Montemorense Lino Malhão lança “Ar Da Tua Graça”

“Ar Da Tua Graça”, o single de estreia do montemorense Lino Malhão, já foi lançado, com produção de Diogo Cigarro e mistura/masterização do Rúben ‘Haze’ Ferreira.

O Lino diz que “este é o início de uma grande viagem da qual estou muito orgulhoso, e convido-vos a todos para me acompanharem!”

Pode ouvir o tema aqui.

Exposição Jacira e Pedro da Conceição

No âmbito da iniciativa “Comemorar África pelo mundo inteiro e pela UÉ”, é inaugurada amanhã, 25 de maio (Dia Mundial de África), pelas 16 horas, no Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora), a exposição “da terra viu nascer. do mesmo Chão”, de Jacira da Conceição e Pedro da Conceição.

Jacira é uma artista ceramista, escultora e filha da terra-mãe-Tchom Bom, e Pedro, um montemorense artista escultor, realizador e aluno do 2º Ano do Mestrado em Práticas Artísticas da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Radar 360º apresenta “A Feira” em Montemor

Inspirado nas antigas Festas e Romarias itinerantes e nómadas, a companhia Radar 360º traz até Montemor, a Feira, um espetáculo de artes de rua transdisciplinar, com direção artística de Julieta Rodrigues.

O evento acontece no próximo sábado, junto à Praça de Touros de Montemor-o-Novo, a partir das 21.30 horas.

O espetáculo é um coprodução da companhia Artemrede que resulta de uma experiência imersiva que percorre 12 dos municípios, onde Montemor-o-Novo está inserido.

Para além da apresentação, o espetáculo incui um documentário cinematográfico, sobre o processo de criação e apresentações, realizado por Patrícia Poção.

A Feira terá a participação especial do Grupo Motard de Montemor-o-Novo, Theatron – Associação Cultural, Filhoses de Cabrela e Doces da D. Emília (Escoural).

Maria Rodrigues é Campeã Nacional em F-45

A montemorense Maria Rodrigues, atleta dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo – Secção de Atletismo conquistou o título de Campeã Nacional em F-45.

A Maria já tinha também participado no Ultra Trails como os 111km do Trail De Conímbriga Terras de Sicó.

De relembrar que esta atleta já tinha sido Campeã Nacional de Maratona F-45 em Aveiro a 24 de Abril.

Rodrigo Pedro jogador da formação do GUS assina pelo Sporting

Rodrigo Pedro, de 11 anos, jogador da formação do Grupo União Sport, onde estava esta época na equipa de Infantis F7, assinou ontem, 23 de maio, um contrato de formação Sub-12 com o Sporting Clube de Portugal, onde irá jogar nos Sub-12 F11.

O Município de Montemor-o-Novo, através de uma publicação nas redes sociais, “dá os parabéns ao Rodrigo, aos seus pais e ao Grupo União Sport”.

“StartUP Convida…” três jovens empresários montemorenses

A StartUp de Montemor-o-Novo está a promover a terceira sessão do “StartUP Convida…” amanhã, às 16.30 horas, na Zona Industrial da Adua, em Montemor-o-Novo, uma atividade aberta ao público.

A proposto desta vez é responder à pergunta “o que motivou três jovens montemorenses a dar continuidade a negócios de família?”. Desta vez, vão estar presentes três convidados que representam as novas gerações e que assumem o comando de projetos familiares: Sílvia Tecedeiro, promotora “Tell Again_Vintage Store”; Nelson Almodôvar, promotor “Sociedade Almodôvar e Irmão, Lda.”; e Paulo Pirata, promotor “Mel Pirata”.

Esta sessão vai ser um momento informal de partilha de experiências, entre convidados e com os participantes, dando a conhecer projetos interessantes e desenvolvidos no concelho, focando nas razões e motivações que levaram os convidados a dar continuidade a negócios de família, aliando a tradição à inovação, criatividade e novas tecnologias nas suas áreas.

Águas Abertas regressam à Barragem dos Minutos em Montemor

A Escola de Natação de Montemor realiza, no dia 11 de junho, sábado, a XIV Edição da Prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos, uma atividade apoiada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Segundo António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal, esta é uma cooperação entre “a Associação de Nadadores, Coral, Bombeiros Voluntários e a Associação de Natação do Alentejo”, estando as inscrições disponíveis “na BOL, no Facebook da Câmara Municipal, no email do desporto@cm-motemornovo.pt, ou por via telefone”, explica o vereador.

A XIV Edição da Prova de Águas Abertas acontece dia 11 de junho, na Barragem dos Minutos.

Nova sessão da Comunidade de Leitores na Biblioteca Municipal

Na próxima quarta, dia 25 de maio, pelas 21 horas, irá realizar-se na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, “O quanto amei Fernando Pessoa e as mulheres da minha vida”, de Sara Rodi é o livro escolhido para ser analisado.

A atividade da Comunidade de Leitores Online do Alentejo Central está integrada no Plano de Atividades da RIBAC – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central e carece de inscrição prévia, que deve ser feita através do email clacalentejo@gmail.com ou na Biblioteca.

