STRÁ…TUM…PSCHH…nas Noites de Verão em Montemor-o-Novo

As noites quentes convidam a sair de casa e ontem as Noites de Verão trouxeram até ao Jardim Público de Montemor-o-Novo, um cine-concerto.

Em palco, juntamente com o ecrã de cinema, dois músicos com duas baterias apresentaram “STRÁ…TUM…PSCHH…”. O cinema ao ar livre juntou os bateristas Ricardo Martins (Pop dell’Arte) e Quim Albergaria (Paus), que deram som às imagens de “A Febre do Xadrez”, de Vsevolod Pudovkin, e “Polícias”, de Buster Keaton.

As Noites de Verão continuam no concelho de Montemor-o-Novo ao longo deste mês e em agosto. Pode aceder a toda a programação aqui.

Hugo Carvalhais e Shakespeare’s Romeu and Joaoliet no Portalegre Jazzfest

O contrabaixista Hugo Carvalhais e o projeto Shakespeare’s Romeu and Joaoliet animam esta segunda noite do 17º Portalegre Jazzfest, que decorre desde ontem, 7 de julho, e até amanhã, sábado, dia 9, no Centro de Artes do Espetáculo da cidade.

Hugo Carvalhais apresenta o seu novo álbum, “Ascética”, depois de sete anos de ausência dos registos discográficos, pelas 21.30 horas, no Grande Auditório.  Hugo Carvalhais atuará acompanhado de Fábio Almeida, no Saxofone Tenor e Flauta, de Liudas Mockunas, no Saxofone Tenor, Sopranino e Clarinete, de Gabriel Pinto, no Órgão Hammond, de Fernando Rodrigues, no Órgão Hammond e Sintetizador e de João Martins, na Bateria.

Já o mítico espaço “after hours” do Café-Concerto, que já assistiu ao longo das 16 edições do Jazzfest a noites memoráveis, regressa também nesta noite, com o projeto Bill Shakespeare’s Romeu and Joaoliet, trio constituído por Bill McHenry, no saxofone tenor, Romeu Tristão, no contrabaixo e João Pereira, na bateria.

O festival termina amanhã com os espetáculos de Maria João e do guitarrista André B. Silva.

Município de Montemor desafia crianças a meter as mãos na terra

De julho a setembro, na Oficina da Criança, as crianças estão a colocar as mãos na terra. Tudo se passa às terças e quintas-feiras, de manhã, entre as 9.30 e as 11.30 horas, através da Oficina Mãos na Terra, com João Armas, trabalhador do Município de Montemor-o-Novo, no serviço de jardinagem.

Destinada a crianças dos quatro aos 14 anos, esta atividade tem lugar no Parque Urbano e no Pátio da Oficina da Criança e é um projeto de aprendizagem para a importância de cuidar e criar espaços verdes proporcionando uma maior consciencialização através da prática e preservação do meio ambiente.

Nesta Oficina as crianças podem aprender como se planta e cuida de um canteiro, conhecer as espécies de ervas que impedem o crescimento de outras espécies; saber como semear e cuidar da relva, como e quando regar e como cuidar das árvores, sob a orientação cuidada de quem faz da jardinagem o seu modo de vida.

Pôr as mãos na terra, sentindo-a ao cuidar dela, pode constituir uma motivação para que as gerações mais jovens encarem esta área como fundamental para a obtenção de uma maior qualidade de vida nos locais onde se vive.

Campo Maior: Wet Bed Gang e B3L2 na abertura do festival Raya

Wet Bed Gang são os primeiros cabeças de cartaz da edição deste ano do Raya, que tem início na noite desta sexta-feira, 8 de julho, em Campo Maior, junto ao Complexo das Piscinas Municipais.

Cabe aos campomaiorenses B3L2 abrir o festival, antecedendo o espetáculo de um dos grupos de rap mais apreciados em Portugal. Quanto à banda da terra, revela um dos seus elementos, é sempre bom poder atuar “em casa”, sobretudo ao lado dos artistas que compõem o cartaz deste ano do evento. “Depois da pandemia, vai ser bom podermos voltar a fazer aquilo que gostamos e estamos cá para dar o nosso melhor, como sempre”, diz ainda.

