Festa do Sericaia é dia 28 no coliseu de Elvas

A Festa do Sericaia realiza-se no dia 28 deste mês, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, uma organização da Rádio ELVAS para os ouvintes, com música e animação.

A Festa do Sericaia vai decorrer entre as 15 e as 20 horas.

Os ouvintes são convidados a participar, inscrevendo-se no concurso e levando um Sericaia. Um júri, constituído por três pessoas, irá escolher o melhor Sericaia da Festa.

A ficha de inscrição está disponível no site da Rádio Nova Antena e pode também ser levantada nos nossos estúdios, na Rua Cândido Oliveira, em Montemor-o-Novo, até dia 20 deste mês. A participação no concurso é gratuita.

Já para assistir aos espetáculos os bilhetes têm o valor de 5 euros e podem ser comprados nos estúdios da Rádio Nova Antena. Pelo palco do Coliseu Comendador Rondão Almeida vão passar muitos artistas e músicos, entre as 15 e as 20 horas.

A Festa do Sericaia é um evento solidário que pretende angariar verbas para comprar equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

DocAldeia no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

O Centro Juvenil da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vai promover o Workshop de vídeo e realização “DocALDEIA”, para jovens acima dos 14 anos.

Este projeto, que se realiza nos dias 21 e 22 de maio e 10 e 11 de junho, pretende estimular os jovens para a criação e utilização das novas tecnologias, disponibilizando conhecimentos e ferramentas úteis de criação de projetos audiovisuais, dotando os jovens de conhecimentos técnicos de captação, edição de imagem e montagem de vídeo e áudio.

Pretende-se, igualmente, contribuir para a criação de material audiovisual do património imaterial e material do concelho.

O resultado final será a realização de um pequeno documentário, cujo tema  será decidido pelos jovens.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte email: juventude@cm-montemornovo.pt.

Feira de Cosmética Natural no Mercado Municipal de Montemor

No sábado, 7 de maio, entre as 9 horas e as 13 horas, no âmbito do projeto SMEA, realizou-se no Mercado Municipal uma “Feirinha de Cosmética Natural”, dando a conhecer a diversidade de produtos naturais.

Assim, estiveram presentes, para dar a conhecer e explicar os seus produtos quatro empresas: Âmbar I Biocosméticos Portugueses; Brisa do Campo; Id Velit, Cosmética Natural e Terra Saboaria Artesanal.

Produzidos sem o uso de materiais sintéticos, microplásticos e outras matérias prejudiciais ao ambiente, estes cosméticos tendem a gerar menos emissões de CO2 e menos poluição no seu fabrico e consumo.

Com o uso destes produtos é possível contribuir para a saúde da pele, conservação da natureza, apoiando e valorizando novas e pequenas empresas.

Caminhar em Montemor com inscrições abertas

No sábado de manhã, 7 de maio, participaram cerca de 30 pessoas, na iniciativa “Caminhar em Montemor-o-Novo”.

Nesta segunda caminhada da iniciativa, que iniciou e teve ponto de encontro nas Piscinas Recreativas Municipais foram feitos 8km.

A próxima caminhada será a 4 junho, com concentração no Convento de S. Domingos e partida pelas 9 horas, com um percurso de cerca 10 km.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Piscina Coberta Municipal e nos Ginásios Up&Go, Spot Fit, Lube e Unlock Exercice.

 

A dor nas costas em destaque no “De Boa Saúde”

A dor nas costas é um dos problemas de saúde que mais leva as pessoas a procurarem ajuda médica ou a faltarem ao trabalho, sendo que são mais de sete milhões os portugueses que têm dores nas costas em algum momento da sua vida.

Neste sentido foi lançada a campanha “Olhe pelas suas Costas”, que está em destaque esta semana no programa de Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

O objetivo passa por sensibilizar a população para as principais doenças que afetam a coluna vertebral educando no sentido da prevenção de eventuais problemas, alertando para o impacto das dores nas costas na vida pessoal e profissional de cada cidadão, esclarecendo sempre, pela voz de um profissional de saúde, quais os possíveis tratamentos existentes.

Pode ouvir o programa, desta semana, do “De Boa Saúde”, no podcast abaixo:

Erasmus “Let´s make a move” em Montemor-o-Novo

Estão em Montemor-o-Novo até dia 14 de maio um grupo de professores e alunos de diferentes países (Finlândia, França, Espanha, Alemanha e Portugal), para participarem no projeto “Let´s make a move”.

Os professores da União Europeia (UE) e de países relacionados com a UE, acreditam que os alunos na escola não devem apenas aprender sobre as implicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criados no âmbito da Agenda 2030, mas também devem ser atores de mudança.

Estes alunos trabalham em equipa nas atividades do projeto “Let’s make a move – 17 steps to a sustainable goal!”, seja a nível de escola ou a nível internacional, por forma a desenvolverem uma cidadania ativa e, passo a passo, uma Europa sustentável.

Programa Biobairros no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

No Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, as cascas e os restos de legumes não são lixo e desde o dia 5 de fevereiro até ao momento, já foram separados aproximadamente 150 kg de resíduos.

Com o apoio de vendedores, estabelecimentos e funcionários do mercado, os restos de cascas e legumes e ainda os excedentes de hortícolas que no final do dia de mercado não podem ser aproveitados de outra forma, são separados e reciclados na “ilha de compostagem comunitária” instalada junto ao mercado.

Esta ação encontra-se incluída no Programa Biobairros – Da Terra à Terra através da compostagem, com o cofinanciamento do Fundo Ambiental, tendo como objetivo, reciclar as cascas e restos dos legumes, diminuído assim a quantidade de resíduos enviados para aterro.

Manifestação contra o aumento do custo de vida

A Inter-Reformados/CGTP-IN e a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) promoveram ontem, dia 10 de maio, uma manifestação, em simultâneo, nas cidades de Évora, Lisboa, Faro e Porto.

Esta foi uma manifestação foi feita pelo aumento das reformas e salários, contra o aumento do custo de vida, pelo reforço da Segurança Social e por melhores Serviços Públicos de Saúde.

Universidade de Coimbra atribui honoris causa a Rui Nabeiro em junho

A Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia, vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro, no próximo dia 8 de junho. A cerimónia vai realizar-se na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), pelas 11 horas.

“Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do doutorando) e de Margarida Mano (elogio do padrinho), ambos professores auxiliares da mesma faculdade”, revela a Universidade de Coimbra.

O fundador da Delta Cafés recebe, em Coimbra, “a mais elevada distinção atribuída por uma universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade”.

De recordar que esta sessão solene acontece depois de ter sido adiada a cerimónia inicialmente prevista para 9 de março.

Ao longo da sua vida, Rui Nabeiro foi premiado, por diversas vezes, pelo seu trabalho empresarial, social e filantrópico. Entre outros, a Universidade de Évora concedeu-lhe o Grau de Doutor Honoris Causa; o Rei de Espanha Juan Carlos atribuiu-lhe uma das maiores distinções do país vizinho, a Comenda da Ordem de Isabel a Católica; foi-lhe também atribuída a Gran Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Mais recentemente, a Câmara Municipal de Coimbra concedeu-lhe Medalha da Cidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Lisboa agraciou-o com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa e Vila Nova de Gaia atribuiu-lhe a Chave da Cidade.