Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é amanhã, dia 10 de junho.

[/shc_shortcode]

Bispo e Plutónio esta sexta-feira na Queima das Fitas de Évora

Bispo (na imagem), Plutónio e Kiss Kiss Bang Bang são os artistas que animam, na noite desta sexta-feira, 10 de junho, a Queima das Fitas de Évora. No palco secundário, o DJ de serviço é Jungla.

Um dos pontos altos da festa dos estudantes, a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, está marcado para amanhã, dia 11, nos claustros do Colégio do Espírito Santo. Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, no domingo, 12 de junho.

“Abalar” da Trimagisto no Ciclo da Primavera

Inserido na programação do Ciclo da Primavera, Santiago do Escoural recebe hoje o espetáculo da Trimagisto, “Abalar”, às 16 horas na Sociedade Recreativa da vila.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto e criador deste espetáculo que “nasceu de uma reflexão do início da pandemia, em que eu faria cerca de 10 anos como criador”, sendo este um espetáculo que surge da junção de todas as músicas originais compostas pelo ator.

Em forma de convite, Carlos Marques incentiva todos a assistir a este espetáculo, “a entrada é gratuíta, faz parte do Ciclo da Primavera e é com muito prazer que vou estar ali no Escoural, a cantar estas músicas, com muita alegria e a contar as histórias das músicas” acrescentando que, para além da apresentação das suas músicas originais, serão contadas passagens do livro Jangada de Pedra, de José Saramago.

O espetáculo é de entrada livre, estando inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Janita Salomé esta sexta-feira em Encontro de Música e Poesia em Arraiolos

A partir desta sexta-feira, 10 de junho, e até domingo, dia 12, o Campo Municipal Cunha Rivara é palco de um Convívio de Futebol, organizado pelo Lusitano Clube Desportivo Arraiolense, que se insere na programação da edição deste ano do “Tapete está na Rua”.

Também hoje decorre o passeio turístico “Pelo Fio da Tradição”, sendo que, a partir das 10.30 horas, haverá diferentes momentos de animação de rua itinerante, no centro histórico da vila, com os grupos Bat’na Lata, O Indomável Tapete de Arraiolos e Trovadores de Arraiolos.

Destaque também para a apresentação da quarta edição da revista “Arrayolos”, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o concerto do Trio de Sopros, às 18 horas, na Igreja da Misericórdia e um Encontro de Música e Poesia, com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves, no cineteatro municipal, a partir das 21.30 horas.

Toda a programação para conhecer aqui.

Cerveja artesanal e Dark Sky Alqueva aliados em festival

A Beer In The Sky é o nome do festival que começa hoje e decorre até domingo, no castelo de Alandroal. Este festival pretende conciliar a cerveja artesanal com o Dark Sky Alqueva e potenciar a cultura do território.

Para João Grilo, tendo em conta “o crescimento da produção de cerveja artesanal no Alentejo, é necessário ter um evento que lhe dê destaque, à semelhança do que já acontece com o vinho. O evento é também direcionado a outros produtos, ligados ao território e à sua cultura. Ao mesmo tempo, uma vez que fazemos parte do Dark Sky Alqueva, vamos conjugar estas duas dinâmicas”.

Ao todo, serão 40 cervejeiras com uma oferta de mais de 200 estilos, havendo também a oportunidade para novas apostas de bebidas como destilados, sidras, kombuchas de produção portuguesa. Além disso, será lançada uma cerveja-celebração em parceria com o Dark Sky Alqueva, intitulada “Reserva de Escuro”.

O Festival Beer In The Sky conta ainda com música, dança e cozinha ao vivo. O som está a cargo do coletivo de Berlim Pilantragi, com os DJs Rodrigo Bento e Rodrigo da Matta & Friends a tratarem de ajudar a compor a banda sonora.

Inscrição do Tapete de Arraiolos enquanto Património Imaterial da Unesco em destaque em conferência

O Tapete está na Rua, em Arraiolos até domingo, com diversas atividades, estando o Tapete de Arraiolos, no centro das festividades.

Amanhã, no Cineteatro de Arraiolos está agendada uma conferência sobre “Património Cultural Imaterial do Alentejo: Recolha e Inventariação à Unesco”, onde, segundo a presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, estarão presentes “um conjunto de convidados, feito pela Câmara Municipal, desde logo com a presença da senhora diretora regional de cultura, doutora Paula Amendoeira, que nos vem falar do património cultural e imaterial, no Alentejo, desafios e oportunidades”, contando ainda com a presença do “representante da Carta da Unesco, com representantes de outros municípios que também fizeram, ou estão a trabalhar em candidaturas, para a Unesco”, adianta a presidente.

Esta é uma conferência que surge no âmbito dos trabalhos desenvolvidos para a inscrição “do Tapete de Arraiolos enquanto património imaterial da Unesco, o ano passado, felizmente conseguimos o registo no Inventário Nacional”, revela Sílvia Pinto.

O encontro acontece ao longo do dia, das 9 horas às 17 horas, estando divido em dois blocos, o primeiro moderado pela presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto e a segunda parte, moderado por Rui Lobo.

