GNR detém dois homens por furto em Borba

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial  de Borba, no dia 8 de junho, deteve dois homens, de 21 e 54 anos, por furto de hastes de veados e gamos, na Tapada Real em Borba.

Após ter sido dado alerta de que estaria a ocorrer um furto na Tapada Real, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, onde detetaram em flagrante os suspeitos na posse de dez hastes, no total de sete quilos. No seguimento das diligências policiais, foi ainda constituído arguido um outro homem de 29 anos, suspeito de auxiliar no furto.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

Observação noturna de Estrelas no Castelo de Montemor-o-Novo

Teve lugar no serão de 14 de junho, uma sessão de Observação Noturna de Estrelas, junto ao Paço dos Alcaides no Castelo de Montemor-o-Novo!

A iniciativa, com cerca de 40 participantes, e juntando algumas famílias, teve o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz.

Tratou-se de uma iniciativa do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo que, mais uma vez, permitiu uma experiência de observação noturna do céu para toda a família.

Estado de Alerta Especial em nível amarelo para incêndios rurais

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Distrital De Operações de Socorro de Évora, para as próximas 48 horas, salientam-se Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais.

O Perigo de Incêndio Rural, determina a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível amarelo – Incêndios Rurais, até às 23.59 horas de dia 16 de junho de 2022. O EAE Amarelo corresponde a um grau de risco moderado (gravidade moderada e probabilidade média-alta).

Nos territórios rurais encontra-se até 30 de setembro, suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

Recomenda-se a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural.

GNR desenvolve Operação “Verão Seguro 2022” até 15 de setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, entre esta quarta-feira, dia 15 de junho e o dia 15 de setembro, em todo o território nacional.

Uma operação realizada através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.

Com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.

A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso; intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.

Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.

Alunos do concelho de Viana alertam para a preservação dos oceanos

No âmbito do programa Eco-Escolas e em parceria com o Município de Viana do Alentejo, alunos do 8º B da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, participaram no projeto “O Mar começa aqui!”, através na pintura de mensagens de sensibilização para a preservação dos oceanos.

Coordenado pela professora Alexandra Grave, o projeto contou com a participação de 18 alunos que, após a seleção das sarjetas/sumidouros, apresentaram cinco projetos, dos quais selecionaram um.

A proposta escolhida pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta para a melhoria de comportamentos ambientais que terão implicação direta no oceano e, consequentemente, na vida de cada um de nós.

De salientar que o projeto, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destinada a todos os municípios e escolas que integram a rede Eco-Escolas, pretende compreender a necessidade da preservação dos escossistemas e da biodiversidade, bem como educar para uma cidadania ativa, estimular a criatividade dos alunos e implementar estratégias de cooperação entre as escolas e as câmaras.

Carlão atua na Feira de São João (Évora)

Carlão vai atuar a 25 de junho, na Feira de São João, em Évora.

Filho de pais Cabo Verdeanos, Carlos Nobre Neves nasceu em Angola, tendo viajado para Portugal no mesmo ano do seu nascimento, 1975.

Sob o pseudónimo “Pacman”, entre 1993 e 2009 foi um dos vocalistas e o principal letrista dos “Da Weasel”, a mítica banda de Almada.

Nos anos noventa escreveu sobre música para o jornal “Blitz” e na década de 2000 assinou crónicas na revista “Domingo” do “Correio Da Manhã”, vindo mais tarde a ser responsável pela coluna “A Impossibilidade Das Mulheres” que transitou da revista “Playboy” para a congénere “GQ”.

Após o término dos “Da Weasel” gravou dois discos com “Os Dias De Raiva” (em 2010 e 2011), banda trash/hardcore, e logo a seguir embarcou no projecto “Algodão”, viagem intimista onde a música serviu de pouco mais do que suporte para textos de cariz bastante pessoal, quase sempre ditos. Com “Algodão” gravou também dois discos, em 2011 e 2012.

No final de 2013 entra em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e, sob o seu nome de sempre – Carlão – grava o disco “5-30” que é editado em 2014 e marca um regresso a sonoridades mais próximas do Hip-Hop e daquilo que tinha feito com os “Da Weasel”, ao mesmo tempo que devolve a sua voz ao circuito de concertos em palcos grandes. Nesse mesmo ano começa a gravar “Esquadrão Do Amor”, programa televisivo do Canal Q criado e apresentado por Ana Markl, onde faz parte do painel de comentadores juntamente com Cláudio Ramos e São José Correia/Marta Bateira.

Em 2015, ano em que completa quarenta anos de idade, Carlão edita um álbum em nome próprio justamente intitulado “Quarenta”, e o sucesso do primeiro single “Os Tais”, bastante tocado pelas rádios mais ouvidas do país, torna-o imediatamente requisitado para uma intensa agenda de concertos.