 

Setor adere à declaração sobre alterações climáticas da APDA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APDA) lançou o repto e o setor aceitou. Entre as entidades que apoiam a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, as que intencionam assinar o documento e as que já o fizeram, estão mais de 100 entidades. Municípios e entidades gestoras, mas também instituições como a APA e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMO) fazem parte deste número.

De forma a prosseguir com a iniciativa, que resulta do trabalho da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas da APDA, e em linha com a descentralização regional que rege a Associação, estão agendadas sessões públicas de assinatura em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O objetivo é impulsionar a assinatura do documento pelo máximo de entidades possíveis, em prol de um setor mais eficiente e bem preparado para os desafios presentes e vindouros. Nesse sentido, e depois de Vila Real, decorrem sessões em Castelo Branco, Salvaterra de Magos, Barreiro, Portimão, Beja, Porto, Ponta Delgada e Funchal, podendo, eventualmente, surgirem mais localidades a designar.

O documento em questão está alinhado com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, visando firmar a intenção de todos os envolvidos no setor a implementar medidas de adaptação e mitigação face às alterações climáticas, tendo em conta a economia circular, a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como a redução da vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das mesmas.

As alterações climáticas são uma realidade com consequências dramáticas, mas, acima de tudo, incertas, pelo que o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana deve, no seu conjunto, sustentar o esforço de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para um combate que a todos diz respeito. As entidades interessadas em associar-se a esta iniciativa devem enviar um e-mail para geral@apda.pt .

As próximas sessões públicas são no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro, dia 25 maio, às 10.30 horas; ETAR da Companheira, Portimão, dia 1 junho, às 10.30 horas; Centro UNESCO, Beja, a 2 de junho, pelas 10.30 horas; Pavilhão da Água, Porto, dia 7 junho, a partir das 10.30 horas; e em Ponta Delgada e Funchal, em datas e horários a definir.

Excesso de peso e obesidade infantil no programa De Boa Saúde

As prevalências de excesso de peso e obesidade infantil baixaram em todas as regiões do país entre 2008 e 2019, mas uma em cada três crianças é afectada.

As maiores prevalências de obesidade infantil foram observadas nas regiões Norte e a menor no Alentejo (9,6%), sendo que os rapazes são mais afetados que as raparigas.

O excesso de peso e a obesidade infantil estão em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje, às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Idade máxima para candidatura à PSP sobe para 30 anos

As candidaturas ao Curso de Formação de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) estão abertas até às 23.59 horas de dia 9 de junho (quinta-feira).

Algumas condições de acesso sofrem algumas alterações, sendo que a idade mínima para ingresso foi alterada para 18 anos e a idade máxima para 30 anos à data da abertura do concurso. Antes, o intervalo de idades começava nos 19 e terminava nos 27 anos.

Para além disso, basta agora estar a frequentar o 12º ano de escolaridade, quando nos concursos anteriores era obrigatório apresentar o certificado de conclusão do ensino secundário na altura da candidatura.

“Aos militares que tenham prestado serviço militar em regime de contrato, regime de contrato especial ou voluntariado, o tempo de serviço efetivo prestado é abatido à idade cronológica dos cidadãos, até ao limite de quatro anos”, revela ainda a PSP, em comunicado.

A candidatura é formalizada por intermédio do portal de recrutamento da PSP (https://recrutamento.psp.pt/ ), sendo que os interessados nesta carreira poderão encontrar esclarecimentos adicionais no portal da PSP (www.psp.pt). Está ainda disponível o email concurso.cfa@psp.pt para esclarecimento de dúvidas.

A candidatar-se a este curso, revela ainda a PSP, são incentivados “todos aqueles que reúnam condições para o efeito e que desejem contribuir para uma sociedade mais segura e inclusiva”, independentemente “da sua ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”. A PSP “promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, rejeitando e combatendo qualquer forma de discriminação ou extremismo, independentemente da sua origem ou orientação”.

União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras quer ser Eco-Freguesia

A União das Freguesias de N. Sra. da Vila, Bispo e Silveiras está a candidatar-se, pela primeira vez, a Eco-Freguesia.

André Banha, vogal na União de freguesias explica que este projeto tem “como objetivo trabalhar com as freguesias, para tentar desenvolver eco-comunidades, ou comunidades mais sustentáveis”, contribuindo assim para “a transformação, no sentido, de uma comunidade mais sustentável”.

Esta candidatura feita pela União de Freguesias está a ser desenvolvida para que esta consiga “o galardão de bandeira verde, para despertarmos um bocadinho para as questões ambientais”, revela o vogal.

Já são várias as iniciativas criadas pela União de Freguesias, “a questão dos cinzeiros para o comércio local, 250 árvores plantadas em Silveiras, em conjunto com a Marca, até o próprio “Uma Criança, Um Rei”, que permitem que esta candidatura seja aceite, adianta André Banha, estando esta a ser desenvolvida pela primeira vez.

Para que a candidatura seja aprovada a população deve votar numa sondagem anónima que está disponível no site e facebook da União de Freguesias, tal como explica André Banha.

Eco-Freguesias pretende promover o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.