A.XAT e Município de Montemor recebidos na Embaixada da Ucrânia

A Associação A.XAT – Associação de Xadrez A Torre, campeã nacional da I Divisão e vencedora da Taça de Portugal de Xadrez, e o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, foram recebidos nesta quarta-feira, 3 de agosto, na Embaixada da Ucrânia, em Lisboa, pela embaixadora Inna Ohnivets e pelo primeiro secretário Volodymyr Kozlov.

A A.XAT – Montemor-o-Novo homenageou o povo ucraniano, na primeira jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, incluindo o Brazão Ucraniano no seu equipamento. Foi este gesto da A.XAT que esteve na origem desta receção, um convite da Embaixada da Ucrânia, onde a associação montemorense ofereceu um quadro com uma camisola desse equipamento e a fotografia da equipa vencedora, a que se juntou a oferta de uma outra camisola para o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo transmitiu a solidariedade do Município na luta do povo ucraniano contra o invasor russo. A população montemorense, desde o primeiro momento, mostrou também a sua solidariedade, com a entrega de bens alimentares e de primeira necessidade, que foram enviados para a Ucrânia. O concelho de Montemor-o-Novo recebeu também cinco famílias ucranianas, cujas crianças estão integradas na escola e beneficiam de apoio social.

A embaixadora ucraniana agradeceu os diversos apoios e a solidariedade dos Montemorenses, entregando uma carta ao Município com a solicitação de cooperação e de estabelecimento de relações de amizade com cidades ucranianas, revelando que todo o apoio à reconstrução da Ucrânia será bem-vinda.