O “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, até domingo, dia 12. A cerimónia de abertura do evento, que procura, acima de tudo, “promover e valorizar este património” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, na Praça do Município.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, assegura a presidente Sílvia Pinto, inclui “muitas iniciativas, ao longo destes dias”. “Vamos abordar a temática do inventário da UNESCO, a recriação histórica das fases do tapete, temos as exposições, sendo que no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos temos uma exposição que foi concebida, durante a época da Covid-19, num desafio que foi lançado às casas de tapetes”, adianta.
Para que esta iniciativa seja uma realidade, Sílvia Pinto assegura ser necessária “a participação e a articulação de muitas entidades”. “Acreditamos que é um projeto completo, com muita animação e que alia este nosso património à gastronomia, à animação e aos nossos valores locais”, diz ainda. O programa do evento, acrescenta, é dirigido a todo o tipo de públicos, de todas as idades.
Preservar a arte da manufatura do tapete, acrescenta a autarca, é fundamental, adiantando que, por esta altura, continua-se a preparar a sua candidatura a Património da UNESCO, depois de, no ano passado, ter sido publico o seu registo no inventário nacional. “Estamos a trabalhar no dossiê para podermos apresentar a candidatura à UNESCO”, remata Sílvia Pinto.
Na cerimónia de abertura do evento esteve presente a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
A programação completa do evento para conhecer aqui.


A 8.ª edição da Ludopolis – Festival dos Jogos e da Diversão encheu as ruas da Cabrela de alegria, com atividades para todas as idades e gostos, numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela e ntheias.pt.
LON3R JOHNY e X-Tense são os cabeça de cartaz, esta quarta-feira, 8 de junho, na Queima das Fitas de Évora.
António Espanhol e Diogo Duro apresentaram, no domingo, “O Mestre e o Já Faz”, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.
O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, recebeu hoje um doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
A Santa Casa da Misericórdia de Évora está a promover “Estendal no Jardim”, uma atividade solidária que conta já com a sua 5ª edição. Esta iniciativa que estava prevista para decorrer no Dia Mundial da Criança teve de ser adiada, devido à previsão de mau tempo, estando a decorrer até hoje.
Tem início quarta-feira, dia 8 de junho, o evento o “Tapete está na Rua 2022”.
O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 24 de maio a 6 de junho, registou um acumulado de 676 novos casos de Covid-19, menos 229 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.
Para celebrar o Dia de Portugal, pelas 21 horas, o Cineteatro Curvo Semedo é palco para o concerto “da Primavera ao Verão”, pela Orquestra Sem Fronteiras.
O árbitro internacional da Associação de Natação do Alentejo, Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas, depois de ter sido Juiz-Árbitro do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas, esteve presente na etapa portuguesa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal nos dias 28 e 29 de maio.
A União das Freguesias de N. Sra. da Vila, Bispo e Silveiras está a candidatar-se, pela primeira vez, a Eco-Freguesia.