Alunos do quarto ano visitam o Museu do Aljube

As turmas do 4º ano de escolaridade das Escolas da União de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor, realizaram, no final deste ano letivo, visitas ao Museu do Aljube, em Lisboa, no âmbito do projeto “Lembrar Abril”, promovido pela União de Freguesias.

Segundo adianta o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, as visitas foram promovidas em conjunto com o agrupamento de escolas. “Lembrar Abril” é um projeto que já se realiza há vários anos e que tem como principais pontos ser “direcionado para crianças do quarto ano”, tendo este sido lançado pois havia “uma necessidade de podermos, junto das crianças, ver qual era o melhor projeto educativo que nós podíamos dinamizar”.

Para além da visita, a União de Freguesias realiza “a distribuição de um jogo, o Jogo da Glória, em que temos umas cartas com a liberdade e outras cartas com a censura, em que eles acabam por estudar as cartas e perceber como é que as coisas funcionavam antes e depois do 25 de abril”, sendo este jogo disputado na turma e mais tarde, “organizamos uma finalíssima na Junta, onde associamos a pintura de grafitis, com base em desenhos que eles já tinham realizado”.

Estas eram visitas que aconteciam primeiramente ao Forte de Peniche mas devido à complexidade da realização da visita passou a ser feita no Museu do Aljube. Esta é uma visita que, segundo António Danado, acaba por ser combinada com outras atividades escolhidas pelos alunos e professores, “houve quem optasse por apanhar o barco no Seixal e depois andar de metro, pela primeira vez, houve outras crianças que foram à Confeitaria Nacional, houve outras crianças que optaram por visitar o Museu dos Coches, outras optaram por passear um bocadinho nos jardins do Parque das Nações”.

António Danado considera que “Lembrar Abril” é uma iniciativa que permite que a história mais recente de Portugal não seja esquecida, ensinando às crianças como foi viver no tempo dos seus avós. A visita é “sempre acompanhada por técnicos educativos do Aljube”, mostrando às crianças “que só conhecendo o passado podemos evitar os erros no futuro”.

Neste momento estão abrangidas todas as escolas da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras. Segundo o presidente, as crianças reagiram muito bem às visitas de estudo.

Estas visitas de estudo ao Museu do Aljube, em Lisboa, são consideradas como um forte complemento do projeto, bastante educativas, e que pretendem divulgar os ideais de abril junto dos mais jovens.