André Soares apadrinha prova de ciclismo em Estremoz esta sexta-feira

A Feira Internacional do Desporto, que tem início hoje, sexta-feira, dia 10 de junho, em Estremoz, e decorre até domingo, dia 12, conta hoje com uma prova de ciclismo que reúne cerca de 200 ciclistas, na cidade.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, revela que “esta clássica de ciclismo, em Estremoz, traz equipas de nível profissional a outros participantes, numa duração de três horas, percorrendo grande parte das freguesias, e que tem como padrinho e participante André Soares, natural de Estremoz, e campeão olímpico nacional”.

A prova de ciclismo, em Estremoz, no âmbito da Feira Internacional do Desporto tem início marcado para as 16 horas.

IPDJ promove programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas

Desde o dia 8 de junho e até novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do IPDJ. Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente: entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, estabelecimentos públicos de ensino e estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem efetuar a sua inscrição na respetiva plataforma do IPDJ e optarem por projetos nas várias áreas do programa, todas elas ligadas à proteção e preservação da natureza e do meio ambiente.

Os objetivos deste programa são a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.

São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

Para apoio às candidaturas no IPDJ Alentejo, contactar:

Portalegre: dina.crespo@ipdj.pt – 245 301 900

Évora: mgabriela.segurado@ipdj.pt – 266 737 300

Beja: sandra.pires@ipdj.pt – 284 314 900

Projeto Pista foi apresentado em Arraiolos e pretende recolher dados turísticos da região

O projeto “Pista – sistema inteligente para a monitorização da sustentabilidade do turismo do Alentejo”, desenvolvido pela Universidade de Évora, foi apresentado ontem, quinta-feira, dia 9, no decorrer da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, explica que “este projeto pretende recolher dados sobre o turismo no Alentejo e apoiar o desenvolvimento da atividades turística na região, fazendo parte do quadro comunitário Alentejo 2020. O Pista liga-se a uma linha de investigação e de formação que nós temos na Universidade, na área do turismo, bem como a uma linha de investigação que nós temos, relacionada com o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades. No fundo, pretendemos destacara a importância que o turismo tem, como atividade económica no nosso país”.

O protocolo de concretização do projeto Pista foi assinado na abertura da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

O “Tapete está na Rua” decorre até domingo, dia 12, na vila de Arraiolos. O programa de hoje conta com atividades desportivas, passeios turísticos, a apresentação da revista “Arrayollos” e um arraial popular. Às 21.30 horas, realiza-se um encontro de música e poesia com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves.

Dia da Tapeteira em Arraiolos

Está a decorrer em Arraiolos a iniciativa “Tapete Está na Rua”, que pretende promover este património deste concelho.

Durante a manhã, a partir das 9.30 horas no Campo Municipal Cunha Rivara, há convívio de futebol, uma organização do Lusitano Clube Desportivo Arraiolense. As atividades iniciam às 10.30 horas, no centro histórico, onde há animação itinerante com “Bat’na Lata”. Mais tarde, às 11 horas, a animação itinerante, pelo centro histórico continua com “O Indomável Tapete de Arraiolos”, pelo Teatro de Rua. Ainda durante a manhã, pelas 11.30 horas, os Trovadores de Arraiolos” levam música medieval, ao centro histórico da vila.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na parte da tarde, às 14.30 horas realiza-se o passeio turístico, “Pelo Fio da Tradição”, pelo centro histórico. A partir das 15 horas, na biblioteca municipal a “B de Brincar” promove um torneio de jogos de tabuleiro. Meia hora depois os alunos do 1º ciclo apresentam PRI – Percussão, Reciclar e Inclusão, na Praça da República. Às 16 horas será apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arraiolos, o nº 4 da revista “Arrayollos”, sendo que, ao mesmo tempo, no parque de estacionamento 2, inicia o arraial popular. “Vento Suão” é a animação itinerante proposta para as 16.30 horas, no centro histórico. A partir das 17.30 há mais uma animação itinerante, no mesmo local, pela Teatro de Rua, com “o indomável tapete de arraiolos”. Na Igreja da Misericórdia de Arraiolos, às 18 horas, o Trio de Sopros apresenta um concerto.

A iniciar a noite, às 20 horas há animação com Almanach e organista Telmo Falcão, no local do Arraial popular. Pelas 21.30 horas, no cineteatro de Arraiolos há Encontro de Musica e Poesia com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves.

[/shc_shortcode]

Inicia em Montemor-o-Novo o IV Encontro de Aguarelas

O IV Encontro Aguarelas começa hoje em Montemor-o-Novo, uma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo e a Associação de Aguarela de Portugal que até dia 18 de junho traz à cidade artistas provenientes de vários países para pintar a cidade e a região.

Hoje, das 9 horas às 17 horas, Roberto Andreoli, pintor italiano, promove um workshop, na Galeria Municipal.

No final do encontro é promovida uma exposição com alguns dos trabalhos realizados pelos pintores convidados.