Concurso de Ideias de Negócio do concelho de Borba

A Associação Moinhos da Serra D’Ossa de Rio de Moinhos com o apoio da GoodMojo, ShiftHappens, e Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, depois de terem lançado o 1º Concurso de Ideias de Negócio do Concelho de Borba, amanhã, quinta-feira, 14 de julho, pelas 18.30 horas, são apresentados os projetos numa sessão pública.

Os concorrentes participaram em sessões de formação sobre empreendedorismo, vendas e marketing, finanças, comunicação, formação de equipas e parcerias onde envolvemos como formadores pessoas com experiência real como empreendedores a criar, gerir, e desenvolver empresas. O objetivo foi capacitar os concorrentes em alguns temas fundamentais e apoiá-los a transformar a sua ideia inicial num plano de negócios concreto.

Na apresentação haverá um júri onde, os candidatos irão competir pelos três prémios do concurso: o primeiro no valor de 2500 euros, o segundo de dois mil euros e o terceiro de 1500 euros.

Os vencedores terão também acesso a um conjunto de mentores constituído por empreendedores com experiencia que os irão apoiar neste caminho.

A sessão pública de apresentação dos projetos vai decorrer na Junta de Freguesia de Rio de Moinhos.

Atividades durante o verão na Oficina da Criança

A Oficina da Criança em Montemor-o-Novo promoveu hoje diversas atividades para entreter os mais novos nas férias de verão, promovendo não só, muita diversão, como novas aprendizagens.

Uma das atividades propostas pretende transformar os que visitam a Oficina, em “Mini Chefes”, criando lanches saudáveis e fáceis de fazer. Carolina Marques, uma das jovens a participar nestas aulas de culinária explicou que hoje foi feito “a Ilha Grega, que é um pequeno almoço saudável e equilibrado”, criado com ingredientes como “mirtilos, morangos, framboesas, mel, iogurte grego e granola”.

Outra atividade promovida na Oficina da Criança e organizada pelas Oficinas do Convento foi “A Ponte”, uma atividade que pretende ensinar noções básicas de arquitetura a crianças. A Madalena é uma das crianças participou nesta iniciativa e quis explicar que desenhou “uma ponte com flores”, que será utilizado no novo habitat “para o cágado porque a casa dele é muito pequena”.

Joana Trindade arquiteta e uma das formadoras desta atividade revela que as crianças têm gostado de participar sendo que a atividade de hoje consistiu em criar uma maquete para a criação do projeto final, cirando “uma ponte em alvenaria de tijolo”.

A Oficina da Criança promove até ao final do verão diversas atividades gratuitas que vão desde as brincadeiras tradicionais, a workshops de arquitetura ou culinária e até saídas à praia.

Caminhos há muitos por aqui e todos vão dar a Montemor

Os percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão são uma forma diferente de conhecer o património que atrai cada vez mais visitantes ao concelho de Montemor-o-Novo.

Dia 31 de maio, um grupo de visitantes da Inter-Reformados/União de Sindicatos do distrito de Évora realizou os percursos pedestres de Lavre e de Montemor-o-Novo.

No dia 7 de julho o Roteiro recebeu uma visita das Bibliotecas Escolares do concelho do Seixal, promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal, onde se incluíram outros convidados relacionados com a comunidade educativa e cultural do Município do Seixal.

Já a 9 de julho os técnicos do Roteiro participaram na receção de um grupo que estava a realizar uma visita cultural pela região, seguindo as palavras de Saramago no livro “Viagem a Portugal”.

São três os percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão que podem ser consultados aqui.

Detido por incêndio florestal em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Montemor-o-Novo, ontem, dia 12 de julho, deteve um homem de 54 anos por incêndio florestal, na localidade do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo.

No seguimento de um alerta a informar que um popular teria detetado um indivíduo a atear um incêndio junto a uma estrada no Escoural, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo apurado que o suspeito já se encontrava retido por populares. No decorrer da ação, e após diligências policiais, foi possível confirmar a veracidade dos factos, motivo pelo qual o suspeito foi detido.

No decorrer da ação foi ainda apreendido um isqueiro.

O detido foi constituído arguido e permaneceu retido nas instalações da Guarda até ser presente hoje, dia 13 de julho, ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Operação Verão Seguro decorre até setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, que decorre até 15 de setembro, em todo o território nacional, através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo major Mafalda Almeida, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR ,com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.

A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso e intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.

Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.

[/shc_shortcode]