Montemor poderá ter Força Especial de Proteção Civil

Montemor-o-Novo poderá receber equipa da Força Especial de Proteção Civil entre este ano de 2022 e o próximo. Esta é uma uma força de prevenção e resposta a situações de emergência, tais como acidentes graves ou catástrofes.

A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão que revela que “está a ser discutido, mas ainda não podemos revelar mais pormenores”, sendo este um trabalho entre a Proteção Civil e Câmara Municipal da cidade.

O autarca mostra-se confiante, “esperemos que sim, que Montemor consiga conseguir essa Força Especial de Intervenção, entre 2022 e 2023”, adianta.

As negociações entre Proteção Civil e o Município continuam a decorrer, “é algo que ainda não está certo para o concelho de Montemor-o-Novo”, estando previsto que, até 2023, possa ser instalada em Montemor, uma Força Especial de Proteção Civil.

StartUp de Montemor promove Concurso de Ideias de Negócios

A StartUp de Montemor-o-Novo está a promover um Concurso de Ideias de Negócios, que procura descobrir e premiar as duas melhores ideias de negócio a implementar no concelho de Montemor-o-Novo.

O período de candidatura decorre até dia 5 de junho e tem como destinatários: maiores de 18 anos; estudantes do ensino superior com inscrição em vigor; empreendedores com empresa constituída há menos de três anos ou desempregados.

Pode consultar mais informações aqui.

“Turuleca – A Grande Aventura para os mais novos no Curvo Semedo

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 15 horas, com a exibição do filme Turuleca – A Grande Aventura, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme de animação inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de seis anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, ou podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro, antes da sessão iniciar.

Feira medieval e Ibérica de Avis termina este domingo

A Feira Medieval e Ibérica de Avis termina este domingo, 15 de maio, para o qual está preparada uma vasta programação.

O certame tem início às 12 horas com a leitura do Auto de abertura da Feira, no Terreiro do Convento.

Às 14.30 horas tem lugar o Cortejo pela Consagração do Cavaleiro Infante D. Fernando como regedor e governador vitalício do Mestrado de Avis pela Bula Sincere Devotiones de Eugénio IV (1434).

Pelas 15 horas, decorre a confirmação dos bens doados ao Comendador de Coruche, Diogo Lopes de Brito, dos Casais da Milícia que este explorava em Benavente, pelo Infante D. Fernando, no Terreiro do Convento.

Já às 16 horas é exibido o filme “a vila medieval e há contos para as crianças, com atividades pedagógicas, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis.

Já o torneio de armas a cavalo, organizado pelo Infante D. Fernando, procurador da Ordem de Avis, para apuramento do novo Comendador-mor, Garcia Rodrigues Sequeira, e confirmação das terras de Alcanede, está marcado para às 17 horas, noTerreiro do Convento.

Às 18.30 horas é recriada a resposta favorável pelo papa Eugénio IV, que dá a súplica do Mestre de Calatrava, solicitando a restituição dos direitos de visita sobre Avis, gerando onda de revolta na população (1436), no Terreiro do Convento.

Os Filhos do Rei e o Anúncio do Tratado de Paz em Medina del Campo (1431) ), tem lugar no Terreiro do Convento, às 19.30 horas, sendo que meia hora mais tarde, às 19.30 horas, há a recriação de D. João I e a traição de Vasco Porcalho, Mestre da Ordem de Avis, à causa castelhana.

O certame encerra às 21.30 horas, mas antes, às 21 horas há teatro de fogo, oferecido por D. Lopo Dias de Sousa, da Ordem de Cristo, renovando os votos de apoio a D. João I, no Terreiro do Convento.

Silveiras recebe Dona Quixota de Pina Polar no Ciclo da Primavera

Pina Polar volta a atuar amanhã no concelho de Montemor-o-Novo, desta vez no Centro Cultural das Silveiras, às 17 horas, apresentando “Dona Quixota”.

Este é um espetáculo de teatro comédia física, clown e circo baseado no “Don Quixote” de Cervantes, tal como explica Pina, que deixa o convite para que “apareçam para este espetáculo que tem tanta fantasia, com livros, surpresas e muito mais”

Pina é pedagoga de circo e visita localidades escolas com a personagem de palhaço Pina. O objetivo desta atividade é desenvolver algumas brincadeiras com o público, fazendo malabarismo, hulahoops e outras animações.

A apresentação é gratuita e destina-se ao público de todas as idades. Pode ver a apresentação de “Dona Quixota” aqui.

Festas dos 472 anos da elevação de Portalegre a cidade

Este ano, celebram-se os 472 anos da elevação de Portalegre a cidade. Neste sentido as Festas da cidade decorrem até dia 28 deste mês,  com uma vasta programação, focada em evidenciar o potencial do concelho, envolvendo associações e entidades locais.

Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre adianta que são muitas as atividades preparadas onde é dado destaque “à cultura, desporto, envolvimento de associações e juntas de freguesia, assim como a gastronomia, através das tasquinhas, que dão a oportunidade a quem visita o certame, de ali, pode ali jantar”.

Ao longo do jardim da Corredoura cerca de 50 stands, organizados por temáticas, contam com a presença de diferentes expositores de associações, artesanato e empresas.

Festas da cidade de Portalegre que tiveram início, com uma caminhada “Vamos ver o pôr-do-sol”, com visita ao novo baloiço panorâmico do Miradouro das Carreiras.

Hoje ainda há jogo da malha, junto ao estádio Eduardo de Sousa Lima, seguindo-se das celebrações do Dia da Família, com diversas atividades, no Centro Hípico de Portalegre.