Programa Emprego Interior MAIS já recebeu mais de 1100 candidaturas

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Em vigor há dois anos, o programa Emprego Interior MAIS já recebeu 1114 candidaturas, de acordo com Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Este programa, que apoia os trabalhadores que se fixem no interior, com as 1114 candidaturas efetuadas, abrange 1973 pessoas.

Até ao momento, e segundo o MTSSS, já foram 1119 as pessoas que se deslocaram para o interior, cerca de metade para os distritos de Portalegre, Évora, Castelo Branco e Guarda.

Das pessoas que se candidataram, mais de 700 pretendem trabalhar por conta de outrem, enquanto mais de 300 procuram criar o seu próprio emprego.

O programa, que foi alargado em dezembro de 2021, até final de 2023, atribui um apoio de até 4827 euros para os trabalhadores que se fixarem no interior e uma comparticipação nos gastos associados à mudança.

Emprego Interior MAIS conheceu também um alargamento da sua abrangência a quem vive fora de Portugal, sendo que, para isso, essas pessoas, após 31 de dezembro de 2015, tenham vivido, pelo menos, um ano no estrangeiro, antes de se terem fixado num território do interior.

O programa foi ainda alargado a situações de teletrabalho e a  estrangeiros que vivam fora de Portugal e pretendam mudar-se para o interior do país.

Perigo de incêndios rurais na zona de Montemor

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Distrital De Operações de Socorro de Évora, até hoje salientam-se Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais.

O Perigo de Incêndio Rural, determina a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível amarelo – Incêndios Rurais, até às 23.59 do dia de hoje. O EAE Amarelo corresponde a um grau de risco moderado (gravidade moderada e probabilidade média-alta).

Nos territórios rurais encontra-se até 30 de setembro, suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

Recomenda-se a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural.

Miguel Azevedo encerra o Festival de Lavre

O Festival de Lavre, um evento que contou com quatro dias de animação, trazendo ao concelho de Montemor-o-Novo grandes artistas nacionais e locais. Miguel Azevedo, Daniel F, Jorge Nice e Marvin e Julinho sobem ao palco neste último dia de festival.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

André Cabica informa ainda que os festivaleiros têm a possibilidade de pernoitar no campismo do Festival de Lavre, “que acontecerá no nosso complexo desportivo da Amoreira e que será uma alternativa a todos aqueles que quiserem evitar as viagens”.

Para além da habitual vacada às 18 horas, está programado Daniel F, às 21 horas, Jorge Nice, a partir das 22 horas, Miguel Azevedo atua às 23.30 horas e encerram o Festival de Lavre, às 01.30 horas, Marvin e Julinho.

[/shc_shortcode]

Crianças criam herói de banda desenhada

A Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo está a promover um Workshop de Ilustração de Banda Desenhada para crianças e jovens.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

Liliana Pincante, coordenadora da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, adianta que através da ilustração as crianças “têm total liberdade para criar o seu próprio personagem de banda desenhada”, sendo que nestas sessões “vão desenhar a personagem, nas formas variadas, o corpo, o rosto, as posturas e até o fato”, acrescenta.

A atividade “é destina a crianças a partir dos 6 anos” e é gratuita mas a inscrição é obrigatória, que deve ser feita na “biblioteca, ou através do telefone 266 898 105”, segundo Liliana Pincante

Este Workshop pretende ensinar a desenhar uma personagem passando por todos os elementos, como o rosto, corpo, posturas e fato do “Super Herói”. A próxima atividade acontece dia 9 de agosto e começa às 18 horas.

[/shc_shortcode]