Cabrela recebe Cantigas do Festival durante o Ciclo da Primavera

No próximo dia 8 de Maio, decorre no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, o concerto da banda “Cantigas do Festival”, às 16 horas.

Sinopse: “o Festival da Canção foi e continua a ser uma das referências do panorama da música portuguesa, tendo contribuído em muitos casos para o lançamento e afirmação de talentos e grandes carreiras. Mas acima de tudo é um evento que marcou gerações até aos dias de hoje sobretudo pelo significado que as canções tiveram (e têm) na vida das pessoas.

Cantigas do Festival é um projeto que propõe uma “viagem” pelos temas que fizeram sucesso no Festival da Canção desde os anos sessenta, através da qualidade, versatilidade, e experiência dos músicos intervenientes aliados às admiráveis vozes de Rute Ramalho e Francisco Martins que farão chegar ao público palavras que não nos saem da memória”.

O evento é gratuito e aberto ao público, inserido na programação do Ciclo da Primavera de 2022.

Visitas guiadas pela cidade e património de Elvas

Para celebrar os 400 anos da entrada ao serviço do Aqueduto da Amoreira, em junho de 1622, quando a água correu pela primeira vez na Fonte da Misericórdia, o guia certificado Miguel Antunes está a promover, em todos os meses deste ano, uma visita guiada especial, que tem por base a história deste monumento, bem como as fontes, as cisternas e os poços, que confirmam o passado de Elvas em torno da água.

A partir de abril, e até setembro, Miguel Antunes retoma o Elvas Sunset Walls Tour, um roteiro que tem, para além das muralhas, dos fossos, do castelo, do Aqueduto da Amoreira e da cisterna militar, o por de sol como pano de fundo. “É um tour que, normalmente, tem muita adesão de quem nos visita e que, este ano, vai ter um suplemento, que é a possibilidade de brindarmos, ao por do sol, sobre as muralhas, num ponto estratégico, que é uma torre medieval da nossa cidade”, revela o guia.

“Além de receber grupos de visitantes de todas as partes do país e do mundo, aqui em Elvas, diariamente, temos um tour aberto, para todos aqueles que pretendam descobrir um bocadinho da história da cidade”, adianta o guia. Esta visita guiada, com saída da Praça da República, decorre normalmente durante a manhã, e dá a conhecer “o básico” da história do centro histórico da cidade.

Estas visitas diárias pelo centro histórico incluem passagens pelas muralhas islâmicas, medievais e abaluartadas, torre medieval, castelo, Alcáçova, Pelourinho, Igreja das Domínicas, Miradouros, Aqueduto da Amoreira, Judiaria Velha, Sinagoga, Cemitério dos Ingleses e Antiga Sé.

Todas as informações sobre estas visitas guiadas em VisitElvas.

Évora apresenta à Europa o projeto “Life – Água de Prata”

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o vereador do Pelouro do Ambiente, Alexandre Varela, apresentam na próxima terça-feira, dia 10, o Projeto “Life – Água da Prata” à comissária Elisa Ferreira.

A representante de Portugal na Comissão Europeia vai ter oportunidade de observar, em visita ao terreno, o decurso das obras de implementação deste projeto estrutural, que contribuirá para a mitigação dos efeitos nocivos das alterações climáticas.

Durante a visita, que tem início às 9.30 horas, a comissária europeia vai ser informada sobre os detalhes do projeto, incluindo o impacto positivo que irá ter ao nível da salvaguarda dos recursos naturais, proteção do ambiente e mitigação dos efeitos negativos resultantes das alterações climáticas.

O Projeto “Life – Água da Prata”, com um orçamento a rondar 1,4 milhões de euros, é cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE, um instrumento financeiro da União Europeia, que apoia projetos ambientais de conservação da natureza e de intervenção climática.

A concretização deste projeto, cujas obras deverão estar concluídas no final do presente ano, deverá permitir o cumprimento dos seguintes objetivos imediatos:  promover obras de conservação no aqueduto, de forma a permitir a sua utilização nesta nova função;  Aqueduto da Água da Prata é uma obra hidráulica do século XVI, com 18 quilómetros de extensão, ainda operacional e classificado como Monumento Nacional desde 1910; substituir a água tratada utilizada na rega por água não tratada, recuperando as nascentes originais com utilização do Aqueduto da Água da Prata; promover uma adaptação estrutural dos espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas (com soluções de base natural), assim como medidas adicionais de eficiência na rega e poupança de energia.

Apoios a eficiência energética em edifícios de serviços ou comércio

As candidaturas ao apoio à renovação e aumento do desempenho energético de edifícios de serviços ou comércio estão abertas até dia 31 deste mês, numa dotação total de 20 milhões de euros, no âmbito do Fundo Ambiental, através do PRR.

Estas candidaturas destinam-se “a pessoas coletivas ou singulares que exerçam a sua atividade em edifícios de comércio ou serviços, do setor privado e da economia social, e área de turismo, pelo que os edifícios devem estar enquadrados na área da certificação energética”, revela o diretor técnico da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejo e Tejo, AreanaTejo, Diamantino Conceição.

Diamantino Conceição adianta quais as tipologias de intervenção que são contempladas, para este apoio, nomeadamente, “ao nível da envolvente opaca e envidraçada; intervenção em sistemas técnicos; produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo; e eficiência hídrica”.

Também são elegíveis, a financiamento, para a candidatura, o valor das “auditorias e emissão do certificado e consultoria necessária para a submissão da candidatura, uma vez que é obrigatório elaborar um certificado energético, porque é isso que vai dar suporte às medidas que vão ser intervencionadas”.

Diamantino Conceição explica ainda que dos 20 milhões de euros, a subvenção máxima, por beneficiário, é de 200 mil euros com uma taxa de cofinanciamento máximo de 70 %, relativamente às questões dos projetos, auditorias e emissão do certificado ficam limitadas a 10% do investimento total, elegível, da candidatura”.

Estas candidaturas assumem-se como “uma oportunidade de conseguir melhorar os edifícios, através de equipamentos mais eficientes ou pela energia por autoconsumo, e que permite reduzir os consumos e custos de instalação, sendo uma ótima oportunidade para caminharmos no sentido da descarbonização”, revela ainda o diretor técnico da AreanaTejo.

As candidaturas ao apoio à renovação e aumento do desempenho energético de edifícios de serviços ou comércio estão abertas até dia 31 deste mês e podem ser feitas através do site do Fundo Ambiental, aqui.

II Trail da Filhós este domingo em Cabrela

O II Trail da Filhós corre-se este domingo, dia 8 de maio, em Cabrela, com partida marcada para as 9 horas.

De acordo a presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, este trail é composto por duas provas de dez e 17 quilómetros e de uma caminhada de cerca de cinco quilómetros. “Começa no Largo Dr. Pascoal Coelho e que vai passar pelos nossos magníficos espaços da Rede Natura”, adianta.

Os atletas, que inscreveram na prova, até ao passado dia 3, vão ter direito, entre outros, a uma lembrança, uma tshirt técnica e a uma filhós de Cabrela. “Para além da prova desportiva, está planeada animação: vamos ter o SpotFit, o ginásio de Montemor, a fazer a parte de aquecimento, vamos ter oferta de massagens no final e ainda, todos os inscritos vão ter direito a uma bifana e uma bebida, no final da prova”, revela ainda.

Depois do Trail, de amanhã, realiza-se a 22 de maio, o III Trilho da Filhós.