Feira de Maio regressa a Montemor

A Feira de Maio regressa a Montemor-o-Novo nos próximos dias 27, 28 e 29, de sexta-feira a domingo, numa organização da Apormor, com o apoio do Município montemorense.

Com ela acontece também a II Edição do Montemor Golden Wine & Lamb, um evento gastronómico que casa o melhor do mundo rural – o borrego e o vinho.

No sábado, 28 de maio, às 11 horas, também na APORMOR, decorre um painel de convidados para uma conferência sobre “O alimento como condição essencial de soberania”.

Durante a feira, está patente uma exposição de ovinos e bovinos na APORMOR e decorrem múltiplas atividades no Parque de Leilões.

Albufeira do Maranhão recebe provas do Campeonato Nacional

Nos dias 21 e 22 de maio, a Albufeira do Maranhão, em Avis, vai receber as provas do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas e de Masters, que irão definir os Campeões Nacionais de Águas em todas as categorias.

Este evento, disputado em frente ao Complexo do Clube Náutico de Avis, vai contar com cerca de 400 nadadores que encontram nas águas calmas da Albufeira do Maranhão as condições ideias para a prática desta modalidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A competição, repartida por duas jornadas, tem início no sábado, dia 21 de maio, pelas 11h00, com a prova de 7,5 km para os escalões AA16/17, AA18/19 e AA20+, seguindo-se, às 15h00, uma prova de 1,5 km para todos os escalões Masters. No domingo, dia 22 de maio, pelas 12h00 terá lugar uma prova de 3 km para todos os escalões Masters, seguindo-se, pelas 15h00, uma prova de 5 km para Absolutos e todas as categorias AA.

Este evento desportivo é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Natação, da Associação de Natação do Interior Centro e do Município de Avis, com o apoio dos Bombeiros Voluntários Avisenses e demais parceiros.

[/shc_shortcode]

Dia do Agricultor incentiva à produção interna

‘Soberania Alimentar e Agricultura em Portugal’ foi o tema central das comemorações do Dia do Agricultor, que decorreram esta terça-feira, dia 17, no pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Nuno Canada, presidente do INIAV, explica que “o Dia do Agricultor é um espaço de debate e partilha de opiniões, entre investigadores, agricultores e industriais da distribuição, sendo que o tema deste ano é mais importante do que nunca, tendo em conta as crises vividas nos últimos dois anos, com o intuito de aumentar a produção de alimentos no país. Para aumentar essa produção, é necessário que existam locais destinados ao conhecimento e tecnologia, como tem sido feito no pólo de Elvas do INIAV”.

Estando Portugal “muito dependente da importação de cereais, as crises que ocorrem, bem como a guerra na Ucrânia, vieram tornar muito claro que é necessário aumentar a produção nacional de cereais. Há uma estratégia já definida, para aumentar essa produção, e estes acontecimentos vieram tornar mais urgente a implementação efetiva dessa estratégia”, sublinhou.

Para Benvindo Maçãs, diretor do pólo de Elvas do INIAV, “é essencial que o país seja olhado como um todo e se alie a produção animal à produção vegetal. A grande intenção deste evento é alertar para a necessidade de produção de alimentos que garantam o mínimo de soberania. Não podemos olhar só para aquelas áreas onde há uma maior intensificação, mas também para o território que costumamos chamar de sequeiro e que tem grandes potencialidades”.

No decorrer dos trabalhos, foi assinado o protocolo de parceria para o desenvolvimento do projeto “Searas com biodiversidade – salvemos a Águia – caçadeira”, entre MODELO CONTINENTE, BIOPOLIS/CIBIO, ANPOC e PALOMBAR.

José Palha, presidente da ANPOC (Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais), uma das entidades envolvidas neste projeto, explica que “o objetivo é sensibilizar os agricultores para a preservação dos ninhos desta espécie, muitas vezes instalados em plena plantação de cereais. Trata-se de um protocolo muito interessante, e que não costuma surgir habitualmente, que começou por localizar os ninhos e pretende agora preservar esta espécie e aumentar a quantidade de indivíduos adultos que existem”.

Para o presidente da ANPOC, “a guerra da Ucrânia veio acentuar ainda mais a dependência portuguesa do trigo importado. Nesse sentido, a meta das associações relacionadas com a produção de cereais é chegar aos 20 por cento de produção nacional”.

Depois de uma parte mais teórica, que decorreu no renovado auditório do pólo de Elvas do INIAV, o Dia do Agricultor ainda com visitas de campo.