Hoje, para além dos Wet Bed Gang e dos B3L2, atuam ainda, pela noite fora, os Djs Fifty e Sam. Já amanhã, sábado, 9 de julho, o programa do evento contempla as atuações de Catarina & The Voice Friends, D.A.M.A, No Maka e DJ Diazz.

Entre domingo, dia 10, e sexta-feira, 15 de julho, o festival tem continuidade, com um conjunto de atividades, como desportos radicais, sessões dedicadas ao hip hop e aos videojogos. Com isto, explica a vereadora São Silveirinha, procurou-se dar “outra dinâmica e qualidade” ao festival, muito a pensar nos jovens que, durante os dois últimos anos, não tiveram oportunidade de confraternizar e participar em iniciativas do género.

A abertura do recinto do festival, esta noite, está marcada para as 21 horas. As entradas têm um custo de cinco euros.

Exposição do Encontro Internacional de Aguarela patente até dia 22

As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 22 deste mês.

Este ano participaram no Encontro Internacional de Aguarelas de Montemor-o-Novo os artistas Carlos Santos Marques (Portugal), Evaristo Callo (Perú), Giovanni Balzarani (Itália), Isabel Alosete (Bulgária), Jan Min (Holanda), Rahul Onkon Chakraborty (Índia) e Roberto Andreoli (Itália).

Movimento “Lugar à Mesa” já entregou 2.500 refeições a famílias carenciadas

“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento “Lugar à Mesa”, uma iniciativa solidária promovida pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que já entregou 2.500 refeições solidárias, em três semanas.

Recorde-se que este movimento surge com um duplo objetivo, de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, abrangendo, numa primeira fase, 25 restaurantes da cidade de Lisboa e decorre até dia 17 de janeiro.

Todos os portugueses podem contribuir e ajudar quem mais precisa, quer seja através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.pt. Cada doação, no valor de 7 euros, será convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

Através desta iniciativa, a Delta Cafés e a Santa Casa reconhecem as consequências da pandemia para muitos agregados familiares, bem como a grave crise económica que os restaurantes estão a enfrentar, procurando assim contribuir diretamente para reativar o sector da restauração, ao mesmo tempo que intervêm positivamente nas comunidades locais.

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, o Movimento “Lugar à Mesa” reforça o apoio do Grupo à restauração e às muitas famílias que, devido à pandemia, viram as suas vidas afetadas. Vivemos um momento único e desafiante. Queremos fazer parte ativa da sociedade, ajudando e contribuindo com soluções criativas que gerem um círculo virtuoso para nos ajudar a ultrapassar este período difícil para todos e em particular para alguns. Queremos usar a nossa voz e ação para mobilizar a sociedade e, através deste movimento, impactar positivamente quem mais precisa neste momento. Este é apenas o primeiro passo ao qual queremos juntar outros parceiros, público ou privados, que nos ajudem a fazer crescer este movimento e consequentemente apoiar novos restaurantes e famílias.”

Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realça que, “num contexto de crise, há sempre forma de ajudar os outros. Num ano caracterizado por dificuldades sem precedentes, o movimento “Lugar à Mesa” representa um catalisador da mudança que os tempos conturbados que vivemos precisam e exigem. Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!”

Mas são mais os parceiros que se sentam a esta Mesa pronta para ajudar! A Camara Municipal de Lisboa, que irá dar apoio complementar ao auxílio já prestado; a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que representa o sector da restauração e ainda a APN – Associação Portuguesa de Nutrição, que irá prestar aconselhamento para garantir um adequado equilíbrio nutricional das refeições para as famílias e a Casa do Impacto focada em projetos empreendedores de impacto social.

Este projeto foi construído em colaboração estreita com outras entidades e empresas, nomeadamente a consultora PWC e as agências Label, Alencastre e Adagietto.

