Arraiolos promove e valoriza o tapete para o candidatar à UNESCO

O “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, até domingo, dia 12. A cerimónia de abertura do evento, que procura, acima de tudo, “promover e valorizar este património” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, na Praça do Município.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, assegura a presidente Sílvia Pinto, inclui “muitas iniciativas, ao longo destes dias”. “Vamos abordar a temática do inventário da UNESCO, a recriação histórica das fases do tapete, temos as exposições, sendo que no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos temos uma exposição que foi concebida, durante a época da Covid-19, num desafio que foi lançado às casas de tapetes”, adianta.

Para que esta iniciativa seja uma realidade, Sílvia Pinto assegura ser necessária “a participação e a articulação de muitas entidades”. “Acreditamos que é um projeto completo, com muita animação e que alia este nosso património à gastronomia, à animação e aos nossos valores locais”, diz ainda. O programa do evento, acrescenta, é dirigido a todo o tipo de públicos, de todas as idades.

Preservar a arte da manufatura do tapete, acrescenta a autarca, é fundamental, adiantando que, por esta altura, continua-se a preparar a sua candidatura a Património da UNESCO, depois de, no ano passado, ter sido publico o seu registo no inventário nacional. “Estamos a trabalhar no dossiê para podermos apresentar a candidatura à UNESCO”, remata Sílvia Pinto.

Na cerimónia de abertura do evento esteve presente a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A programação completa do evento para conhecer aqui.

Ludopolis divertiu famílias em Cabrela

A 8.ª edição da Ludopolis – Festival dos Jogos e da Diversão encheu as ruas da Cabrela de alegria, com atividades para todas as idades e gostos, numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela e ntheias.pt.

Pelas ruas, praças e jardins desta localidade do concelho de Montemor-o-Novo, surgiram sete aldeias lúdicas com centenas de jogos de tabuleiro, jogos multimédia, jogos tradicionais, jogos pedagógicos, jogos de construções, jogos desportivos, inúmeros brinquedos, torneios e atividades para bebés e crianças.

Foram quatro dias onde o tempo em família ganhou terreno, unindo todos através da interação e da brincadeira.

LON3R JOHNY e X-Tense na Queima das Fitas de Évora esta quarta-feira

LON3R JOHNY e X-Tense são os cabeça de cartaz, esta quarta-feira, 8 de junho, na  Queima das Fitas de Évora.

A atuação de ambos acontece no palco principal, do campo de futebol do Colégio do Espírito Santo. Já no palco secundário, no Jardim do Granito, a música ficará a cargo, pela noite dentro, de Dj Grouse.

Até domingo, atuarão ainda Profjam (dia 9), Bispo e Plutónio (dia 10), Luís Trigacheiro e Ana Malhoa (dia 11) e Miguel Bravo (dia 12).

Magia em Cabrela com “O Mestre e o Já Faz”

António Espanhol e Diogo Duro apresentaram, no domingo, “O Mestre e o Já Faz”, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Este foi um espetáculo atribulado de magia, houve ilusão, misticismo, levitação e muitas trapalhadas.

O Mestre, grandioso mágico, e Já Faz, desastrado aspirante a mágico, proporcionaram a miúdos e graúdos momentos de diversão, comédia e espanto.

“Foi uma cerimónia muito bonita”, diz comendador Rui Nabeiro

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, recebeu hoje um doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Para o empresário campomaiorense, esta distinção “é o carinho e amizade com que nós temos que percorrer o nosso mundo, a pensar nos outro e em sermos úteis para a sociedade. São pessoas amigas, numa Universidade com muita história e esta cerimónia foi muito bonita”.

O doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é atribuído a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas” e que constituem “uma referência inspiradora para toda a sociedade”.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a sua decisão de atribuir esta honra, enunciando várias qualidades humanas, assim como feitos do empresário. “Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, pode ler-se no comunicado daquela faculdade.

Estendal no Jardim uma iniciativa da Misericórdia de Évora

A Santa Casa da Misericórdia de Évora está a promover “Estendal no Jardim”, uma atividade solidária que conta já com a sua 5ª edição. Esta iniciativa que estava prevista para decorrer no Dia Mundial da Criança teve de ser adiada, devido à previsão de mau tempo, estando a decorrer até hoje.

Francisco Figueira, provedor da Santa Casa da Misericórdia explica que “esta atividade estava programada para o Dia da Crianças, não se realizou porque era previsível que chovesse”, estando a ser feita agora.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa tem como objetivos “pôr à disposição da população um conjunto de adereços, de roupas, de objetos para a casa que as pessoas possam levar por quererem”, acrescenta o provedor.

“Estendal no Jardim” está a decorrer no Jardim do Paraíso, em Évora, sendo que, tal como adianta Francisco Figeuria, “as roupas estão estendidas as peças e os objetos pelo jardim todo”, podendo cada um recolher o que necessitar.

