Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo
Visitas ao Património de Montemor com Roteiro Mariano
As Visitas ao Património, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, realizam-se com o Roteiro Mariano.
Trata-se de três visitas guiadas com Filomena Caetano, ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.
A primeira visita é já este sábado, 25 de junho, pelas 10 horas ao Centro Histórico de Montemor-o-Novo.
Visita é gratuita mas carece de inscrição prévia que deve ser feita no Posto de Turismo.
Operação Verão Seguro decorre até setembro
A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, que decorre até 15 de setembro, em todo o território nacional, através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Segundo major Mafalda Almeida, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR ,com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.
A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso e intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.
Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.
Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.
[/shc_shortcode]
“De Cá Para Lá” no Mercado de Santiago do Escoural
Tendo, como ponto de partida, um método de trabalho com inspiração surrealista, a Pó De Vir A Ser e as Oficinas do Convento convidaram seis artistas – Eduardo Freitas, Isaque Pinheiro, João Rolaça, Liliana Velho, Maja Escher e Rui Horta Pereira -, a executarem diversos objetos escultóricos, em pedra e em cerâmica.
Desafiados a executar esculturas mistas, os escultores de pedra e os artistas ceramistas executaram, cada um, uma metade de uma escultura. Posteriormente, os artistas foram convidados a partilhar entre si apenas os desenhos do perfil de cada um desses objetos escultóricos.
O momento de união das peças teve lugar em Novembro de 2022, na aldeia ferroviária de Casa branca, ocasião em que os artistas descobriram com quem tinham estado a trabalhar “do outro lado”.
O resultado deste processo é o que se apresenta na exposição “De Cá Para Lá”.
Oficina da Criança recebe segunda sessão de Contares
Contares na Oficina é uma atividade destinada a crianças que vai decorrer na Oficina da Criança, ao longo de várias sessões, sendo a segunda sessão amanhã, às 18 horas.
Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças..
Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece amanhã, pelas 18 horas.
Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.
Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, hoje. Esta sessão de contos é conduzida por Ana Lás
Projeto Além Risco rega mil plantas no sábado em Juromenha
O projeto Além Risco, no próximo sábado, dia 25, vai regar, com a ajuda dos Bombeiros do Alandroal, da Câmara Municipal de Alandroal e da União de Freguesias de Alandroal, as plantas do projeto de restauro ecológico da encosta de Juromenha, plantadas em novembro passado.
O ano, como sabemos, tem sido seco. Desde janeiro, choveu pouco mais de metade do que é expectável. Assim, no dia 25, vamos ajudar estas plantas. Começamos cedo para acabar também cedo e evitarmos as horas de maior calor.
Quem quiser participar nesta iniciativa, que tem início às 9 horas e término previsto para as 13 horas, pode inscreve-se até ao meio-dia desta quinta-feira, 23 de junho, aqui.
Preocupada traz curtas do festival Heritales à aldeia de Casa Branca
A aldeia de Casa Branca, acolhe até domingo, e após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, uma organização das Oficinas do Convento.
Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.
Hoje na Preocupada serão “exibidas curtas do Festival Heritage – Heritales”, das 21.45 horas às 22.30 horas, tal como revela Margarida Sanches.
Serão quatro as curtas apresentadas esta noite, todas inseridas na programação de Heritales – International Heritage Filme Festival.