Encontro de Empresários apresenta oportunidades de financiamento em Viana do Alentejo

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo anunciou, para breve, o início da construção da Zona Industrial de Aguiar. Durante o VIII Encontro de Empresários que decorreu no Cineteatro Vianense, no passado dia 5 de julho, Luis Miguel Duarte, revelou que o executivo está “empenhado em resolver os problemas existentes nas zonas industriais”. Para breve serão, também, colocados à venda alguns lotes na Zona Industrial de Viana do Alentejo.

O encontro, subordinado ao tema “Oportunidades de Financiamento”, teve como finalidade ser um espaço de partilha e conhecimento que potencie a cooperação empresarial do concelho, e um estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e parcerias.

Em cima da mesa estiveram vários apoios, nomeadamente no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária/PDR2020 da Terras Dentro. A medida destinada a pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas pretende contribuir para a modernização e capacitação das empresas.

No âmbito do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e Certificação PME foi apresentado o trabalho que este organismo desenvolve no território, bem como algumas das ferramentas que disponibiliza no seu site para os empresários.

A apresentação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional centrou-se nos apoios financeiros, nomeadamente apoios para entidades, para desempregados e formação profissional.

Ricardo Luz, sócio da Ryrox – Truck Box Center, Lda, sedeada em Viana do Alentejo, e distinguida como “PME Líder” em 2021 pelo desempenho e solidez demonstradas, fez uma breve apresentação da empresa.

Arraiolos: Mariza, The Black Mamba e Bárbara Tinoco na festa de S. Boaventura

Arraiolos celebra São Boaventura este fim de semana, com uma festa que contará com as atuações, esta sexta-feira, 8 de julho, de Mariza, amanhã, dos The Black Mamba e, no domingo, de Bárbara Tinoco, na Praça do Município.

Sem a possibilidade de realizar a tradicional feira de São Boaventura, explica a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, uma vez que o parque de feiras se encontra em obras, espera-se, ainda assim, um fim de semana “muito animado”. Para além dos “três nomes da música portuguesa”, o certame contará ainda com um conjunto alargado de iniciativas, que inclui, entre outros, arraiais, mercado, atividades desportivas e animação de rua.

Sílvia Pinto tem esperança que, com o evento, muita gente visite Arraiolos por estes dias e, com isso, apoie a economia local. “Trabalhamos para trazer pessoas a conhecer o nosso concelho e numa perspetiva da dinâmica económica. Achamos que também é uma forma de ajudar os empresários locais”, remata a autarca.

Os três concertos têm início marcado para as 22 horas. O arranque do evento dá-se hoje com um arraial popular e abertura do mercado.

A programação completa do evento para conhecer abaixo:

Miguel Azevedo esta sexta-feira nas festas das Fazendas do Cortiço

As tradicionais festas populares das Fazendas do Cortiço realizam-se esta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9 de julho, com um conjunto de atividades e animação musical.

Esta sexta-feira, a abertura da festa, com organização do Grupo Cultural e Desportivo das Fazendas do Cortiço, está marcada para as 19.30 horas, seguindo-se, meia hora depois, a abertura de um bazar.

A partir das 22 horas, decorre uma vacada noturna. Pelas 23 horas, é Miguel Azevedo o responsável por animar os presentes. A música, pela noite dentro, fica a cargo do DJ Daniel K.

Já amanhã, sábado, a abertura da festa está marcada para as 13 horas, sendo que pelas 16 horas tem início uma sessão de jogos populares.

Pelas 19.30 horas reabre o bazar. Às 20.30 horas, há atuação do Grupo Coral de Cantares das Alcáçovas e pelas 22.30 horas é a Banda Nova Onda quem se encarrega da animação musical. A partir das 2 horas, o DJ Daniel K volta a apresentar-se ao público.

Durante as festas, a organização tem ao dispor um serviço de bar, com frango assado, febras e bifanas.