ACOS coorganiza I Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS) é coorganizadora do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Sustentabilidade Garantida. Um evento agendado para os dias 1 e 2 de dezembro, em Cáceres.

As outras entidades organizadoras são as Cooperativas Agroalimentares de Espanha, a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo.

O objetivo do evento é debater e divulgar os aspetos técnico-científicos e de política agrícola, associados à pecuária extensiva e destacar os seus benefícios ambientais, territoriais, económicos e sociais.

O III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva pretende ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores aprofundar conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade. Produção animal em extensivo, sanidade animal e vegetal, sustentabilidade, Política Agrícola Comum, promoção e comercialização de produtos do montado/dehesa e a aplicação de novas tecnologias serão alguns dos temas a abordar.

Este Congresso contará com a experiência de especialistas de Portugal e de Espanha, tanto agricultores, como cooperativas e empresas não cooperativas, investigadores, representantes da distribuição e responsáveis políticos da União Europeia, dos governos de Espanha e de Portugal e das administrações regionais das áreas de influência.

Já estão abertas as inscrições para quem tiver interesse em assistir aos diversos painéis temáticos. Para aceder a mais informações ou para inscrição poderá fazê-lo aqui.

Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutonio e The Gift na Expo São Mateus

Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutónio e The Gift são os cabeça de cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, que está de regresso, ao Parque da Piedade, em Elvas, de 16 a 24 de setembro.

Sem a tradicional carpa, os concertos, que o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, garante irem de encontro aos gostos de todas as faixas etárias, serão feitos a céu aberto, sendo que as grandes novidades, adianta, dizem respeito ao próprio ordenamento do espaço. “Temos um espaço grande, mas não temos a capacidade financeira para alugar uma carpa, conforme se fazia, porque estamos a falar já num montante de mais de 120 mil euros, só para a carpa. Optámos por um sistema misto: uma parte vai estar coberta e a outra grande parte vai estar ao ar livre”, explica.

O evento contará, desta feita, com “dois grandes palcos”, o Palco São Mateus e o Palco da Feira, sendo que “haverá música até às quatro horas da madrugada”. A Expo São Mateus, como de costume, inclui restaurantes, bares e stands comerciais. Na Expo São Mateus deste ano, revela ainda o autarca, a Câmara Municipal investe entre 150 mil a 180 mil euros. As entradas no evento, ao contrário do que aconteceu nas últimas edições, são totalmente gratuitas.

No dia 20, no Palco São Mateus, atuam Filhos da Madrugada, Quim Barreiros e o DJ Diazz. Seguem-se, no dia 21, o Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G. No dia 22, atuam Os Raiz, Bárbara Tinoco e DJ Grouse. A 23 de setembro, animam a Expo São Mateus os B3L2, Plutónio e Oskar DJ. No último dia, 24 de setembro, sobem ao Palco São Mateus os Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha. Os espetáculos têm sempre início às 22h30.

Já pelo Palco da Feira, passarão, no dia 16, as Roncas d’Elvas; no dia 17, AR Musical; no dia 18, há noite de fados com Soraia Branco e António Vieira; no dia 19, atua o Duo Musical Hélio e Eurico; no dia 21, sobem ao palco os Moura Encantada; no dia 22, a animação fica a cargo do Duo musical Jorge e Célia; no dia 22, os Xumbo Torto; e, por fim, no dia 24, a Brigada 14 de Janeiro. Estes espetáculos têm início marcado para as 21 horas.

A Expo São Mateus, este ano, divide-se em três áreas. De acordo com o vereador Cláudio Monteiro, a zona de expositores contará com cerca de duas dezenas de stands. “Depois temos a zona de street food: queremos inovar nessa parte, que está muito bem conseguida e é uma zona diferente, onde as pessoas se vão sentir muito bem”, adianta. Para além de dois restaurantes, no espaço haverão ainda quatro bares, bem como a área dedicada aos espetáculos e espaços de diversão noturna.

A partir desta quinta-feira, 28 de julho, estão abertas as inscrições, tanto para os stands, como para os restaurantes e para a área de street food. O concurso público para os bares abrirá dentro de uma semana, explica ainda Cláudio Monteiro.

A edição deste ano da Expo São Mateus foi apresentada esta manhã, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas.

Caminhada noturna realiza-se hoje em Borba

A Waterfit, Escolinha de Natação de Borba, organiza hoje, quinta-feira, dia 28, uma caminhada noturna, com um percurso de cerca de quatro quilómetros.

A iniciativa pretende promover a prática desportiva e o convívio entre todos. Acaba por ser uma caminhada social que se destina a pais e filhos. Vamos percorrer alguma área urbana da cidade para também a área de campo envolvente”, de acordo com Bruno Marianito, responsável pela organização.

A caminhada insere-se nas Férias desportivas, desenvolvidas pela escola de natação, um projeto que pretende dinamizar atividades junto dos mais novos e que “!tem corrido muito bem”, segundo Bruno Marianito

Caminhada noturna realiza-se hoje em Borba. A partida está marcada para as 21 horas, junto às piscinas descobertas de Borba.

Workshop de Esculturas de Arame na Rua de Avis em Montemor

No âmbito do projeto de desenvolvimento do comércio local, nesta sexta-feira, dia 29, a Rua de Avis, em Montemor-o-Novo, recebe um Workshop de Escultura em Arame, uma iniciativa desenvolvida pelo Centro Juvenil.

Tal como adianta Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil, apesar desta atividade já ter decorrida no Centro Juvenil, “dia 29 vamos ter uma colaboração na Rua de Avis, no âmbito da dinamização do comércio local”, sendo principal objetivo, “as pessoas terem uma pequena experiência do que é que é fazer uma escultura em arame e poderem divertir-se um bocadinho connosco”, acrescenta.

Quanto aos trabalhos anteriormente realizados, “tem o seu fruto já exposto na parte da frente do Centro Juvenil portanto, quem passar na avenida consegue ver as esculturas que foram construídas pelos nosso jovens que estavam inscritos”, explica Anabela Ferreira.

A atividade decorra na Rua de Avis das 19 horas até às 23 horas, sendo esta de entrada livre.