Luís Gomes vence 7ª etapa da Volta a Portugal em Braga

Luís Gomes, da Kelly – Simoldes – UDO foi primeiro a cruzar a meta em sprint, em Braga, e assim vencer a sétima etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, esta sexta-feira, 12 de agosto, que teve início em Santo Tirso.

Na Geral, Frederico Figueiredo, da Glassdrive – Q8 – Anicolor, mantém a Camisola Amarela, com diferença de sete segundos para Maurício Moreira, da mesma equipa.

Amanhã, sábado, 13 de agosto, a oitava etapa vai ligar Viana do Castelo a Fafe, numa distância de 182,4 quilómetros, com partida marcada para as 12.25 horas.

Atividade criativa de carpintaria na Oficina da Criança

Oficina de Carpintaria é a nova atividade dinamizada pela Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo.

Nesta atividade criativa as crianças podem explorar conceitos da tridimensionalidade, aproveitando restos de madeiras.

A atividade decorre até dia 26 de agosto, todos os dias, das 14 horas às 18 horas e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos.

A atividade é de entrada livre e não necessita de ser realizada inscrição.

Estremoz tem a escola do distrito que mais recicla equipamentos elétricos

A Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, foi, no distrito de Évora, a que recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no decorrer da última edição da iniciativa Escola Electrão.

Com quase duas toneladas e meia enviadas para reciclagem, a Secundária de Estremoz é premiada com um cheque de 150 euros, para a compra de novos equipamentos elétricos e eletrónicos, à semelhança do que acontece com a Escola Secundária Severim Faria, em Évora, que recolheu cerca de tonelada e meia, e a Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos, com 1832 quilos recolhidos.

No caso da Secundária Severim Faria, e apesar de menos equipamentos recolhidos, conquista o mesmo prémio que as outras duas escolas, uma vez que participou na iniciativa dos repórteres “Electrão”, explica a coordenadora do projeto, Andreia Craveiro.

Já a Escola Secundária de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foi, à semelhança do que aconteceu no letivo 2020/2021, a que mais recolheu pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Com cerca de tonelada e meia enviada para reciclagem, a Secundária de Campo Maior é premiada com um cheque de 75 euros.

Ao todo, em Portalegre, estavam inscritas quatro escolas, mas apenas estas três conseguiram “reunir uma quantidade suficiente de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas para solicitar a recolha”, explica a responsável. No distrito, ao todo, foram recolhidas cerca de três toneladas.

Em termos globais, a nível nacional, foram recolhidas mais de 269 toneladas, pelas 321 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira que participaram na campanha, que decorreu entre setembro de 2021 e junho deste ano.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem, permitiu recolher 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento face à edição anterior, relativa ao ano letivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 262 toneladas.

Ao longo de 11 edições, esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Cinema ao Ar livre chega a Santiago do Escoural

Esta noite, pelas 21.30 horas há sessão de cinema ao ar livre para toda a família, na Praça da Republica, em Santiago do Escoural. O filme que será exibido é “Quero-te Tanto” de Vicente Alves do Ó.

Sinopse: “Quem nunca fez disparates por amor? Pepê e Mia vão ser pais e após consulta à Madame Ping Pong – uma vidente chinesa que lê o futuro no Mikado – assaltam o armazém das “rapidinhas da sorte”, na estátua do Marquês. O plano falha e o casal é preso. Mas não há muros nem justiça que os separe! Entre voos de balão, festas de cosplay, fugas em carros funerários, sonhos com a Patagónia, alentejanos velocistas e um conjunto de amigos que mais parecem personagens de banda-desenhada, o amor triunfará”

Pode ver o trailer aqui.

Maio 7Luas Band atua em Montemor-o-Novo

Hoje na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, atua a Maio 7Luas Band de Cabo Verde.

A iniciativa no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, e que integra também o Fora de Cena Alentejo Central e a MIF Mostra Internacional de Folclore de Montemor, é de entrada gratuita.

Esta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de alguns dos mais prestigiados músicos do Maio, uma das ilhas mais periféricas do arquipélago de Cabo Verde. O repertório do grupo aposta em temas criados por compositores da ilha e defende por isso a tradição musical do Maio, utilizando o crioulo, que confere aos temas uma emoção especial. Os músicos, Tote Xinoca na voz e cavaquinho, o Tó no baixo, o Mauro no piano e cavaquinho foram dirigidos musicalmente pelos mestres José Peixoto e José Barros (Portugal) no âmbito do projeto de cooperação promovido pelo Festival SSSL.

Artistas convidados: o conhecido compositor e músico da ilha do Maio Tibau Tavares e o conceituado baterista português André Sousa Machado, que já trabalhou com os mais conhecidos artistas portugueses como Rão Kyao, Mário Laginha, Sérgio Godinho, Vitorino e Orquestra do Hot Clube de Portugal. O repertório da Maio7LuasBand harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da pequena ilha do Maio.

Prática comerciais desleais em destaque na Deco

Práticas comerciais desleais são ações que podem ser enganosas, fraudulentas, ou ilegais e que induzem o consumidor em erro, pois, na grande parte das vezes, promovem informações falsas.

São muitos os consumidores que acabam por assinar contratos fraudulentos e desleais, aquando da intervenção de alegados técnicos, ou representantes de empresas de gás, telecomunicações ou até mesmo, eletricidade.

Esta semana na rubrica da Deco, Neide Brás, jurista na Delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, alerta para estas práticas comerciais desleais, alertando o consumidor para não abrir a porta de sua casa, nem facultar qualquer tipo de dados a estes técnicos que têm por hábito promover promoções porta-a-porta.

As práticas desleais são o tema em destaque esta semana na Deco com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir às 12.45 horas e às 16.30 horas na emissão.

Folclore internacional no arranque das Festas de Borba

A cidade de Borba acolhe hoje, sexta-feira, dia 12, um espetáculo de dança, música, canto e tradição com dois grupos de folclore do Egito e da Lituânia.

O espetáculo, que acontece no Anfiteatro do Jardim, chega a Borba “no âmbito do programa “FORA DE CENA” – projeto coordenado pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central”, como nos referiu o presidente da câmara de Borba, António Anselmo Este espetáculo de folclore surge já integrado nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos que começam hoje e decorrem até dia 22 de Agosto.

Estas festas contam com a parte lúdica e religiosa, tentando “ter um programa do agrado de toda a gente. Eu podia dizer que temos um cartaz muito especial, mas digo que temos um cartaz equilibrado”, garante António Anselmo.

Este ano, as festas de Borba contam com uma novidade, uma vez que “as associações do concelho têm oportunidade de marcar presença com um stand, desde artesãos a outras áreas, para podermos alargar o leque de oferta”.

As festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos decorrem em Borba entre hoje e dia 22.

Esta sexta-feira, às dez da noite, há espetáculo de folclore no anfiteatro do Jardim Municipal, com a participação de um grupo da Lituânia e outro do Egipto.

Festas de Cabrela têm início esta sexta-feira

Arrancam esta sexta-feira, dia 12 de agosto, as Festas de Cabrela em Honra da Nossa Senhora da Conceição, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa organizada pela Casa do Povo de Cabrela  e pela  Comissão de Festas.

A inauguração está marcada para as 22 horas, com a atuação da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela.

A artista Flor sobe ao palco pelas 23 horas e à meia-noite há baile com Duo Fox. Para terminar a noite o Dj Fábio Machado vai animar todos os presentes com música a partir das duas e meia da manhã.

As festas decorrem em Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, até  domingo, dia 14 de agosto.