Feira das Cebolas regressa a Portalegre de 9 a 11 de setembro

A tradicional Feira das Cebolas decorre entre os dias 9 e 11 de setembro, no Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre.

Os espaços de exposição e venda de produtos tradicionais da região, tais como hortofrutícolas, agroalimentares e artesanato, são parte integrante do certame, uma vez que contribuem para o desenvolvimento, identidade e promoção do território. Neste espaço, também as instituições e empresas poderão divulgar os seus serviços e atividades.

Desta forma, o município de Portalegre informa todos os interessados que, até ao dia 29 de agosto, podem apresentar a sua candidatura. Pode consultar aqui os documentos necessários.

As inscrições são limitadas ao número de stands existentes, e quando este for completo, as mesmas serão canceladas mediante comunicação ao interessado.

A diabetes e o excesso de sol no “De Boa Saúde”

Quando chega o calor a vontade é de aproveitar o tempo na praia, no entanto, os diabéticos devem ter especial atenção.

Na edição desta semana do programa “de Boa Saúde” o médico Pintão Antunes esclarece que quem tem diabetes “pode apanhar sol, não em demasia, e deve manter-se bastante hidratado, de forma a evitar uma possível desidratação, que pode descompensar a diabetes”.

Os cuidados que os diabéticos devem ter com a exposição prolongada ao sol é o tema em destaque esta semana no programa de Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

João Matias vence quarta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

No dia em que se ficou a saber que a Volta do próximo ano vai começar em Viseu e que, em 2024, no âmbito da candidatura da autarquia a Cidade Europeia do Desporto, será aqui o final da competição, João Matias tratou de garantir nova vitória tornando-se, ontem, segunda-feira, 8 de agosto, o primeiro a bisar na 83ª Volta a Portugal Continente.

O ciclista da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados estreou-se a vencer na prova em Castelo Branco e agora, dois dias depois, celebrou novo triunfo.

João Matias afirmou que “hoje era uma das etapas que estava marcada para mim e para a equipa. Estamos tão perto de Mortágua… Vi a placa e as pessoas a dizer ‘Mortágua em frente’… O Pedro Silva está lá em cima a olhar por nós”, afirmou o vencedor em Viseu, lembrando o mentor da equipa falecido o ano passado. “Não gastei uma pinga de força, nem quando furei. Eles [companheiros de equipa] deixam-me orgulhoso. Esta é inteiramente deles. Antes [da etapa] de estar marcada para mim, está para a equipa. O Bruno [Silva] é um amigo. Ele abdicou muitas vezes por mim. Hoje calhou para mim, mas enquanto ele esteve na fuga, acreditei que a fuga vencesse”, acrescentou. “Foi só chegar ao fim e seguir o plano que o Gustavo [Veloso] delineou perfeitamente”, finalizou João Matias apontando agora baterias para a chegada a Maia, na quinta-feira, que possivelmente será também discutida em pelotão compacto.

Já Maurício Moreira manteve a Camisola Amarela Continente, numa etapa em que a Glassdrive-Q8-Anicolor preocupou-se em proteger o líder, enquanto as equipas que ambicionavam um final ao sprint tiveram de trabalhar.

Foi a Wildlife Generation que mais assumiu essa responsabilidade nos 169,1 quilómetros que ligaram Guarda a Viseu. Esta quarta etapa era especialmente concebida para os sprinters, ainda que o terreno não fosse o que se pudesse chamar de plano.

Esta terça-feira, 9 de agosto, não se pedala. O dia está reservado para a 15ª Etapa da Volta Brisa RTP, a já habitual jornada de cicloturismo aberta a todos e que vai animar e percorrer Viseu passando por algumas das paisagens da região.

Mini Chefs na Oficina da Criança

A Oficina da Criança tem a decorrer, nos meses de julho e agosto, às quartas-feiras, entre as 10 horas e as 12 horas, a Oficina Mini Chefe.

Esta oficina, com convidados, realiza-se na cozinha da Oficina da Criança e destina-se a crianças entre os 6 e os 14 anos, estando integrada na promoção de programação de estratégia alimentar na infância: Ao Sabor das 4 Estações.

A Oficina Mini Chefe não necessita de inscrição e podem participar as crianças que frequentam a Oficina da Criança e mostram interesse em colaborar neste momento de culinária. A lotação máxima da cozinha é de 10 crianças.