No primeiro trimestre de 2016 lança (em edição digital) o EP “Na Batalha” com o tema-título como single, sendo este o mote para a sua digressão nesse ano. Juntamente com Boss Ac criou o tema genérico do programa de cariz sociológico “E Se Fosse Consigo”, da autoria de Conceição Lino que estreou no mês de Abril no canal televisivo SIC e foi líder de audiências, tendo granjeado vários prémios e menções honrosas na comunicação social.

Em 2017, desenvolve “Livres & Iguais”, um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, em parceria com a empresa Betweien, consolidado num livro que já conta com mais de uma edição, tendo recebido para a mesma o selo de qualidade e reconhecimento do Plano Nacional de Leitura.

Após desvendar “Agulha no Palheiro” e “Viver Pra Sempre” ainda em 2017, Carlão apresenta em 2018 o single “Contigo” (produzido por Branko e Pedro), antes de finalmente editar o álbum “Entretenimento?” nesse mesmo ano.

O mais recente disco conta com várias participações de relevo, tais como Manel Cruz, António Zambujo, Slow J, Holly, Nelson Correia e Edi Ventura. Depois de VHILS ter assinado a capa de “Quarenta”, coube agora a responsabilidade do design da capa de “Entretenimento?” a Miguel Januário aka ±MAISMENOS±.

Ainda em 2018, colabora com os Xutos & Pontapés em “Duelo Ao Sol”, tema principal da banda sonora do filme “Linhas de Sangue” e junta-se a Moullinex e a Silk (Cais Sodré Funk Connection) para assinar a música do genérico da novela da SIC “Alma e Coração”.

Já em 2019, a música “Entretenimento” ganha uma nova dimensão num vídeo com autoria de Fernando Mamede, realizador que integra a equipa da Krypton Films.

Partindo de uma crítica sarcástica aos códigos da sociedade atual e ao nosso papel na mesma, o músico veste a pele do personagem maior do mundo do entretenimento, o palhaço.

No verão de 2019, surge “Bandida”, um single que marca uma nova colaboração entre os irmãos Nobre, ficando a letra a cargo do Carlão (Carlos Nobre) e a composição e produção da responsabilidade de João Nobre.

No início de 2020, lança o single “Assobia Para o Lado”, uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o lado bom da vida e se transformou num verdadeiro sucesso nas rádios nacionais.

O vídeo oficial desta música conta com mais de 5 milhões de visualizações e tem a colaboração de cantores, produtores, atletas, humoristas, familiares e colegas de banda; é o caso de Branko, Conan Osíris, Conguito, Inês Lopes Gonçalves, Joana Cruz, Marco Fortes, Nuno Markl e Sara Tavares, entre muitos outros que participam desta nova colaboração com o realizador Fernando Mamede.

Inicia também um projeto muito especial com a dupla Beatbombers (Dj Ride e Stereossauro), lançando o tema “Aviões”, em jeito de antecipação do Ep durante o corrente ano.

Nos últimos anos, celebra a colaboração com outros músicos, em canções como: “A Noite” de Stereossauro, com Marisa Liz, “Me Domina”, de Blaya, “Bom Rapaz”, dos Quatro e Meia e mais recentemente com a música “Advogado” de Barbara Tinoco.

Em 2021, Carlão integrou a equipa de mentores do programa da RTP1 – The Voice Kids e lançou uma versão da música Na Margem, que contou com a participação dos finalistas da sua equipa – Marina Maranhão, Mia Benita e Nuno Siqueira.

Foi ainda agraciado pelos Play-Prémios da Musica Portuguesa, na categoria de Melhor Vídeoclipe com o tema Assobia para o Lado.

O seu mais recente single 1986, editado a 26 de novembro de 2021, é uma carta de amor à sua primeira paixão – a música.

O concerto está marcado para as 22 horas.

AudioWalk Tour da Trimagisto permite viver a obra Levantado do Chão

A Trimagisto criou uma AudioWalk Tour – Levantado do Chão, um roteiro literário auditivo, que tem um percurso que conta a história desta obra de José Saramago.

Carlos Marques explica que este é “um projeto entre Montemor-o-Novo e Lisboa, que atravessa dois territórios, é um espetáculo de teatro auditivo, em que as pessoas vão ao nosso site, ou à Praça de Touros de Montemor, clicam num QR Code que lá está e seguem uma viagem completamente gratuita, com uma série de atores que vão fazendo teatro pelos fones”, revela.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este percurso pode ser feito individualmente ou em grupo, começando “na Praça de Touros de Montemor e termina em frente à Câmara Municipal, passando pelo Castelo, vai pelo café Almansor”, atravessando locais emblemáticos para esta obra Levantado do Chão, sendo também uma atividade complementar ao Roteiro Literário Levantado do Chão promovido pela Câmara Municipal da cidade.

