Exposição de fotografia na Galeria Municipal de Montemor

Na próxima quarta-feira, dia 4, pelas 17.30 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, é inaugurada a exposição do V Prémio Internacional de Fotografia “Santiago Castelo”. A mostra é composta pelas obras finalistas que se apresentaram a este concurso.

Esta é uma iniciativa do Centro Unesco de Extremadura e da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças. Este prémio reforça a sua natureza transfronteiriça entre Espanha e Portugal, tendo como tema o património natural e cultural da Eurorregião EUROACE, que integra o Alentejo e o Centro, em Portugal, e a Estremadura espanhola.

O prémio é patrocinado pela Direção Geral de Ação Exterior do Governo Regional da Estremadura, através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, com a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Centro, e com financiamento europeu através do programa Interreg.

Concelho de Redondo vai contar com mais 3600 árvores

O projeto Além Risco pretende plantar, no concelho de Redondo, 3600 árvores, com o intuito de combater as alterações climáticas e rearborizar os cerca de cinco hectares de terreno destinados para o efeito.

O município de Redondo “já deu início à entrega de árvores à população, num total de 1600, sendo que duas mil árvores vão ser plantadas pela própria autarquia. Vamos criar um novo verde dentro das nossas localidades com o intuito de rearborizar e contar com condições climáticas mais favoráveis”, de acordo com o presidente David Galego.

Salgueiros, medronheiros ou sobreiros, entre outras, foram algumas das árvores autóctones que foram distribuídas gratuitamente aos munícipes, no Jardim Municipal de Redondo.

594 plantas entregues em Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo entregou 594 plantas autóctones, à população, aliando-se ao Projeto Além Risco, que tem como objetivo combater as alterações climáticas nas cidades alentejanas.

Henrique Lopes, vereador na Câmara municipal de Montemor-o-Novo, informa que “este projeto tem como objetivo fundamental combater os efeitos e as ondas de calor na saúde e bem-estar”, através da plantação destas plantas autóctones.

Na primeira atividade foram entregues 595 árvores, contando com 74 pessoas inscritas, tal como adianta Henrique Lopes.

Para participar nas próximas atividades, cada pessoa pode reservar, mediante inscrição prévia, um conjunto de cerca de espécies disponíveis à sua escolha.

Numa primeira fase O Montemor-o-Novo entregou 594 plantas autóctones, à população, aliando-se ao Projeto Além Risco.

Homem detido por suspeita de crime de homicídio em Arraiolos

Um homem, de 68 anos, foi detido pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, perpetrado na via pública, no concelho de Arraiolos, de acordo com a Polícia Judiciária.

O arguido, após uma altercação ocasional motivado por desavenças anteriores, terá empurrado violentamente a vítima, que tombou e embateu, desamparado, com a cabeça e tórax no solo.

Posteriormente dirigiu-se ao Posto da GNR onde, após recolha de elementos indiciários do caso, foi formalizada a detenção, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora da PJ.

O detido, sem antecedentes criminais, irá ser presente às autoridades judiciárias competentes, para interrogatório judicial e aplicação de medidas coação.

Insuficiência cardíaca em destaque no “De Boa Saúde”

Maio é o Mês do Coração. Este ano, com a habitual campanha nacional, a Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende alertar, desta feita, e durante todo o mês, para os sintomas da insuficiência cardíaca, uma doença que afeta cerca de meio milhão de pessoas em Portugal.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes lembra que o coração “é o órgão que faz com que o sangue circule no nosso corpo e que é fundamental para vivermos”, assegurando que o cansaço, só por si, não é sinónimo de insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma doença grave e crónica, que ocorre quando o coração é incapaz de bombear o sangue para o corpo na quantidade necessária, relaxar e receber novamente o sangue de forma normal. Isto, adianta Pintão Antunes, significa que o sangue pode não conseguir fornecer nutrientes e oxigénio suficientes ao organismo, para que este funcione normalmente.

Tensão alta e um mau funcionamento dos pulmões ou dos brônquios, revela ainda o médico, são apenas exemplos de causas que podem conduzir à insuficiência cardíaca.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, e tendo em conta o estudo “Portugueses e a Insuficiência Cardíaca”, apenas 15% dos portugueses conseguem identificar o edema nas pernas como um dos principais sintomas da insuficiência cardíaca.

Agressão termina em morte em Arraiolos

Homem com 71 anos morre na sequência de uma agressão, num posto de abastecimento de combustíveis em Arraiolos, ontem, dia 2 de maio, ao início da noite.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora o alerta foi dado às 19.30 horas e no local estiveram seis  viaturas, uma da Polícia Judiciária, duas da Guarda Nacional Republicana, a VMER de Évora e os Bombeiros Voluntários de Arraiolos, num total de 12 elementos.

Associação de Xadrez de Montemor-o-Novo é bicampeã nacional

A Associação de Xadrez – A Torre, de Montemor-o-Novo conquistou pela segunda vez o Título Nacional 2021/2022 em Semi-Rápidas.

Luís Barrigoto, presidente da Associação explica que este é um título que já tinham ganho em 2017/2018, consistindo estes em jogos de “15 minutos para cada jogador, no relógio, 10 minutos, neste caso”.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O presidente da Associação revela ainda que “em sete participações que nós tivemos desde a nossa fundação, em 2015, já jogámos sete Campeonatos Nacionais de Semi-Rápidas”, sendo sempre jogados na Marinha Grande. A Associação de Xadrez – A Torre “em sete participações vencemos três. Esta é a terceira edição que nós ganhamos”, explica Luís Barrigoto.

Quanto aos próximos Campeonatos, o presidente da Associação revela o que está planeado, “os campeonatos nacionais a 14 e 15 de maio de jovens que, o ano passado”, adiantando que “o ano passado fomos campeões nos sub14-sub20”, sendo objetivo para este ano vencer outra vez.

Título Nacional 2021/2022 em Semi-Rápidas foi conquistado pela A Associação de Xadrez – A Torre, de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]