Incendiário apanhado pela população em Santiago do Escoural

Ao final desta tarde registou-se um alerta de incêndio numa zona de pasto, silvas e olival, na localidade de Santiago do Escoural, tendo a população surpreendido um homem, presumível incendiário que foi entregue à GNR (foto ao lado).

O alerta foi dado às 18.56 horas, segundo o CDOS de Évora, tendo estado a combater o incêndio 11 veículos, um meio aéreo e 45 operacionais dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Évora, tendo o apoio dos militares da GNR.

O homem de 54 anos natural da localidade de Mora encontra-se detido no Posto Territorial da GNR de Vendas Novas será hoje presente a juiz.

Primeira edição do Starman Portugal com prova em Reguengos

A primeira edição do Starman Portugal vai decorrer na madrugada do dia 17 de julho nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel e Mourão. Esta prova de triatlo noturna de média distância realiza-se junto ao Lago Alqueva e é constituída por 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida.

A partida para a competição acontece à meia-noite na praia fluvial da Amieira com os atletas a disputarem a natação, seguindo-se o percurso de ciclismo nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Mourão, regressando depois os triatletas à praia do concelho de Portel no último segmento. O setor de corrida decorre também em Portel com a meta final no Jardim da Matriz.

Os participantes podem inscrever-se em individual e em estafetas de dois ou três elementos. O primeiro atleta deverá completar o triatlo em cinco horas e a prova está previsto terminar às 10h.

A entrega dos prémios vai decorrer às 15h na Destilaria Sharish Gin, em Reguengos de Monsaraz. Esta prova tem a chancela de dois embaixadores triatletas com experiência e tradição no triatlo de média distância, nomeadamente Márcio Neves e Helena Medeiro.

O Starman é uma competição internacional que decorre na Escócia desde 2017. Esta primeira edição em Portugal é organizada pela NTREVENTS em parceria com os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel e Mourão, CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Turismo de Portugal, Federação de Triatlo de Portugal e a Dark Sky Alqueva.

Sunset parties de verão estão de volta aos hotéis Vila Galé

Este verão, os hotéis Vila Galé de norte a sul do país voltam a ter as suas sunset parties, que prometem fins de tarde animados, com música chill out, ambiente descontraído e uma carta de bar exclusiva com várias propostas de bebidas e petiscos.

As sunset parties são abertas a todos os clientes, incluindo os que não estejam alojados nos hotéis. E a entrada é gratuita.

Às quintas-feiras as sunset parties decorrem nos seguintes hotéis Vila Galé Estoril (das 18 horas às 20horas); Vila Galé Collection Palácio dos Arcos (das 17 horas às 21 horas); Vila Galé Collection Alter Real (Alter do Chão), (das 17 horas às 19.30 horas; Vila Galé Náutico (Armação de Pêra), das 16.30 horas às 19.30 horas.

Já às sextas-feiras a iniciativa decorre nos seguintes hotéis: Vila Galé Collection Braga, a 15 e 29 de julho, (das 18 horas às 20 horas); Vila Galé Collection Douro (Lamego), (das 17 horas às 19 horas); Vila Galé Porto Ribeira (Porto), das (18.30 horas às 19.30 horas); Vila Galé Serra da Estrela (Manteigas), (das 17.30 horas às 19.30 horas); Vila Galé Ericeira, (das 18.30 horas às 19.30 horas); Vila Galé Sintra, (das 18.30 horas às 19.30 horas) de 15 em 15 dias; no Vila Galé Ópera (Lisboa), das 18 horas às 19.30 horas; Vila Galé Clube de Campo (Beja), das 17.30 horas às 20 horas; Vila Galé Collection Elvas, das 17.30 horas às 19.30 horas; Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira), das 17.30 horas às 20.30 horas; Vila Galé Tavira, das 17.30 horas às 19.30 horas; Vila Galé Albacora (Tavira), das 18 horas às 20 horas.

Aos sábados no Vila Galé Ampalius (Vilamoura), das 19 horas às 21 horas.

Pé de atleta em destaque no programa “De Boa Saúde”

O pé de atleta caracteriza-se por uma micose localizada entre os dedos dos pés, que pode ser contraído, por exemplo, em balneários.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que esta micose é “altamente contagiosa”, podendo ser evitada, nos balneários, com o uso de chinelos.

O pé de atleta é bastante desconfortável e provoca ardor, comichão e mau estar nos pés. O seu tratamento é feito com recurso a antimicóticos, mas às vezes pode haver a necessidade de recorrer a antifúngicos orais.

O pé de atleta, bem como as suas causas e tratamentos estão em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Noites de verão em Montemor são de cinema ao ar livre

As Noites de Verão, com sessões de cinema ao ar livre, estão de regresso a Montemor-o-Novo e às freguesias do concelho.