Em Montemor-o-Novo, o percurso tem a duração uma hora e meia, contando ainda com “um grande trabalho, com uma grande equipa, com muitos atores que dão voz às vozes do Levantado do Chão”, que segundo Carlos Marques, “é um livro ícone, acima de tudo em Montemor-o-Novo”, considerando ainda que este é um livro “extremamente atual, veja-se o que acontece na Ucrânia, quem são estas pessoas, os invisíveis que não se houve falar”, adianta.

O percurso que inicia em Lisboa, “em frente à Fundação José Saramago”, tendo este a duração de 30 minutos e para participar nesta experiência imersiva “basta ir ao site e clicar em AudioWalk Tour e vai dar imediatamente a umas indicações que é siga a sua viagem e a partir daí é encaminhado”, sendo esta uma atividade totalmente gratuita.

Este teatro auditivo itinerante permite ao viajante/leitor seguir os passos do livro nos territórios por onde passam as personagens do romance.

[/shc_shortcode]

Observação noturna do céu no Centro Juvenil

Esta terça-feira, dia 14 de junho, pelas 21h30, vai haver observação noturna do céu, com o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz, numa iniciativa do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.
Pode participar a família, o ponto de encontro é na Entrada do Castelo de Montemor-o-Novo.
As inscrições pode ser feitas por email para: juventude@cm-montemornovo.pt

Efeitos do calor no corpo humano no “De Boa Saúde”

O calor já chegou e, com o verão à porta, podem também chegar os desconfortos físicos e psicológicos, provocados pelas temperaturas intensas.

As diferenças de temperaturas, em locais fechados, sobretudo devido ao uso de ares condicionados, comparativamente ao que calor que se sente na rua, por esta altura, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, podem originar choques térmicos.

Quando expostos a altas temperaturas, os mecanismos de defesa do corpo alteram-se, com a dilatação das veias para aumentar o fluxo de sangue e o aumento do suor para equilibrar a temperatura.

Quando o sistema de controlo da temperatura do corpo da pessoa deixa de trabalhar, deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento do corpo, a temperatura corporal pode, em 10 ou 15 minutos, atingir os 39ºC, provocando lesões cerebrais ou até mesmo a morte, se a pessoa não for socorrida de forma rápida.

Deve-se, nestas situações, procurar mover a pessoa para um local fresco e refrescá-la, aplicando toalhas húmidas ou pulverizando o corpo com água fria.

Nestes casos, os sintomas incluem febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência.

O programa desta terça-feira, 14 de junho, para ouvir no podcast abaixo:

Sardinhada no Barro Branco (Borba) esta quarta-feira

O município de Borba promove a iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, neste mês de junho, em diversos locais do concelho.

Na véspera de feriado, quarta-feira, dia 15, há sardinhada no Barro Branco, junto à Ermida de Nossa Senhora da Vitória.

A organização é da Associação dos Amigos do Barro Branco.

Saber Crescer recolhe doações de bens para a Ucrânia

Com o intuito de ajuda o povo o ucraniano, a Associação de Pais da Escola nº1 – Saber Crescer, de Montemor-o-Novo aliou-se à causa de Sílvia Costa Rodrigues e do atleta olímpico ucraniano Vladyslav Heraskevych para entregar o maior número possível de produtos considerados essenciais para o povo ucraniano.

João Mulas, presidente desta Associação adianta que foi através “do Facebook da Cármen, da mãe imperfeita, e foi através de um pedido que ela tem no Facebook, que nós, no fundo, demos o repto positivo”, explicando ainda que esta campanha consiste na “recolha de bens para a Ucrânia e o Saber Crescer intitulou aqui como “Saber Crescer Solidariamente””, até porque, segundo João Mulas, “crescer é fácil, de forma solidária é mais difícil”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste caso, esta associação “funciona como um dos pontos de recolha, a função aqui é só recolher os bens”, podendo ser doados produtos como “medicamentos, kits de primeiros socorros, compressas, ligaduras, fraldas para bebé e adulto, luvas, arroz, massas, barras energéticas, chocolates”, que devem ser entregues na sede do Saber Crescer, no período da manhã, das 10.30 horas às 12 horas e depois, durante a tarde, das 14.30 horas, às 19 horas.

Na região do Alentejo há mais pontos de recolha, sendo o Saber Crescer em Montemor-o-Novo, “um dos quatro pontos de recolha, temos em Montemor, Vendas Novas, depois Portalegre e Portel”, explica o presidente.

A campanha está a decorrer até dia 24 deste mês, sendo que, após entregues todos os bens em Lisboa, estes seguem até à Ucrânia onde serão recolhidos pelo atleta olímpico Vladyslav Heraskevych. Há ainda a possibilidade de fazer doações em dinheiro diretamente para a Heraskevych Charity Foundation.

[/shc_shortcode]