O Dia do Agricultor é organizado pela Associação de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Assinatura do Protocolo Local 2022

No dia 17 de maio procedeu-se à assinatura do Protocolo Local 2022, sendo que a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a ACDE- Associação Comercial do Distrito de Évora, pretendem dar continuidade às iniciativas do Protocolo Local, que tem como objetivo unir esforços, para em conjunto com os agentes económicos se realizarem ações de animação e promoção da atividade económica do concelho.

Para 2022 estão previstas as seguinte atividades: – Voucher de Apoio à Família; Campanha de sensibilização da população para a importância de comprar no comércio local; Animação de Rua – Verão e Mor Natal.

Centro de Ciência Viva de Estremoz ajuda no exame de geologia

O Centro de Ciência Viva de Estremoz e o Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora propõem um desafio aos alunos, através de uma forma mais eficiente, de forma a prepararem-se para o exame nacional de geologia.

“School Rocks” é o nome da iniciativa que durante dois dias, 13 e14 de junho, o Centro Ciência Viva de Estremoz discute a matéria do secundário, na área da geologia “in loco”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Fluviário e Museu do Megalitismo de Mora com entradas gratuitas

O Fluviário de Mora e o Museu Interativo do Megalitismo de Mora assinalam, dia 22 de maio, o Dia Internacional do Museus com uma campanha de desconto.

Com esta campanha o bilhete de entrada no Fluviário de Mora tem uma redução de 20% e no Museu Interativo do Megalitismo a entrada é gratuita. Para usufruir da campanha de 20% de desconto no Fluviário, basta apresentar uma fatura de um dos restaurantes do Concelho de Mora e bilhete de entrada no Museu Interativo do Megalitismo.

Para os munícipes a entrada será grátis no Fluviário de Mora.

O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de maio e foi criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), em 1977, com o propósito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Festival da Palavra de 19 a 21 em Montemor

O Festival da Palavra 2022 – 12ª Festa dos Contos decorre em Montemor-o-Novo, de 19 a 21 de maio, de quinta-feira a sábado.

A Festa é lugar convidativo onde se pode usufruir de sessões de contos, concertos, da palavra falada, teatro e poesia. Estes são os trunfos perante esta atualidade confusa de excesso de informação, em tempos de guerra. Regressamos aos afetos, aos abraços, aos olhos nos olhos – sem máscaras – aos sonhos em conjunto, à poesia e ao amor.

Estamos novamente reunidos em volta da palavra dita, ouvida, cantada; da palavra cuidada de quem faz dela a sua matéria prima.

Campeonato Nacional Jovem de Clubes de aquatlo em Coruche

A zona ribeirinha de Coruche recebe a 5 de junho centenas de atletas preparados para um grande desafio constituído por provas de aquatlo da 3.ª etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes, pontuável para o Campeonato Nacional Jovem e para o Campeonato Nacional de Juvenis. Jovens dos sete aos 15 anos de idade (nascidos entre 2007 e 2015) competem nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis em segmentos de natação e corrida que vão de 50 e 400 metros em natação e corrida, respetivamente, a 300 e dois mil metros de distância.

A partida é dada na Praia Fluvial do Sorraia e a meta situa-se no largo junto à Praça de Toiros. Os participantes irão percorrer um percurso de ida e volta em natação na Praia Fluvial e um percurso plano de corrida na Vila, realizado em estrada com piso misto, em asfalto e terra batida. À exceção da Zona de Recuperação, que contemplará abastecimentos líquidos e sólidos (água e fruta), nos restantes locais serão apenas distribuídas garrafas de água aos atletas.

No dia 5, o secretariado abre às 8h50, seguindo-se a verificação técnica, a colocação do material no Parque de Transição e a reunião do delegado técnico da prova com os treinadores junto ao pórtico da meta. Após o encerramento do secretariado será dado início, às 10h30, às provas jovens por ordem crescente de idades, separadas por escalões e géneros. Às 12h15 prevê-se a cerimónia de entrega de prémios, cujas classificações serão individuais (por escalão e género) e por equipas (pontuação).

As inscrições devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal até às 23h59 do dia 30 de Maio (segunda-feira). Para atletas não licenciados têm o valor de cinco euros (seguro de acidentes pessoais e aluguer de chip incluídos), se efetuadas até às 24 horas do dia 30 de Maio (segunda-feira). O pagamento de registos de inscrição poderá ser liquidado até às 23h59 do dia 1 de Junho (quarta-feira). A inscrição contempla: participação e classificação na prova inscrita; abastecimentos (sólidos e líquidos); seguro de acidentes pessoais; lembrança da organização.

O Aquatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche e da Federação de Triatlo de Portugal num evento que anima verdadeiramente o centro da Vila e toda a zona ribeirinha.

A inscrição pode ser feita aqui.

