“Ella Bella Bingo” no cinema ao ar livre

Esta noite, às 21.30 horas há sessão de cinema ao ar livre para toda a família, na urbanização da Quinta da Nora , em Montemor-o-Novo.

Sinopse: “Ella Bella e Henry são amigos desde que se lembram, tendo planos para abrir um circo juntos. Os problemas surgem quando o recém-chegado Johnny se aproxima de Henry, algo que deixa Bella com ciúmes. Será que o circo ficará em risco?”

Pode assistir ao trailer aqui.

Insolação é dos maiores perigos do verão no “De Boa Saúde”

A insolação, um dos grandes perigos desta altura do ano e, sobretudo, das idas à praia, é um processo que resulta da exposição corporal a temperaturas elevadas por períodos prolongados de tempo, em que os mecanismos habituais que o organismo tem para arrefecer o corpo falham.

Uma insolação, ou seja, uma queimadura do sol, que pode acarretar graves consequências, como a desidratação, pode mesmo matar, revela o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

As insolações chegam mesmo a resultar em queimaduras de segundo grau, revela o médico, assegurando que, para quem quer ganhar algum bronzeado, o melhor é ir-se expondo, aos poucos, entre cinco a dez minutos, ao sol, numa varanda ou janela, em casa, em vez de se passar um dia inteiro, na praia, numa exposição prolongada a altas temperaturas.

Os principais sintomas de uma insolação são dores de cabeça intensas, pele muito seca e quente e temperatura corporal acima dos 40ºC. A respiração pode tornar-se rápida e o pulso parecerá forte, sendo que a vítima fica confusa e pode perder rapidamente a consciência

Perante estes sintomas, deve-se ligar imediatamente 112, levar a vítima para um local fresco, sentando-a ou deitando-a, passando água à temperatura ambiente por todo o corpo, com uma toalha ou mesmo o chuveiro.

PCP quer criação de um Comando Nacional de Bombeiros

Com vista a conhecer melhor a realidade das associações humanitárias de bombeiros do distrito de Évora, que se deparam com “a falta de meios financeiros”, bem como com a falta de “medidas estruturais que urgem ser tomadas pelos sucessivos Governos”, a Direção da Organização Regional de Évora do PCP esteve reunida, no passado dia 21 de julho, com a Federação Distrital de Bombeiros.

Nesta reunião, estiveram em cima da mesa “questões relacionadas com o transporte de doentes não urgentes, o Regime Especial para as relações laborais dos trabalhadores das AHBV, o reconhecimento de função de bombeiro como atividade de risco e o reforço dos valores de cobertura dos seguros de acidentes pessoal e de trabalho”, revela o partido em nota de imprensa.

O PCP revela ainda que há outras matérias que mereceram a sua atenção e intervenção: o reforço do apoio e incentivo ao voluntariado dos bombeiros, “a criação de um Comando Nacional de Bombeiros, a garantia dos equipamentos que, além de adequados à realidade concreta, sejam repostos, evitando consequências de utilização de obsoletos, e a regularidade de pagamento dos protocolos que impeçam atrasos significativos”.

Nutriclube ensina jovens a ter alimentação mais saudável

Nutriclube é uma atividade destinada a jovens e que tem como objetivo educar para uma alimentação mais saudável e sustentável. A atividade está a ser desenvolvida pelo Centro Juvenil e pela Unidade de Cuidados pela Comunidade de Montemor-o-Novo.

Anabela Ferreira, coordenadora da atividade “Nutriclube”, explica que estas são “sessões de culinária para jovens”, sendo objetivo principal da atividade, “tomar consciência alimentar, ter noção de que nutrientes são importantes para o crescimento”, dos jovens.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para facilitar a aprendizagem, nestas sessões que se realizam de forma quinzenal, foi “criado um livro de receitas que vai sendo acrescentado a cada dia que passa”, estando nestas contidas, “informação nutricional do prato que estamos a confecionar”, explica a coordenadora.

