Primeira edição do Festival Jovem de Mora começa esta noite

Mora recebe, no Parque Ecológico do Gameiro, a primeira edição do Festival Jovem que decorre entre os dias 29 e 31 de julho.

Este é um evento criado a pensar nos jovens deste concelho, dando “importância aos nossos jovens e dar algo como já nos tinham pedido e que existe em vários concelho e que nós aqui não temos”, realça a presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, realizando-se no Parque Ecológico do Gameiro.

Para o primeiro dia atuam tunas, começando com a Real Tuna Académica do Neolisipo, às 18.30 horas, e encerrando com o Grupo Académico Seistetos, às 23.30 horas. Mais tarde, o DJ Toy continua a festa. Paula Chuço revela ainda que vão atuar bandas locais neste festival. Para além destas atuações, segundo a autarca “lançamos um desafio às bandas do nosso concelho para poderem atuar no Festival”, dinamizando a cultura local.

Atuam neste primeiro dia a Tuna Mista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Real Tuna Académica do Neolisipo, a Tuna de Farmácia de Coimbra Phartuna e o Grupo Académico Seistetos da Universidade de Évora. Sobem ainda ao palco bandas locais como Migalhas e All Safe Music. A noite termina com o DJ Toy, à meia-noite e meia.

Observação astronómica na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei em Alandroal

“À luz das estrelas” é o nome da atividade que vai decorrer hoje, sábado, dia 29, na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei, em Alandroal.

“A iniciativa surge no âmbito das atividades de educação ambiental, desenvolvidas pelos serviços do município, em colaboração com os diversos parceiros, como o Dark Sky Alqueva e o Laboratório de Observação do Lago Alqueva”, de acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo.

“Atividades como a observação de estrelas ou a limpeza da própria praia são alguns exemplos do que está previsto para este verão, uma vez que queremos que a praia não seja apenas um espaço de lazer mas também um local de aprendizagem e consciencialização para os problemas ambientais”, garantiu o presidente.

Cerca de um mês e meio depois da inauguração da praia fluvial de Azenhas D’El Rei, João Grilo garante que o feedback tem sido bastante positivo: “recebemos pessoas de várias localidades, como Elvas, Borba ou Vila Viçosa que encontram aqui uma praia mais perto das suas residências. Por outro lado, temos os turistas que ocupam os nossos alojamentos e que têm agora a oportunidade de alternar entre as nossas piscinas municipais e a praia fluvial”.

Observação astronómica na praia fluvial de Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, realiza-se hoje, às nove e meia da noite.

Supa Squad inauguram o palco do Festival de Lavre

Festival de Lavre regressa a esta localidade após a paragem forçada devido à pandemia de covid-19. Começando hoje e decorrendo até segunda-feira o cartaz conta com Supa Squad, Bateu Matou, Luís Trigacheiro e Miguel Azevedo.

Tal como explica o André Cabica, responsável pela organização do Festival de Lavre, os bilhetes podem ser adquiridos “na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre e na Secretaria da Casa do Povo de Lavre”.

Quanto à programação, para além dos artistas montemorenses, atuam “como cabeças de cartaz, no dia 29 Supa Squad, dia 30 Bateu Matou, dia 31 Luís Trigacheiro e no dia 1 de agosto Miguel Azevedo”, acrescentando a estes “outros músicos e DJ’s que irão completar a programação, nomeadamente a Ana Casa Branca, uma artista do concelho de Montemor-o-Novo, assim como o Zinko, teremos também os Sonido Andaluz e muitos outros”.

Hoje está prevista às 18 horas a habitual vacada. Mais tarde, a partir das 22 horas começam os concertos, primeiro com a montemorense Ana Casa Branca a apresentar o seu primeiro trabalho de estúdio, seguida de Supa Squad às 23.30 horas e a encerrar a noite, Jackswell às 01.30 horas.

Volta a Portugal em Bicicleta com 125 corredores e 18 equipas

A 83ª Volta a Portugal, que se realiza entre 4 e 15 de agosto, conta com um total de 18 equipas inscritas, de acordo com a organização.

Após as últimas informações recebidas da União Ciclista Internacional, através da Federação Portuguesa de Ciclismo, o número de formações foi atualizado, sendo que a lista de pré-inscritos contempla 125 corredores.

A equipa sul africana Protouch, informa a organização, “foi substituída pela Java Kiwi Atlântico, formação da Venezuela que se vai estrear na prova portuguesa”.

A menos de uma semana do arranque da Volta, “as atenções concentram-se já no prólogo que vai decidir o primeiro líder e Camisola Amarela Continente”.

O primeiro dia de competição será discutido em sistema de contrarrelógio com a extensão de 5,4 quilómetros, com partida e chegada na Praça do Império, em Lisboa. Já a primeira etapa, no dia 5 (sexta-feira), vai ligar Vila Franca de Xira a Elvas, numa distância de 193,7 quilómetros.

Roteiro Mariano até à Ermida da Senhora da Visitação

Roteiro Mariano é um conjunto de três visitas guiadas ao património montemorense, sendo a segunda sessão amanhã, com uma visita pela Ermida de Nossa Senhora da Visitação.

Tal como adianta o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, o evento é “gratuito e realizado por guias da Câmara Municipal”. A segunda visita realiza-se no Castelo de Montemor-o-Novo.

As visitas vão ser acompanhadas pela guia Filomena Caetano que levará os montemorenses a conhecer ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.

Animação de Verão nas ruas de Montemor para promover comércio local

Está de regresso às ruas montemorenses a iniciativa que pretende promover o comércio local, nas ruas mais movimentadas de Montemor-o-Novo, durante as noites de verão.

Hoje a Rua de Avis, Avenida e Rua 5 de Outubro enchem-se de comércio, animação musical e workshops. Tal como adianta o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhor da Vila, Bispo e Silveiras, para além de hoje, há mais uma iniciativa de “Animação de Verão” programada para dia 19 de Agosto.

Está previsto para o dia de hoje atuações musicais, com músicos e bandas locais, bem como Djs em alguns pontos da cidade, “com a animação dinâmica dos Kalimotxo Orkestar”, bem como a atuação “do DJ Just One Break”. Há ainda espaço para workshops abertos à população tais como as “Oficinas Ciranda, que irão estar no espaço Ciranda, junto à Avenida Gago Coutinho”

Hoje o comércio local vai estar aberto até à meia-noite. A animação musical e workshops espontâneos começam a partir das 19 horas e estendem-se pela noite dentro.