ACOS abre curso de formação profissional sobre azeite 

Tendo em conta a expressão e a influência da região do Alentejo na área do azeite e também o papel da ACOS (Associação de Agricultores do Sul) tendente ao reforço da qualidade, o Serviço de Formação Profissional da Associação vai iniciar, em junho, um curso sobre azeite dirigido a vários agentes do setor.

A ACOS tem vindo a trabalhar de forma cada vez mais articulada com vista à melhoria de parâmetros de qualidade na área do olival e do azeite, tanto por via do trabalho do Laboratório de Química, através da realização de análises à azeitona e ao azeite, como pela organização do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Em qualquer um dos casos o propósito é potenciar a cultura de excelência, contribuindo para o aumento da qualidade. No caso do Laboratório de Química da ACOS – acreditado pelo IPAC – as análises têm, entre várias outras, a função de determinar o momento ótimo para a colheita da azeitona, avaliar e monitorizar o seu rendimento e qualidade ao longo da campanha, determinar a qualidade do azeite, a sua pureza e teor em antioxidantes. Num processo de intervenção conjunta, com vista a aumentar a informação e o conhecimento sobre procedimentos e parâmetros de qualidade, a ACOS tem vindo também a estabelecer parcerias de trabalho, designadamente, com o Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito do projeto Gescert Olive, Instituto Politécnico de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL).

No que diz respeito à formação profissional, o curso sobre azeite tem a duração de 50 horas e vai ocorrer nas instalações da ACOS, em Beja. Entre os objetivos contam-se a identificação da matéria-prima com níveis de qualidade de acordo com a legislação em vigor, a aplicação adequada de processos tecnológicos tendo em conta diferentes tipos de azeite, a importância de análises físico-químicas para verificação e controlo de pontos críticos, entre outros procedimentos tendentes à capacitação do produtor ou técnico agroindustrial. No decorrer do curso é feita uma abordagem a processos de colheita e verificação laboratorial de amostras, bem como uma prova organolética de azeite.

De recordar que a ACOS é, desde há vários anos, entidade formadora certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho em diferentes áreas de educação e formação, embora a sua oferta formativa incida, maioritariamente, na área 621 – Produção Agrícola e Animal.

Caminhar pelo Ciborro

Na passada terça-feira, 17 de maio, a iniciativa “Caminhar pela Saúde” foi até Ciborro.

O percurso foi feito pelas ruas da aldeia de Valenças, onde existem algumas subidas desafiantes. Desta forma, crianças e os adultos estiveram presentes nesta caminhada, que terminou na Casa de Cultura e Recreio, com uma sessão de movimento.

A iniciativa teve colaboração da Junta de Freguesia, do Centro de Saúde, da GNR e da escola.

DocAldeia está de regresso ao Centro Juvenil

O DocAldeia pretende estimular os jovens para a criação e utilização das novas tecnologias, contribuindo também para a criação de material audiovisual do património imaterial e material do concelho.

O projeto inicia no dia 21 de maio, decorrendo sessões nos dias 22 de maio e 10 e 11 de Junho.

Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil adianta que este é “um workshop alargado de realização de pequenos documentários, que destaquem a nossa qualidade patrimonial, seja ela material ou imaterial e até, pessoal”.

Este anos as inscrições estão abertas a qualquer jovem maior de 14 anos, “que queira ter esta experiência de realizar um pequeno documentário”, explica Anabela Ferreira. Ao longo da atividade, os jovens vão passar por todo o processo de realização de documentário, “escrita do guião, reperage, perceber como é que funcionam todos os equipamentos que estão envolvidos, no cinema”.

Estes documentos audiovisuais acabam por ser utilizados, mais tarde, “noutras iniciativas futuras, temos o “Nem os Trapos São Velhos, feito em São Cristóvão, onde se destacou o trabalho muito interessante, dos anciãos, no reaproveitamento do lixo para transformar em objetos de arte”, destaca Anabela.

A atividade será dinamizada por Inês Alves, “uma realizadora muito jovem, da nossa praça cultural portuguesa”, que já conta com um vasto currículo na área.

Os documentários feitos anteriormente estão disponíveis “na página do município, no Youtube”, sendo vários os temas já trabalhados, no entanto todos eles “têm um cariz muito alargado, ou seja, nós pegamos num tema, mais nacional e a ideia é trazer para o local, falar nesse tema, na perspetiva de jovem montemorense”, declara.

O DocAldeia pretende estimular os jovens para a criação e utilização das novas tecnologias, contribuindo também para a criação de material audiovisual do património imaterial e material do concelho. A atividade é gratuita, sendo que as inscrições devem ser feitas no Centro Juvenil.