiza-se hoje, pelas 20 horas.

A cerimónia religiosa é acompanhada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e, segundo o presidente da câmara de Borba, António Anselmo, as Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos “são de uma importância enorme para todos. As procissões são sempre imponentes que contam com a participação de todos”.

No que diz respeito às cerimónias religiosas, há recitação do terço, pelas 18.30 horas, santa missa vespertina, pelas 19 horas e a solene procissão, às 20 horas.

A Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba atua às 22.30 horas, José Geadas às 23.30 horas e a banda Enso à meia-noite e meia. O Dj Brat anima a noite a partir da 1.30 horas e o Dj System a partir das 3.30 horas.

João Reis é o novo presidente do Rugby Clube Montemor

O Rugby Clube de Montemor-o-Novo, depois de, recentemente, terem sido realizadas eleições, conta com novos membros na sua direção.

João Reis foi eleito presidente do clube, Jaime Ribeiro como vice -presidente e também Pedro Sousa, Duarte Cornacho e António Marques dos Santos.

O novo presidente tem como objetivo dar continuidade ao trabalho da antiga direção e, neste momento estão focados em preparar a presença do clube na Feira da Luz. “Queremos dar continuidade ao bom trabalho feito pela antiga direção e temos, a nível desportivo algumas decisões tomadas, com tempo para que tudo corra bem e estamos muito focados em preparar a Feira de Montemor”.

Na Feira da Luz, João Reis afirma que o clube terá “restaurante, um bar e ainda o RCM Spot, este último uma zona restrita, apenas para quem tem pulseira, com festa até às quatro da manhã”.

Os treinos da equipa sénior, acrescenta João Reis, têm início no final deste mês, e pretende-se captar mais atletas, para as camadas mais jovens, com divulgação junto das escolas, município entre outros.

João Malta Reis, ex-jogador do Rugby Clube de Montemor que foi eleito como presidente da direção, substituindo no cargo  Paulo Xavier.