Festival da Juventude anima Coruche de 21 a 23 de julho

O Festival da Juventude, que se realiza em Coruche de 21 a 23 de julho, é muito mais do que apenas uma festa dedicada aos jovens. As noites serão quentes e inesquecíveis, com destaque para os concertos de artistas como Miguel Azevedo, Ivandro ou a DJ Carolina Torres, que encerra a programação em beleza.

Além da oferta cultural, preveem-se eventos desportivos como torneios de padel e futebol de praia, mas também criativos, radicais e puros momentos de animação e festa com DJs, concertos, sunsets e animação noturna. Num dia de aventura desce-se o Sorraia de caiaque, no outro dança- se zumba e ao terceiro corre-se no Trail da Coruja. A iniciativa proporciona aos jovens do Concelho um vasto programa de animação transversal ao longo de três dias intensos, envolvendo agentes culturais, associativos e toda a comunidade. As atividades são gratuitas e abertas à população.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O programa do Festival da Juventude tem início na manhã de 21 de julho, quinta- feira, às 10h30, com a descida do rio Sorraia em caiaque. Com partida da Praia Fluvial de Coruche, a atividade é organizada pela Búzios – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche. À tarde, pelas 18 horas, também na Praia Fluvial, é disputado o Torneio de Futebol de Praia, organizado pela Associação Recreativa e Desportiva Juvenil e Infantil De Coruche (ARD-JIC), a que se seguem momentos de descontração e festa, após as 18 horas, com um sunset na praia e uma festa da espuma ao som do DJ Ricky.

Na sexta-feira, dia 22 de junho, é retomada às 18 horas a competição do Torneio de Futebol de Praia. À mesma hora, mas nos campos de ténis e padel de Coruche, disputam-se as meias-finais do Torneio de Padel, que, organizado pelo Clube de Padel de Coruche, tem a final marcada para mais tarde, às 20h30. Já na Praça da Água, às 20 horas acontece uma aula aberta de zumba e dancepower dinamizada pela associação Turma da Cíntia e pelo ginásio PepaGym. Os momentos altos da festa estão guardados para a noite. Às 22 horas, no Parque do Sorraia, o “furacão do Alentejo” Miguel Azevedo traz a Coruche um concerto em cuja matriz popular o músico introduz elementos eletrónicos da música de dança e coreografias de encher o olho. A festa segue noite dentro com a atuação do DJ Tomás F a partir da meia-noite.

Finalmente, no sábado, dia 23 de julho, às 18h30 acontecem performances de dança dos grupos CAD Coruche e Non Stop Crew na Praça da Água. Ali perto, na Rua 5 de Outubro, arranca às 20 horas o Trail da Coruja e Caminhada, que soma mais de 600 atletas numa prova única que compreende o trail longo, o trail curto e a caminhada, incluindo trilhos, abastecimentos, banhos, refeições e música. A prova, organizada pelo Centro Social de Cultura e Desporto de Montinhos dos Pegos em parceria com o Município de Coruche, conta com o apoio da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, bem como de entidades privadas, e integra o circuito CTR – Circuito de Trail do Ribatejo/Macrofal, sendo certificada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal.

Na noite de sábado estão guardadas atuações que prometem levar o Parque do Sorraia ao rubro. O DJ John Goulart abre a pista às 22 horas, seguindo-se, à meia-noite, o concerto de Ivandro, que participou em 2015 no programa Ídolos e, após um período de interregno, voltou a lançar originais não apenas acústicos, mas também beats R&B e hip-hop. Ivandro, que tem vindo a trabalhar com artistas como Instinto 26, Waze, Gson, Valdo ou Goblin, toca guitarra e canta, mas aventura-se também a misturar e a masterizar temas seus e de outros músicos.

A fechar, à 1h30 os olhos estarão postos na DJ Carolina Torres – cantora, atriz, DJ, apresentadora e produtora –, que alinhará um set de música de dança. Desde sempre ligada ao mundo da música, Carolina não extingue aí os seus talentos. Podemos encontrá-la a brilhar em diversos formatos televisivos que vão da apresentação à representação, mas nada a resume melhor do que três palavras: talento, graça e criatividade. A capacidade de improviso e a beleza também são características suas.

Quer seja em frente às câmaras ou em cima do palco, a portuense Carolina Torres é um nome forte do entretenimento da última década.

[/shc_shortcode]

Quatro detidos em flagrante por furto de cortiça em Montemor

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, ontem, dia 19 de julho, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 60 anos, e uma mulher de 47 anos por furto de cortiça, em Montemor-o-Novo.

No seguimento de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda foram alertados para um alegado furto de cortiça, tendo-se deslocado rapidamente para o local onde surpreenderam os quatro suspeitos em flagrante enquanto furtavam a cortiça. No seguimento das diligências policiais, foi possível apurar-se que os indivíduos estavam na posse de mais de 500 quilos de cortiça furtada, tendo sido detidos em flagrante.

Da ação, resultou a apreensão de duas viaturas e 510 quilos que cortiça.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo. A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo.

Equipas de jovens voluntários facilitam o combate as incêndios florestais

Montemor-o-Novo tem um programa de voluntariado florestal para jovens, que pretende facilitar na deteção rápida de incêndios florestais.

Tal como explica Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo este é um programa “de Vigilância Florestal”, um programa que existe desde 2006 e que facilita o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, uma vez que permite que se atue mais rápido, em caso de incêndio.

Neste momento as equipas são criadas por quatro jovens, sendo que as equipas “vão mudando de 15 em 15 dias”. Quanto à formação prestada aos voluntários “é ministrada pelo serviço municipal de Proteção Civil e pelos Bombeiros e depois estão quatro jovens na torre de vigia do Castelo, um ponto bem alto, com as devidas condições de segurança”.

Este voluntariado, com os jovens, que decorre até Setembro, tem sido, segundo o autarca, uma ajuda essencial no combate aos incêndios. Olímpio Galvão considera que “este é um voluntariado que tem dado bons frutos e que é para os jovens, uma boa experiência, em termos de prevenção de incêndios e até de ligação aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo”.

O programa de voluntariado florestal que decorre até Setembro, com equipas de quatro jovens montemorenses tem permitido uma resposta rápida ao combate aos incêndios.

Exposição de aguarelas patente na Galeria Municipal de Montemor

As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até sexta.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarelas de Portugal adianta que esta exposição “pode ser vista, todos os dias úteis, por enquanto, das 10 horas às 18 horas”, sendo esta de entrada livre.

O presidente desta associação adianta que estão a ser feitos esforços para que “a Galeria esteja a trabalhar ao sábado, pelo menos”.

Na galeria estão patentes trabalhos de “sete artistas, de Itália, da Holanda, de Espanha, do Peru, Portugal e da Índia”, sendo que, segundo Júlio Jorge, os artistas tiveram “uma liberdade total para trabalhar os temas que eles quiserem e por isso, esta exposição é diversificada”, contando com trabalhos “desde a figura humana, paisagem urbana, paisagem campestre”, incluindo locais de Montemor-o-Novo.

Apesar de, até agora, estar confirmada a exposição até dia 1 de Julho, Júlio Jorge confessa que poderá vir a estar durante mais tempo, em Montemor.

A exposição com os trabalhos realizados pelos artistas que participaram no IV Encontro Internacional de Aguarelas, em Montemor-o-Novo, pode ser vista até sexta.