Anabela Ferreira realça a importância da colaboração com “a UCC, tanto eu como a doutora Dina Sardinha e as suas estagiárias de nutrição”, disponibilizam receitas e guias nutricionais aos jovens cozinheiros.

Aliado ao fator da educação alimentar pretende-se “criar um pouco mais de consciência ambiental” permitindo aos jovens “a prova de alimentos da época, comprados localmente”, adianta Anabela.

De forma a complementar o “Nutriclube”, está a ser desenvolvido “duas vezes por mês, na Escola EB 2,3, o “Já Comeste Fruta Hoje?” e a ideia é dar a provar vários tipos de frutas, de várias formas diferentes”, incentivando os jovens à ingestão de mais frutas, principalmente locais e da época.

O Nutriclube decorre dia 7 de agosto, no Centro Juvenil. Para participar é necessário realizar inscrição que deve ser feita para o email juventude@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]

Erva Brava e Ponto Cru vencem concurso da Start Up Montemor

A StartUp de Montemor-o-Novo entregou ontem os Certificados de Participação no Concurso de Ideias de Negócios 2022 numa cerimónia que se realizou no edifício da StartUp, na Zona Industrial da Adua.

A concurso estiveram sete projetos, nas mais variadas áreas sendo que, desde sustentabilidade, à área do património, tendo sido dois, os grandes vencedores, Erva Brava e Ponto Cru.

Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão “estes concursos de ideias têm a ver com massa crítica que queremos em Montemor-o-Novo com novos empresários, com novas ideias, todos os grandes negócios nascem de pequenas ideias”.

Quanto a este primeiro concurso o autarca acredita que “temos aqui projetos que vão fazer a diferença em Montemor-o-Novo, irão criar postos de trabalho, irão dinamizar a economia em Montemor” acrescentando que, “o que se tira mais daqui é a criação de massa crítica e de empresários dinâmicos e pensadores”.

Teresa Bileu coordenadora de incubadora revela que “tivemos sete projetos muito interessantes, projeto locais, regionais e nacionais”, sendo que os projetos “eram de áreas diversas, tínhamos um projeto mais ligado a festas infantis, tínhamos um projeto ligado à gestão do património, outro ligado ao cicloturismo, outro ligado às experiências gastronómicas e culturais”, tendo todos uma ligação à sustentabilidade.

A coordenadora revela que está previsto a realização de outro concurso de ideias, dessa vez com algumas arestas limadas em termos de regulamento. Quanto aos projetos principais estes vão ser implementados no concelho de Montemor-o-Novo.

Erva Brava é o projeto vencedor desta primeira edição do Concurso de Ideias de Negócio da StartUp de Montemor-o-Novo, que, segundo Liliana Vinagre, parceira na Erva Brava, “é um projeto baseado em sistemas florestais regenerativos”, tendo duas vertentes, “a de produção hortícola baseada em agricultura na regenerativa e da prestação de serviços”.

O prémio monetário de 1 500 euros será aplicado no negócio, segundo Liliana Vinagre, uma condecoração que foi recebida com muito ânimo pela equipa da Erva Brava.

Filipa Cabrita, arquiteta do atelier Cru, explica “temos estado a desenvolver e a investigar técnicas tradicionais e também a acrescentar alguma inovação para desenvolver produtos de tintas naturais, à base de argila e reboco de argila e cal”.

O prémio, que foi recebido com muita alegria e entusiasmo vai ser utilizado para serviços de consultoria, dando apoio e ajudas em situações judiciais e legais. Neste momento, apesar da ideia já estar a ser comercializada para pequenos consumidores, a Ponto Cru quer agora passar para um mercado maior.

O júri deste concurso foi constituído por entidades montemorenses tais como a StartUp de Montemor-o-Novo, Marca adl, Oficinas do Convento e a Nere.