Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutonio e The Gift em Elvas

Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutónio e The Gift são os cabeça de cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, que está de regresso, ao Parque da Piedade, em Elvas, de 16 a 24 de setembro.

Sem a tradicional carpa, os concertos, que o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante irem de encontro aos gostos de todas as faixas etárias, serão feitos a céu aberto, sendo que as grandes novidades, adianta, dizem respeito ao próprio ordenamento do espaço. “Temos um espaço grande, mas não temos a capacidade financeira para alugar uma carpa, conforme se fazia, porque estamos a falar já num montante de mais de 120 mil euros, só para a carpa. Optámos por um sistema misto: uma parte vai estar coberta e a outra grande parte vai estar ao ar livre”, explica.

O evento contará, desta feita, com “dois grandes palcos”, o Palco São Mateus e o Palco da Feira, sendo que “haverá música até às quatro horas da madrugada”. A Expo São Mateus, como de costume, inclui restaurantes, bares e stands comerciais. Na Expo São Mateus deste ano, revela ainda o autarca, a Câmara Municipal investe entre 150 mil a 180 mil euros. As entradas no evento, ao contrário do que aconteceu nas últimas edições, são totalmente gratuitas.

No dia 20, no Palco São Mateus, atuam Filhos da Madrugada, Quim Barreiros e o DJ Diazz. Seguem-se, no dia 21, o Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G. No dia 22, atuam Os Raiz, Bárbara Tinoco e DJ Grouse. A 23 de setembro, animam a Expo São Mateus os B3L2, Plutónio e Oskar DJ. No último dia, 24 de setembro, sobem ao Palco São Mateus os Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha. Os espetáculos têm sempre início às 22h30.

Já pelo Palco da Feira, passarão, no dia 16, as Roncas d’Elvas; no dia 17, AR Musical; no dia 18, há noite de fados com Soraia Branco e António Vieira; no dia 19, atua o Duo Musical Hélio e Eurico; no dia 21, sobem ao palco os Moura Encantada; no dia 22, a animação fica a cargo do Duo musical Jorge e Célia; no dia 22, os Xumbo Torto; e, por fim, no dia 24, a Brigada 14 de Janeiro. Estes espetáculos têm início marcado para as 21 horas.

A Expo São Mateus, este ano, divide-se em três áreas. De acordo com o vereador Cláudio Monteiro, a zona de expositores contará com cerca de duas dezenas de stands. “Depois temos a zona de street food: queremos inovar nessa parte, que está muito bem conseguida e é uma zona diferente, onde as pessoas se vão sentir muito bem”, adianta. Para além de dois restaurantes, no espaço haverão ainda quatro bares, bem como a área dedicada aos espetáculos e espaços de diversão noturna.

A edição deste ano da Expo São Mateus em Elvas começa na próxima terça-feira.

Projeto Cid atua este domingo, nas Festas de Cabrela

Foto arquivo

As Festas de Cabrela, em Honra da Nossa Senhora da Conceição, terminam este domingo, dia 14 de agosto.

O programa de hoje, começa às 16.30 horas com um Acompanhamento do Juíz 2022, Raul Romeo Henrique Marques, e pelas 17.30 há missa seguida de uma procissão com início marcado para as 18.30 horas.

Jotvingis Folk Dance Group Lituano atua pelas 21 horas no palco das festas, segue-se, às 22 horas, a atuação do Projeto Cid e pelas 23.30 há baile com Thy Subry.

Para encerrar esta edição, o Dj Fábio Machado vai animar todos os presentes a partir das três da manhã.

Termina assim mais uma edição das Festas de Cabrela em Honra da Nossa Senhora da Conceição, no concelho de Montemor-o-Novo, uma iniciativa organizada pela Casa do Povo de Cabrela e pela Comissão de Festas.

Corrida noturna decorre em Borba

A oitava corrida noturna de atletismo está de regresso a Borba no próximo domingo, dia 14 de Agosto, numa organização do Centro Cultural e Desportivo da Matriz.

Luís Dias, membro da organização, refere que “a prova destina-se a todos os que consigam correr, desde as crianças aos adultos. A partida, e toda a parte da organização, será junto à câmara municipal de Borba. Mais uma vez a prova está integrada nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos e, tirando os anos em que a pandemia esteve mais ativa, temos organizado sempre”.

“O percurso é maioritariamente urbano e está devidamente delimitado e acompanhado pelas forças de segurança, o que assegura todas as condições de segurança”, garantiu o responsável.

A corrida de noturna tem início marcado para as 20.30 horas e conta com distâncias desde os 100 metros, para os escalões mais baixos, até aos 4800 metros para os veteranos.

João Veiga dirige o Agrupamento de Escolas de Montemor

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo tem um novo diretor, João Veiga, bem como uma nova direção, da qual fazem parte os professores Francisco Salgueiro, Carla Alface Delfina Dias e Rui Santos.

O novo diretor João Veiga adianta que “a antiga diretora estava a terminar o seu segundo mandato de quatro anos, o que obrigava a um concurso, concorreram duas pessoas, houve eleição e fruto dessa eleição” foi eleito João Veiga. Neste momento esta nova direção está a trabalhar para que no próximo ano letivo “esteja tudo o mais normal possível, para que os alunos possam regressar à normalidade e possam ter os seus professores”.

João Veiga revela ainda quais são os maiores objetivos desta nova direção, para os anos que se avizinham, que se focam em “irmos de encontro ao que está no plano de intervenção, ouvir os colegas dos departamentos e a restante comunidade para melhorar o projeto que foi entregue para que Montemor seja uma referência na educação”, indo de encontro às necessidades de uma sociedade “que cada vez está mais exigente, mais seletiva e tornarmos os nossos jovens de Montemor, cada vez mais fortes na sociedade”, remata.

Segundo o professor, o sucesso de uma escola é feita graças a toda a comunidade escolar, sendo cada vez mais um desafio formar jovens e bons alunos.

Uma das principais metas deste novo concelho pedagógico, para além de formar jovens mais participativos na sociedade, prende-se com o facto de “daqui a quatro anos, possamos falar em Agrupamento de Escolas”, enquanto “uma unidade orgânica que agrega um conjunto de realidades específicas, que são as escolas mais pequenas, das localidades rurais”, até porque “os nossos alunos são os mesmos desde o pré-escolar, até ao ensino secundário”.

João Veiga que juntamente com os professores Francisco Salgueiro, Carla Alface Delfina Dias e Rui Santos, compõe a nova direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.