106 anos de vila de Santiago do Escoural

Celebraram-se hoje os 106 anos de elevação a vila de Santiago do Escoural, freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

Durante a manhã a população assistiu ao hastear das bandeiras, tendo estado presentes a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. Logo após houve uma pequena arruada pelas ruas da vila e, de seguida, no mercado da vila, uma sessão solene, que terminou com os parabéns à vila de Santiago do Escoural.

Estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo Henrique Lopes e o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado.

Papierthéâtre encerra o 14º Encontro Internacional de Marionetas

O 14º Encontro Internacional de Marionetas termina hoje, às 16 horas, com a Companhia “Papierthéâtre”, a apresentar o espetáculo “Noir ou Blanc”, no cineteatro Curvo Semedo.

Este espetáculo conta pelo último passeio de uma criança com o seu avô. Uma aventura que se torna um momento de partilha e de transmissão entre gerações, com muitas peripécias pelo meio.

A magia chega a Cabrela neste Ciclo da Primavera

Inserido na programação do Ciclo da Primavera, Cabrela recebe no Largo Dr. Pascoal Coelho, às 16 horas, “E tudo a magia levou”, com o Mestre e Já Faz.

Neste espetáculo de magia vão apresentar alguns truques de ilusionismo, embora sempre com algumas peripécias, pelo meio.

O espetáculo apresentado por António Espanhol e Diogo Duro está inserido no Ciclo da Primavera, sendo de entrada livre.

Marchas populares regressam a Montemor

As marchas populares estão de regresso a Montemor-o-Novo, após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19.

Esta é uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, juntamente com as diversas associações montemorenses, tal como adianta André Banha, vogal nesta União de Freguesias, acrescentando ainda que já estão a ser feitas reuniões para que as marchas decorram na sua normalidade, onde “estiveram presentes a ARPI de Montemor-o-Novo, a Sociedade Carlista, a Ensemble, a Saber Crescer, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa João Cidade, a Porta Mágica e a Associação Aprender a Ser”.

Por enquanto, tal como adianta André Banha, as únicas novidades são “o retorno à tradição, ao antigo bairrismo das marchas populares, que há muitos anos funcionava de uma forma extraordinária em Montemor-o-Novo”.

Hoje em Montemor-o-Novo as marchas estão de volta com a participação de todas as associações que habitualmente participam nos festejos. A iniciativa começa às 17 horas, na Praça da República. As comemorações vão ser animadas pelo grupo Thy Subry, no Jardim Público.

Santiago do Escoural celebra 106 anos de elevação a vila

Comemoram-se  hoje 106 anos desde que Santiago do Escoural se tornou uma vila e, para assinalar esta data, será hasteada a bandeira, às 10 horas, com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Está previsto, no Mercado Municipal da vila, uma breve sessão solene onde estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a presidente da Assembleia Municipal e o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, tal como explica José Geraldo. “Há 106 anos, logo após a Implantação da República”, Santiago do Escoural passou a ser uma vila, que tal como explica José Geraldo, “trouxe um grande desenvolvimente aqui, para a freguesia”.

Este ano, não vão existir comemorações alargadas até ao período da tarde, no entanto, estarão presentes no evento Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Carmén Carvalheira, presidente da Assembleia Municipal, que tal como adianta José Geraldo, “são três pessoas ligadas à terra, com raízes bastante vincadas no Escoural”.

O presidente da Junta de Freguesia deixa o convite “à população da nossa freguesia do Escoural e do concelho de Montemor, a virem ter connosco aqui, a partir das 10 horas e apartilharem este momento”.

Hoje celebram-se os 106 anos da elevação de Santiago do Escoural, a vila.

Festival da Rainha está a decorrer em Estremoz

O “Festival da Rainha- VII Feira Medieval de Estremoz” está a decorrer este fim-de-semana, dias 4 e 5 de junho.

Trata-se de um evento dedicado à época medieval da Rainha Santa Isabel que conta com diversas atividades no Castelo de Estremoz, no Largo D. Dinis e nos espaços envolventes ao núcleo medieval da cidade de Estremoz.