Centenário da “Banda Filarmónica 1º de Abril Vimieirense”

A Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense assinalou o centenário da “Banda Filarmónica 1º de Abril Vimieirense” com a realização de um programa que decorreu de 15 a 17 de julho de 2022.

As comemorações tiveram início com a abertura da Exposição “100 anos de História, 100 Fotografias” e um apontamento musical pelos alunos da Escola de Música 1º de Abril – Miguel (trompete), Leonardo (Saxofone alto), Matilde (clarinete).

O Presidente da Direção Ângelo Cunha enalteceu a longa história da Banda Filarmónica, agradeceu aos sócios, antigos músicos e convidados presentes, referiu o apoio da Junta de Freguesia de Vimieiro e considerou determinante o papel da Câmara Municipal de Arraiolos através do apoio à Escola de Música da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense, fundamental na atividade desenvolvida pela coletividade.

As comemorações integraram um concerto com a Banda Filarmónica Municipal Portelense, Banda da Sociedade Filarmónica Galveense e Banda Filarmónica 1º de Abril Vimieirense.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal em declarações à imprensa realçou a “importância da atividade da Sociedade Filarmónica 1º de Abril Vimieirense, bem como da vivência musical em Vimieiro”, felicitou a coletividade pelo seu centenário e relembrou a perspetiva da Câmara Municipal de Arraiolos para criar no Palácio dos Condes de Vimieiro “um espaço museológico sobre a música filarmónica, com uma componente que permita preservar os saberes e tradições nesta área e, simultaneamente, a realização de «residências artísticas”, reconstruíndo o edifício, repondo a sua dignidade como local de cultura, com especial relevo para a música com um projeto de dimensão nacional”.

Buba Espinho, Tais Quais e Miguel Moura em Alcáçovas

Buba Espinho, Tais Quais e Miguel Moura são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2022 que se realiza de 22 a 24 de julho, na vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Depois do Fado, em 2018, da Dieta Mediterrânica, em 2019, o certame continua a destacar o património imaterial português classificado pela Unesco, com realce, nesta edição, para o cante alentejano na programação de espetáculos e exposições.

Buba Espinho sobe ao palco principal, na sexta-feira, dia 22, e os Tais Quais, no dia 23, a partir das 22h00. No dia 24 de julho, terceiro e último dia do certame, sobe ao palco principal, também às 22h00, Miguel Moura.

Artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca e atividades equestres são alguns dos destaques do certame que inclui ainda o Summer Spot 2.0, de 22 a 24 de julho, promovido pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense direcionado para a camada mais jovem da população.

A Praça Agropecuária volta a acolher a terceira edição da Mostra Agropecuária com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos e muares).

Ao longo dos três dias do certame pode ainda visitar o património edificado como o Paço dos Henriques e conhecer o processo de fabrico do chocalho na Oficina Chocalhos

Pardalinho, ou até dar um “salto” às Piscinas Municipais, um dos espaços escolhidos pela população do concelho para lazer nos meses de verão.

A Feira do Chocalho 2022 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.

Delta é o café da McDonald’s em Portugal

A Delta Cafés e a McDonald’s Portugal celebraram um contrato para fornecimento de café e outros consumíveis nos 189 restaurantes da marca no país, incluindo os mais de 90 com serviço McCafé.

A McDonald’s volta a inovar a sua oferta a nível nacional, passando a disponibilizar café Delta em todos os restaurantes e McCafé da marca. A partir deste mês, julho, a Delta Cafés fornece à McDonald’s Portugal, o blend Café Delta Gold e o Café Descafeinado, ambos com certificação UTZ que atesta a sua origem sustentável.

Com esta parceria a McDonald’s reforça as suas credenciais em café, aliando a reconhecida qualidade do café Delta, o preferido dos portugueses, à exigência e constante aposta da marca na inovação da sua oferta. Também os 93 restaurantes com McCafé, cujo portefólio se estende a variações como cappuccino, café latte, mocha, café abatanado e café com gelado, têm na base da sua receita café Delta.

A parceria com a Delta Cafés reflete o contínuo investimento da McDonald’s Portugal em fornecedores nacionais e a constante aposta da marca na melhoria da experiência dos consumidores, que podem agora, e em qualquer ocasião, usufruir da reconhecida qualidade e sabor de um café Delta, em todos os restaurantes e McCafé no país.

Para Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal, “esta é uma parceria que vemos concretizar-se com grande satisfação e expectativa. Estamos certos de que os consumidores da McDonald’s vão render-se a esta nova experiência e à possibilidade de degustar nos nossos McCafé e restaurantes o café com a qualidade e o sabor que a Delta nos tem vindo a habituar desde há décadas.”

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, afirma que “com a McDonald’s encontramos um parceiro experiente e qualificado, que partilha os mesmos valores relacionados com a inovação da oferta. Esta parceria estratégica permite-nos acrescentar valor à oferta da McDonald’s e cumprir o nosso objetivo de levar o café Delta a cada vez mais consumidores de norte a sul do País.”

GNR recolhe uma cegonha-branca em Reguengos

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz, no dia 13 de julho, recuperou uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) juvenil, nas Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz.

A ave foi recolhida, sem ferimentos, para as instalações da GNR em Reguengos de Monsaraz, tendo sido entregue posteriormente no Centro de Acolhimento de Animais Silvestres de Évora, para observação e recuperação.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Último dia das festas de São Cristóvão e São Sebastião

Terminam hoje as Festas em Honra de São Cristóvão e São Sebastião com um último dia com atividades para toda a família.

Tal como adianta Luís Vacas, membro da Comissão de Festas de São Cristóvão, há “a nossa tradicional tomatada e açorda, uma vacada com algumas novidades”. Animam a noite Augusto Canário, Miguel Bravo e DJ Grouse.

Este é um certame que acontece graças aos membros da Comissão de Festas de São Cristóvão, “graças à boa vontade de todos, todos os anos é diferente, com o gosto que temos na nossa terra e o carinho especial”.

Luís Vacas deixa um convite à população para visitar São Cristóvão neste dia de festa, “temos muito gosto em receber, ainda para mais depois destes dois anos de intervalo de pandemia, temos muito gosto de receber e termos aqui uma grande festa, com todos”.

As Festas de São Cristóvão que chegam hoje ao fim com Augusto Canário, Miguel Bravo e DJ Grouse.