Estas noites, que se estendem até final de agosto, revela o responsável pela sua programação, Pedro Conceição, são feitas, sobretudo, de cinema de animação e grandes clássicos, para que a população passe um verão divertido.

Ao longo destes dois meses serão apresentados filmes como “Chico – Artista Brasileiro”, “Garoto – The Kid”, “Flee: A Fuga”, “O Movimento das Coisas”, “I’am Greta” e “O Arco Mágico”, em locais da cidade como o Jardim da Estação, o Jardim Público, a Urbanização da Quinta da Nora e o Largo dos Paços do Concelho, para além do Auditório do Parque Urbano.

As sessões, na cidade, são apresentadas sempre às terças e quintas-feiras, enquanto nas freguesias, onde serão exibidos os filmes “O Leão da Estrela”, “Fados” e “Quero-te Tanto”, quase sempre às sextas-feiras.

Depois de hoje apresentado “Chico – Artista Brasileiro”, um filme de Miguel Faria Jr.., a partir das 21.30 horas, no jardim da Estação de Montemor, as noites de verão regressam na quinta, ao Largo dos Paços do Concelho, à mesma hora, com a exibição de “O Garoto – The Kid”, um filme de Charlie Chaplin”.

Toda a programação das sessões de cinema, inseridas nas Noites de Verão, no concelho de Montemor-o-Novo, para conhecer no programa abaixo:

Casa das Letras de Cabrela recebe prémio de Conceito Inovador 2022

A Casa das Letras em Cabrela vou a entidade vencedora do prémio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal do ano de 2022, na categoria de conceito inovador.

David Lopes responsável pela Casa das Letras de Cabrela mostra-se satisfeito com o prémio, “o único prémio que o Alentejo recebeu na Gala da AHRESP”.

Quanto à notícia “soubemos às 21 horas, na Gala dos Prémios da AHRESP, que tínhamos sido os escolhidos, tínhamos vencido a categoria de inovação, em turismo, no ano de 2022”, adianta o responsável pela Casa das Letras.

A Casa das Letras é um alojamento local que permite aos amantes de livros e a tranquilidade passar uma estadia diferente, tendo vencido este ano o prémio de conceito inovador dos prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Estremoz encerra avenida na quarta-feira, mas município tem alternativa

Uma das principais entradas na cidade de Estremoz, a Avenida de Santo António, que faz a ligação entre a EN4 e o centro da cidade, será encerrada à circulação automóvel na quarta-feira.

Na origem deste encerramento e, tal como explica o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, está a proximidade da estrada a uma pedreira abandonada, sinalizada desde 2019, e “ao longo do tempo foram tomadas algumas medidas para prevenir, mas quando tomámos posse pedimos uma avaliação ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) do talude e da avenida e, nessa sequência foi recomendo: “fazer o encerramento da avenida e, a médio prazo, de um a cinco anos, o aterro da pedreira e arranjo da zona”.

Depois da recomendação do (LNEC), o município reuniu o seu executivo e demais entidades, e decidiu estabelecer um calendário para encerrar a avenida, “uma vez que esse encerramento, ainda que temporário, vai causar alguns constrangimentos ao nível de trânsito, pelo que a entrada de quem vem de Borba e Elvas vai ficar fechada, sendo o IP2, a alternativa. Assim sendo, foram feitas alterações de trânsito dentro da cidade, para diminuiu riscos de trânsito, de forma a dar tempo ao IP para proceder à alteração da sinalética e para que na quarta-feira, se proceda ao encerramento da avenida”.

No entanto, já foi encontrada uma solução, mais imediata, que passa por, “até final de agosto ou início de setembro, com um concurso urgente de uma empreitada, se consiga fazer um desvio na mesma avenida que afaste, cerca 30 metros, esse troço do talude, em questão, e se restabeleça a circulação e a entrada, por esse lado”.

Para além desta solução, mais imediata, José Sádio adianta que, a médio prazo, será lançado um concurso para um projeto que irá criar “uma nova acessibilidade à cidade que, que passa por prologar a Avenida Rainha Santa Isabel na interceção com a Nacional 4, num ponto mais acima daquele que é o atual”.

A longo prazo, pensa-se já, revela o presidente da Câmara de Estremoz, está relacionada com a variante do IP2, que “o projeto de execução vai avançar ou no final deste ano ou no início do próximo, e dentro de quatro ou cinco anos dará a possibilidade de desviar o trânsito pesado que circula dentro de Estremoz, por uma variante”.

José Sádio garante ainda que esta decisão de encerrar a estrada, “não foi tomada de ânimo leve” e teve apenas em conta “a segurança das pessoas”.

Avenida de Santo António, que faz a ligação entre a EN4 e o centro da cidade de Estremoz que é encerrada quarta-feira, devido à proximidade com uma pedreira abandonada e em risco de derrocada. No entanto a autarquia prepara já um desvio a 30 metros desse troço, que poderá estar concluído em agosto ou setembro.