Município de Avis disponibiliza autocarros na Feira Franca

O Município de Avis e a Rodoviária do Alentejo levam-te à Feira Franca e de regresso a casa.

Os percursos dos autocarros são os seguintes:

Ponte de Sôr – Galveias – Aldeia Velha – Avis; Estremoz – Sousel – Cano – Casa Branca – Avis; Monforte – Vaiamonte – Cabeço de Vide – Fronteira – Figueira e Barros – Ervedal – Avis; Mora – Pavia – Alcórrego – Avis; Portalegre – Crato – Alter do Chão – Benavila – Avis e Valongo – Avis.

Deco lança campanha de sensibilização sobre falta de água

A Deco lançou a campanha “Água com Conta e Medida” que pretende sensibilizar para o tema da falta de água, uma situação que vive na região do Alentejo, devido às altas temperaturas e período de seca extrema que se vive atualmente.

Desta forma, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da delegação do Alentejo da Deco explica que esta é uma forma de promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis nos consumidores.

Helena Guerra adianta que pequenos gestos podem ajudar e alerta os consumidores que pode ter acesso a toda a informação através do site da DECO.

Em casa o consumidor pode mudar alguns hábitos e por isso, Helena Guerra realça que é na casa de banho que há um maior consumo de água, podendo ser adotadas medidas como “fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água”, ou até “caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água” podendo diminuir a descarga para 8 litros.

Já na divisão da cozinha também se pode poupar água reaproveitando de várias formas ou utilizar redutores de caudal.

Helena Guerra relembra ainda que nos quintais, ou jardins e até mesmo a lavar o carro é possível utilizar menos água, “regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação até porque usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto”.

Se adotar comportamentos eficientes de uso de água, pode chegar a uma poupança de 120 litros de água por dia e para ajudar os consumidores a poupar água, a DECO lançou a campanha informativa Água com Conta e Medida.

Procissão em honra de São Tiago em Santiago do Escoural

Terceiro dia de Feira de Santiago do Escoural conta com programação desportiva e religiosa.

O dia inicia às 15 horas com uma atividade de Pesca Desportiva que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, vai acontecer na Barragem da Anta, “uma barragem que está perto da Senhora do Livramento e que vai ser também organizada pelo Grupo de Caçadores e Pescadores do Escoural”.

Durante a tarde, a partir das 18 horas será celebrada a Eucaristia, “aqui na nossa Igreja” em honra do santo padroeiro da freguesia, São Tiago, seguida de procissão acompanhada pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, “em que vamos percorrer aqui as primcipais ruas da nossa terra e que apelamos também, às pessoas que estã em casa, para que seguindo aquela tradição, coloquem as colchas à janela”.

No que toca à programação musical, Ricardo Savedra é o cabeça de cartaz e atuam ainda o Duo Irmãos Jacinto, adianta José Geraldo.

O concerto de Ricardo Savebra começa às 23.30 horas. Duo Irmãos Jacinto atuam às 22 horas e, mais tarde, à 01 horas.

Ioga Solidário a iniciativa a favor de instituições montemorenses

Ioga Solidário é um projeto criado por Fernando Cunha, pensado para Montemor-o-Novo, que tem como objetivo oferecer aulas de yoga e donativos a associações e instituições montemorenses.

Fernando Cunha, professor de Ioga, explica que esta é uma prática que traz muitos benefícios, acalmando a “agitação diária, pensamentos que andam sempre a correr, a ansiedade que está presente nas pessoas que trabalham”, adiantando ainda que este é um projeto pensado “para as instituições e associações de Montemor” .

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para estas aulas, Fernando Cunha convida as associações a viajarem até à sua propriedade para que “o Ioga possa chegar a todas as pessoas de Montemor”, sendo que esta iniciativa pretende que “as instituições e associações de Montemor-o-Novo, que estejam interessadas possam levar, à nossa quinta, os seus utentes a praticar Ioga”.

Em Montemor, já há algumas associações que pretendem fazer parte desta iniciativa que, por um lado permite aos utentes das associações terem aulas de ioga gratuitas, por outro, permite angariar fundos, através de aulas de ioga cujos donativos revertem a favor destas mesmas instituições. As aulas, segundo Fernando Cunha, “vão ser ao sábado e ao domingo. As pessoas que queiram, ao sábado e ao domingo, que queiram praticar Ioga, na natureza, vão ao nosso monte e deixam o seu donativo”, sendo este, mais tarde, entregue às associações e instituições associadas a esta iniciativa.

Para quem tiver curiosidade é possível experimentar uma aula de ioga, de forma gratuita, sem compromisso. O projeto do Ioga solidário arranca no mês de Setembro no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

Fernando Cunha deixa o convite a todos os interessados para quem quiser experimentar ou participar neste projeto solidário, acrescentando que, quanto ao pagamento das aulas, fica ao cargo de quem participar, sendo que “cada um dá aquilo que puder e quiser”.

Para contactar e participar nesta iniciativa solidária deve fazê-lo pelo email penabranca9@gmail.com, pela página de Facebook, ou pelo 913 232 947.

O Ioga Solidário é uma iniciativa que irá ter início em Setembro com o professor de Ioga Fernando Cunha, no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]