Francisco Figueira deixa o convite, “para poderem visitar o Jardim do Paraíso, junto às Portas de Moura, junto ao Tribunal, em Évora, para poder acorrer ao Jardim e levar muitas peças”, acrescentando que esta foi uma atividade pensada para as crianças por estas serem as mais vulneráveis.

Para além do cariz solidário, esta é uma iniciativa que sensibiliza para temas como a economia circular, sustentabilidade e respeito pelo ambiente através da reutilização das roupas que serão doadas.

[/shc_shortcode]

“Tapete está na Rua” arranca esta quarta-feira em Arraiolos

Tem início quarta-feira, dia 8 de junho, o evento o “Tapete está na Rua 2022”.

Com o objetivo de promover, salvaguardar, divulgar e dar a conhecer o mais genuíno artesanato do concelho, o programa do evento contempla exposições, recriação histórica, animação de rua, produtos regionais e artesanato.

A abertura da edição deste ano do “Tapete está na Rua” está marcada para as 18 horas, na Praça do Município, com uma rábula ao tapete e à sua história, bem como uma atuação de percussão, pelo grupo TXTAPUM.

Seguem-se a abertura de diversas exposições: “Diálogos!… Entre a cor e sua ausência”, nos Paços do Concelho; “A Decoração dos Tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria José de Mendonça” e “As Mais Belas Borboletas do Mundo”, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos; “O Cantinho da Bicharada” e “Vamos Descobrir o nosso Perfil”, na Biblioteca Municipal.

Para além disso, no centro histórico de Arraiolos, esta quarta-feira, abre a exposição do maior Tapete de Arraiolos manufaturado em Arraiolos, bem como estará patente um mostra do maior ex-líbris do concelho.

Na Praça da República, para além de uma mostra de artesanato e produtos locais, decorre ainda mais uma edição da Feira do Livro.

Pelas 21.30 horas, no Cineteatro de Arraiolos, tem início o concerto “Formas de Fado”.

A programação completa para conhecer aqui.

676 novos casos Covid no concelho de Montemor em 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 24 de maio a 6 de junho, registou um acumulado de 676 novos casos de Covid-19, menos 229 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 676 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.

Orquestra Sem Fronteiras em Montemor no Dia de Portugal

Para celebrar o Dia de Portugal, pelas 21 horas, o Cineteatro Curvo Semedo é palco para o concerto “da Primavera ao Verão”, pela Orquestra Sem Fronteiras.

Sinopse: “Um concerto com orquestra de câmara que parte da primavera da vida, neste caso, de Benjamin Britten, com a sua primeira composição de catálogo, numerada com o Op.1 e escrita em 1932, quando o compositor contava apenas 18 primaveras.

Dá-se então a transição para o verão, tal como no meado de junho em que se dá este concerto, com a serena e calorosa Pastoral de verão do suíço Arthur Honegger, composta em 1920 e inspirada por umas férias de verão nos alpes suíços.

Por fim, celebra-se o Alentejo nas suas quatro estações e em outras tantas paisagens, com a obra de João Nascimento, resultado duma encomenda da OSF ao compositor natural de Arraiolos e inspirada, precisamente, em quatro locais do seu Alentejo”

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo ou na bilheteira online do município.

Vasco Lopes da Silva arbitra provas internacionais de natação

O árbitro internacional da Associação de Natação do Alentejo, Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas, depois de ter sido Juiz-Árbitro do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas, esteve presente na etapa portuguesa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal nos dias 28 e 29 de maio.

Vasco Lopes da Silva esteve também presente no European Junior Open Water Swimming Championships, também realizado em Setúbal, entre os dias 3 e 5 de junho.

União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras quer ser Eco-Freguesia

A União das Freguesias de N. Sra. da Vila, Bispo e Silveiras está a candidatar-se, pela primeira vez, a Eco-Freguesia.

André Banha, vogal na União de freguesias explica que este projeto tem “como objetivo trabalhar com as freguesias, para tentar desenvolver eco-comunidades, ou comunidades mais sustentáveis”, contribuindo assim para “a transformação, no sentido, de uma comunidade mais sustentável”.

Esta candidatura feita pela União de Freguesias está a ser desenvolvida para que esta consiga “o galardão de bandeira verde, para despertarmos um bocadinho para as questões ambientais”, revela o vogal.

Já são várias as iniciativas criadas pela União de Freguesias, “a questão dos cinzeiros para o comércio local, 250 árvores plantadas em Silveiras, em conjunto com a Marca, até o próprio “Uma Criança, Um Rei”, que permitem que esta candidatura seja aceite, adianta André Banha, estando esta a ser desenvolvida pela primeira vez.

Para que a candidatura seja aprovada a população deve votar numa sondagem anónima que está disponível no site e facebook da União de Freguesias, tal como explica André Banha.

Eco-Freguesias pretende promover o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.